SóProvas


ID
263125
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A

    TEORIA DA CONTINGÊNCIA é a corrente mais recente que parte do princípio de que a Administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.


    É com a Teoria da Contingência que há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização: a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais. É no ambiente que estão as explicações causais das características das organizações. Assim, não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar. Tudo depende (it depends) das características ambientais relevantes para a organização. As características organizacionais somente podem ser entendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.

    Fonte: Chiavenato TGA.
  • RESPOSTA: A

    A teoria da contingência defende que a estratégia é feita com base no ambiente e a estrutura irá se moldar a estratégia, ou seja, temos uma dupla influência: o ambiente influencia a estratégia, que influencia a estrutura. Dito de outra forma: a estrutura segue a estratégia, que segue o ambiente. A isso damos o nome de covariação estrutural. Para a teoria da contingência tudo depende, é o ambiente que irá determinar em cada caso qual a estratégia a ser usada, assim como a tecnologia, os recursos humanos, etc.Não há um padrão ideal aplicável a todos os casos.a estrutura deve se adequar a estratégia.Autopoiese implica em padrão de autoreprodução organizacional na qual o ambiente passa a ser considerado parte da organização, e não esta parte do ambiente.
  • Letra A

    A mais notável contribuição dos autores da abordagem contingencial está na identificação das variáveis que produzem maior impacto sobre a organização, como ambiente e tecnologia, para então predizer as diferenças na estrutura e no funcionamento das organizações devidas às diferenças nestas variáveis. 
  • RESPOSTA A 

    Complementando os comentários:


    A) Teoria CONTINGENCIAL: Foco ambiente e tecnologia, teoria do relativismo.


    B) Teoria das RELAÇÕES HUMANAS :Aspectos psicológicos são mais importantes que aspectos fisiológicos.

    C)Teoria ESTRUTURALISTA: Junção dos opostos, ou seja, da teoria clássica com a das relações humanas, organizações complexas.

    D) Teoria  das RELAÇÕES HUMANAS : complementando a B, temos a pesquisa de "efeitos de iluminação" feita na teoria, a qual comprovou que produtividade aumentava porque funcionários se sentiam valorizados.

    E) Teoria CLÁSSICA: Fayol  em seus 14 princípios determinou, entre eles, a HIERARQUIA e a AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE,  e também a SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AOS GERAIS.

  • Complementando...

     

    A abordagem contingencial explica que existe relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. [...]

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. pg84

     

    bons estudos

  • A Teoria da Contingência determina que nada em administração é definitivo, mas relativo. Ou seja, o exercício da administração é situacional ou contingencial, pois depende do ambiente externo de influência organizacional, agindo com conceitos, princípios, objetivos, estratégias e estruturas organizacionais relativos e não absolutos.