SóProvas


ID
2629231
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os distúrbios por deficiência de iodo (DDI) são fenômenos naturais e permanentes amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo têm o risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluírem em seu produto certa quantidade de iodeto de potássio.


Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glândula humana?

Alternativas
Comentários
  • O iodo é indispensável para que a glândula tireoide possa sintetizar e liberar na circulação os seus dois hormônios, Tiroxina (T4) e Triiodotironina (T3). O consumo de sal iodado, instituído há alguns anos, através de um decreto-lei obrigou empresas que acrescentassem iodo ao sal para ajudar a evitar os males da tireoide.
  • O distúrbio por deficiência de iodo (DDI) podem ser evitados com a adição de iodo na alimentação. Para isso, no Brasil,  Governo Federal, através de lei, obriga a inclusão de iodo no sal de cozinha. Essa adição pode evitar problemas na glândula tireoide que é responsável pela produção do hormonio T3 e T4, que são fundamentais para o bom funcionamento de todo o corpo.

    Alternativa correta: Letra B


  • Vlw pelos comentários, galera, vcs são demais!

  • GABARITO:B

  • iodo é um mineral necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) que irão regular as funções do organismo, sua deficiência pode levar ao bócio e seu excesso pode causar intoxicação.

  • Principais funções das glândulas citadas:

    Hipófise/Pituitária: -Regulação do trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários;

    -Produção: prolactina (importante para a lactação), hormônio do crescimento, hormônio antidiurético e oxitocina (importante para o trabalho de parto).;

    Tireoide: -Produz os hormônios tireoidianos T3 e T4. "O hormônio tireoidiano age em praticamente todos os orgãos estimulando várias funções, como se fosse a gasolina do corpo humano."

    Pâncreas: -Produz enzimas (função exócrina-secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal);

    -Produz hormônios (função endócrina-secreta substâncias, diretamente, no sangue);

    Suprarrenal: -Regulação do metabolismo de substâncias no corpo;

    -Liberação de hormônios que controlam o corpo em situações de estresse.

    Paratireoide: -Controla os níveis de cálcio no sangue por meio da produção do hormônio paratireoideano ou paratormônio (PTH).

    No caso da questão, ele fala sobre a relação entre o iodo e a glândula afetada é a tireoide, visto que a falta deste elemento pode levar ao desenvolvimento do bócio, doença que causa o aumento da glândula tireoide.

  • RESUMO HORMÔNIOS

    Hipófise/ Pituitária - é dividida em duas partes: Adenohipófise e Neurohipófise

    -Na adeno-hipófise:

    Prolactina: produção de leite

    GH: hormônio do crescimento

    TSH: estimula tireóide

    LH: ovulação

    FSH: desenvolvimento dos folículos ovarianos

    ACTH: estimula o córtex adrenal

    -Na neuro-hipófise: é importante lembrar que os hormônios são SECRETADOS pela neuro-hipófise, mas são PRODUZIDOS pelo HIPOTÁLOMO

    ADH: regula o volume de urina

    Ocitocina: contração do útero e liberação do leite

    Meu conselho: Caso a questão pergunte quem libera/produz tais hormôninos, lembre-se que se tiver "H", estará falando de HIPÓFISE (Ex: GH, TSH, LH, FSH, ACTH, ADH; todos têm H, logo, fazem parte da Hipófise) = não é regra, ok? Apenas uma forma de lembrar.

    Tireóide e Paratireóide

    T3 e T4 (começa com t, de tireóide): regulação do metabolismo, seu excesso gera hipertireoidismo, sua falta hipotireoidismo.

    Calcitonina (tireóide tb): diminui o cálcio no sangue - tira o excesso de cálcio do sangue e joga para os ossos, ou seja, usado quando há um excesso de cálcio.

    Paratormônio (paratireóide): aumenta o cálcio do sangue - tira cálcio dos ossos e joga para os ossos, ou seja, usado quando ocorre a falta de cálcio.

    Suprarrenais/Adrenais - dividida em duas regiões: córtex e medula

    -No Córtex:

    Cortisol: antiinflamatório e estímulo da conversão de lipídeo em glicose.

    Aldosterona: aumenta a reabsorção de água nos rins e a pressão arterial.

    -Na medula:

    Adrenalina: taquicardia, aumento da pressão... situação de perigo, estresse, prazer.

    Gônadas - hormônios sexuais, controlam o ciclo reprodutivo e o comportamento sexual.

    Testosterona: caracteres sexuais secundários masc.

    Progesterona: preparação do útero e das mamas.

    Estrógeno: desenvolvimento do endométrio.

    Pâncreas

    Insulina: diminui a glicose do sangue

    Glucagon: aumenta a glicose no sangue

  • Letra B

    O iodo é fundamental para a função da glândula tireoide, que produz os hormônios T3 r T4, envolvidos no metabolismo corporal. (hormônio, endócrino, iodo, T3 e T4)