SóProvas


ID
2629762
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Conforme a Lei Federal n.º 12.318/10, considere as seguintes afirmativas.

I - Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial.
II - Nas hipóteses em que seja inviável a guarda compartilhada, a atribuição ou alteração da guarda dar-se-á por exclusividade ao genitor que viabiliza a efetiva convivência da criança ou adolescente com o outro genitor.
III - A alteração de domicílio da criança ou adolescente é irrelevante para a determinação da competência relacionada às ações fundadas em direito de convivência familiar, ainda que decorrente de consenso entre os genitores ou de decisão judicial.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.318/2010

    Somente a assertiva I está correta. Vejamos a correção das demais assertivas:

    • II)  a atribuição ou alteração da guarda dar-se-á por preferência ... (Art. 7º);
    • III) salvo se decorrente de consenso entre os genitores ou de decisão judicial (Art. 8º);

    Gabarito: A

  • A respeito da alienação parental, conforme as disposições da Lei 12.318/10:

    I - CORRETA. Nos termos do art. 5º da lei:
    Art. 5º Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial.

    II - INCORRETA. Não há exclusividade, mas sim preferência ao genitor que viabilize esta efetiva convivência.
    Art. 7º A atribuição ou alteração da guarda dar-se-á por preferência ao genitor que viabiliza a efetiva convivência da criança ou adolescente com o outro genitor nas hipóteses em que seja inviável a guarda compartilhada.

    III - INCORRETA. Exceto se decorrente de consenso entre os genitores ou de decisão judicial.
    Art. 8º A alteração de domicílio da criança ou adolescente é irrelevante para a determinação da competência relacionada às ações fundadas em direito de convivência familiar, salvo se decorrente de consenso entre os genitores ou de decisão judicial.

    Somente o item I está correto.

    Gabarito do professor: letra A

  • I - Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocia l(Art. 5 )

    II - Nas hipóteses em que seja inviável a guarda compartilhada, a atribuição ou alteração da guarda dar-se-á por exclusividade( por preferência) ao genitor que viabiliza a efetiva convivência da criança ou adolescente com o outro genitor.

    III - A alteração de domicílio da criança ou adolescente é irrelevante para a determinação da competência relacionada às ações fundadas em direito de convivência familiar, ainda que(salvo se) decorrente de consenso entre os genitores ou de decisão judicial.