I: CORRETO
Coleta. Nesta primeira fase devemos listar os hardwares e sistemas operacionais instalados, coletar o desempenho dos serviços, identificando o consumo de processamento, memória, disco e rede. Sugere-se efetuar esta coleta durante um período de pelo menos um mês, para uma cobertura completa dos eventos da organização. O resultado desta fase inclui o inventário dos servidores físicos na sua instalação e as métricas de desempenho de cada serviço.
Análise. Nesta etapa, os dados coletados na fase anterior são comparados com os parâmetros pré-definidos para identificar os servidores, sistemas operacionais e serviços compatíveis com a virtualização. Esta etapa inclui uma análise do hardware necessário para suportar servidores virtualizados, análise do desempenho dos serviços e das necessidades de failover e expansão de curto prazo.
Testes. Neste caso, juntamente com uma ferramenta de apoio ao planejamento de capacidade, o mais prudente é desenvolver uma prova de conceito (Proof Of Concept – POC) do ambiente a ser virtualizado, junto com uma análise do custo total do investimento, gerando uma solução que deverá ser discutida com o cliente e refinada.
Elaboração do relatório. O relatório de planejamento de capacidade deve incluir servidores compatíveis com a virtualização, os serviços indicados para serem virtualizados (número inicial de máquinas virtuais), a memória virtual necessária, o total de máquinas virtuais suportadas. O relatório também deverá indicar as necessidades de treinamento da equipe. Este tipo de relatório também é conhecido como Avaliação de Disponibilidade para Virtualização (Virtualization Readiness Assessment – VRA).
II – ERRADO. Durante uma Prova de Conceito (POC), o estágio ou fase de construção inclui a fase de instalação, configuração e teste.
III: CORRETO. Os critérios de escolha do fornecedor passam por desempenho do software de virtualização, disponibilidade, segurança, base atual instalada e funcionalidades ofertadas. A decisão quase sempre recai entre três opções de fornecedores: VMware, Microsoft e
Citrix.
Fonte: Escola Superior de Redes RNP.
Apostila Administração de Sistemas / Virtualização de Servidores