-
No nível A – em otimização do MPS-BR, a implementação de pelo menos um dos processos selecionados para análise de desempenho produz como resultado processos alinhados a objetivos quantitativos de negócio e à definição da medição do processo a partir das necessidades de informação.
Correto: A implementação dos processos selecionados para análise de desempenho deve satisfazer integralmente os atributos de processo: "O processo é objeto de análise quantitativa" e "O processo é controlado quantitativamente".
-
A implementação dos processos selecionados para análise de desempenho deve satisfazer integralmente os atributos de processo AP 4.1 (O processo é objeto de análise quantitativa) e AP 4.2 (O processo é controlado quantitativamente).
Em outras palavras:
No nível A – em otimização do MPS-BR, a implementação de pelo menos um dos processos selecionados para análise de desempenho produz como resultado processos alinhados a objetivos quantitativos de negócio. Apenas isto.
Fonte: Página 46 do Guia MPS.
Link para consulta: http://www.softex.br/wp-content/uploads/2016/04/MPS.BR_Guia_Geral_Software_2016-com-ISBN.pdf
-
O MPS-BR ou Melhoria de Processos do SoftwareBrasileiro, é um modelo de qualidade de processo criado em 2003 pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresasbrasileiras.
Para a definição do MPS-BR levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos como CMMI (Capability Maturity Model Integration), e nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro de software.
Os níveis de maturidade no modelo MPS-BR estabelecem patamares de evolução dos processos. O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O modelo define sete níveis de maturidade: A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado) e G (Parcialmente Gerenciado), sendo o nível G o primeiro a ser implementado e o nível A o nível máximo que a empresa poderá atingir.
-
Questão difícil. Vamos ao guia: “Este nível de maturidade é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G ao B). Neste nível a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2 e alguns resultados do AP 4.1 (vide notas no 4.1, página 19). A implementação dos processos selecionados para análise de desempenho deve satisfazer integralmente os atributos de processo AP 4.1 e AP 4.2. Os atributos de processo AP 5.1 e AP 5.2 devem ser integralmente satisfeitos pela implementação de pelo menos um dos processos selecionados para análise de desempenho.
Na dita página 19, temos que o AP 4.1 possui como resultado:
(i) os processos que estão alinhados a objetivos quantitativos de negócio são identificados;
(ii) foram identificadas as necessidades de informação dos processos requeridas para apoiar o alcance dos objetivos de negócio relevantes da organização;
(iii) os objetivos de medição do processo foram definidos a partir das necessidades de informação;
(iv) relacionamentos mensuráveis entre elementos do processo que contribuem para o desempenho do processo são identificados;
A Nota diz que: execução de (i), (ii), (iii) e (iv) é obrigatória e deve ser realizada uma única vez e ao mesmo tempo para todos os processos. Caso o processo ou um elemento de processo a ele relacionados não tenham sido escolhidos para análise de desempenho, todos os demais itens a partir de (v) não são considerados e o atributo de processo é considerado fora de escopo para este processo.
Portando o erro está restrição que o examinador fez. Se é obrigatório do (i) ao (iv) onde estão os demais?
Portanto, incorreta!
-
Resumindo, o erro está em "pelo menos um".
Todos os processos devem atender os requisitos de AP 4.1 e 4.2.