SóProvas


ID
2629129
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A conclusão tardia e perversa para o meio ambiente é o verdadeiro desastre ecológico e econômico ocasionado pelo plantio de café em terrenos declivosos. E o mais grave é que tal lavoura continua a ser praticada em moldes não muito diferentes daqueles que arrasaram florestas, solos e águas no século XIX.

SOFIATTI, A. Destruição e proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro: ensaio bibliográfico acerca da eco-história. História, Ciências, Saúde, n. 2, jul.-out. 1997.


A atividade agrícola mencionada no texto provocou impactos ambientais ao longo do século XIX porque

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra A, pois a produção de café era desenvolvida a apartir do modelo plantation, em que sua característica é um modelo extensivo, latifundiários e monocultor.

  • E quais impactos ecológicos ocasionam o plantation?

  • Uai

    Mas o modelo extensivo n é aquele menos prejudicial ao solo, o qual tem como vantagem a reduzida exaustão de nutrientes do solo e controle natural das pragas?

  • Nossa, confudi ocupação " para plantar café " com ocupação " populacional ".

  • Solos declivosos são inaptos para o plantio de café, sabe. Tem até uma pegadinha na letra b, fazendo menção à terra roxa, pois o café, em SP, no início era cultivado em solo íngreme, mais suscetível a erosão, desgaste etc. HOJE (não à época), é plantado no tipo de solo mais fértil do mundo, alcunhado terra roxa, rs.

    A a letra correta é 'a'.

  • Sem sentido.. por q dia#0$ esse tipo de cultivo era utilizado nas plantações de café, e pq é prejudicial ao solo??

  • A questão se relaciona com a ocupação extensiva na chamada agricultura itinerante ou roça tropical. Assim, há o uso indevido do solo, ou de terrenos impróprios que causam impactos ambientais, como o esgotamento do solo a partir de técnicas rudimentares. No caso da plantação em terrenos declivosos, pode haver assoreamento de rios, lagos, pelo deslizamento dessa faixa de terra.