-
a) ERRADO. Os comandos mkdir, ln, mv e chmod permitem, respectivamente, criar diretórios; criar uma ligação (atalho ou link simbólico como é mais conhecido) entre arquivos do sistema de arquivos; mover ou renomear arquivo/diretório; muda permissão de arquivos e diretórios
c) ERRADO. Os comandos chmod, chown e chgrp permitem, respectivamente, muda permissão de arquivos e diretórios; executado pelo root permite alterar o proprietário ou grupo do arquivo ou diretório, alterando o dono do arquivo ou grupo; alterar o grupo associado a um arquivo.
d) ERRADO. O comando sudo do sistema operacional Unix permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário, em geral o super usuário, para executar tarefas específicas dentro do sistema de maneira segura e controlável pelo administrador.
e) ERRADO. O comando rmdir (remove directory) é usado no sistema operacional Unix e DOS para remover diretórios vazios.[1] O diretório tem que estar vazio antes de ser excluído.
-
Corrigindo ...
a) Os comandos mkdir, ln, mv e chmod permitem, respectivamente, criar diretórios, cria links, mover arquivos e alterar permissões de acesso de arquivos e diretórios.
b) Com umask configurada como 0022 (octal), as permissões default de leitura, escrita e execução de arquivos e diretórios são, respectivamente, rw- r-- r-- e rwx r-x r-x. (GABARITO)
c) Os comandos chmod, chown e chgrp permitem, respectivamente, modificar permissões, alterar proprietários de arquivos e alterar a propriedade de arquivos e diretórios atribuindo-a a um determinado grupo; por isso, só podem ser executados pelo usuário root.
d) O comando sudo permite que um usuário execute um comando que necessite privilégio de root.
e) Ao fornecer apenas o nome de um diretório como argumento do comando rm -r, o diretório – e todo o seu conteúdo (subdiretórios e arquivos) – é apagado do sistema de arquivos.
At.te
Foco na missão!
-
O erro da d) é que o sudo permite executar outros comandos como se fosse outro usuário, não necessariamente o root. Por isso, a execução dos comandos não é irrestrita. Se você executar um comando que requer root usando outro usuário, mas que não seja um usuário root, você não conseguirá executar o comando.