SóProvas


ID
2629951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de microsserviços e práticas ágeis, julgue o item a seguir.


Situação hipotética: Uma empresa possui um grande sistema com todas as suas funcionalidades em uma aplicação que acessa um banco de dados. A aplicação foi desmembrada em várias outras, em formatos de contêineres que podem ser provisionados, iniciados e parados sob demanda em ambientes de homologação e desenvolvimento, porém, em produção, o deploy é feito manualmente. Assertiva: Nessa situação, configura-se um ambiente que possui práticas de entrega contínua.

Alternativas
Comentários
  • Uma boa fonte para saber a diferença entre Integração, Entrega e Implantação Contínua é:

    https://www.4linux.com.br/diferencas-entre-integracao-deploy-e-entrega-continua

  • Em suma, podemos dizer que (usar para memorização):

    Entrega Contínua está associado a entrega de porções de código continuamente, no sentido de não acumular grandes código para serem liberar de uma só vez.

    Integração Contínua está associado a automatização do processo de deploy do código (que é disponibilizado pela entrega contínua), ou seja, não há intervenção manual. Ferramentas ou scripts são utilizadas. Além de realizar alguns testes do código.

  • Essa questão realmente gera dúvidas. O conceito descrito não garante uma entrega 100% contínua, sendo assim não se pode afirmar que ela é verdadeira. Trabalho há +- 15 anos na área de qualidade de software, e quem me disser que essa questão está certa, imagino que não alcançou um nível de maturidade profissional ainda, mas que em breve irá alcançar!

    A entrega contínua existe para que as funcionalidades sejam liberadas continuamente e de forma segura para o cliente. Imagine que ao submeter um arquivo para o repositório de código-fonte, o ambiente de homologação seja automaticamente atualizado e o ajuste seja disponibilizado para testes sem a necessidade de intervenção manual. Esta é a promessa da entrega contínua, do ponto de vista de desenvolvimento. 

    A equipe está focada em criar o melhor software possível, sem gastar tempo com atividades mecânicas, como atualizar ambientes ou verificar se os testes unitários estão passando e se o build está compilando. Do ponto de vista da equipe de qualidade, a execução dos testes automatizados possibilita uma homologação automática, permitindo também a atualização mais rápida do ambiente de produção, por exemplo.

    Formalmente, a entrega contínua é definida como “um conjunto de práticas e princípios com o objetivo de compilar, testar e liberar software de forma mais rápida e frequente”. Observe que a definição em si não menciona programas específicos, mas sim uma filosofia a ser seguida.

    Fonte:https://www.devmedia.com.br/entrega-continua-de-software-revista-net-magazine-100/26312