SóProvas


ID
2632111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à demonstração do fluxo de caixa (DFC) e à demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) aplicadas ao setor público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • MCASP 7ª Edição

     

    Parte V – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

    7. DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    7.3. DEFINIÇÕES
     
    Patrimônio Social / Capital Social
     
    Compreende o patrimônio social das autarquias, fundações e fundos e o capital social das demais entidades da administração indireta.

     

    Gabarito: Letra D

     

    "..Quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena.."

  • GABARITO "D"

     

    Comentários:

    a) Por afetar o resultado, a depreciação de um bem do ativo será evidenciada na DMPL; como essa depreciação não implica em desembolso financeiro, ela não será evidenciada na DFC. (ERRADO). A depreciação é evidenciada no resultado através da DRE ou no setor público DVP. Já na DMPL entra apenas o resultado líquido (Lucro líquido).

     

     b) O reconhecimento de ajuste referente à perda de valor recuperável de equipamentos de informática dentro do exercício, em razão de mudança significativa no ambiente tecnológico, é evidenciado na DMPL, na conta ajustes de avaliação patrimonial. (ERRADO) O reconhecimento de perda pelo teste de impairment (recuperabilidade) deve ser evidenciado no resultado (DRE/DVP)

     

     c) O recebimento por hospital público de equipamento novo, em doação, representa incremento na expectativa de benefícios futuros, devendo ser evidenciado como entrada na DFC, no item referente a fluxos de investimentos. (ERRADO) O recebimento de um equipamento não tem nenhum impacto sobre o caixa da entidade. Ele deve ser evidenciado na Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP como uma Variação Patrimonial Aumentativa VPA, pois trouxe um resultado positivo sob o enfoque contábil/patrimonial.

     

     d) Na DMPL, a conta patrimônio social/capital social refere-se ao patrimônio social das autarquias, fundações e fundos e ao capital social das demais entidades da administração indireta. (CORRETO) No setor público o capital social das entidades públicas, como autarquias, fundações etc é denominado patrimônio social.

     

     e) A DMPL permite identificar a formação de déficit ou superávit financeiro do patrimônio líquido, enquanto a DFC permite identificar o resultado econômico, dividindo-o em fluxos: das operações, dos investimentos e dos financiamentos. (ERRADO) Não sei quanto a primeira parte da afirmação, mas quanto a segunda está incorreto pois a DFC evidencia o fluxo de caixa e não o resultado econômico que é evidenciado na DRE/DVP.

  • Questão de contabilidade pública, não geral.

  • homi to apanhando de contabilidade geral, quiça pública!

    pare

  • De acordo com o MCASP 8ª Edição:

    "A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento.

    A DFC identificará:
    a. as fontes de geração dos fluxos de entrada de caixa;
    b. os itens de consumo de caixa durante o período das demonstrações contábeis; e
    c. o saldo do caixa na data das demonstrações contábeis.

    A DFC aplicada ao setor público é elaborada pelo método direto e utiliza as contas da classe 6 (Controles da Execução do Planejamento e Orçamento) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), com filtros pelas naturezas orçamentárias de receitas e despesas, bem como funções e subfunções, assim como outros filtros e contas necessários para marcar a movimentação extraorçamentária que eventualmente transita pela conta Caixa e Equivalentes de Caixa."

    Sobre a DMPL, ele expõe:

    "A Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido (DMPL) demonstrará a evolução do patrimônio líquido da entidade. Dentre os itens demonstrados, podemos citar:
    a. os ajustes de exercícios anteriores;
    b. as transações de capital com os sócios, por exemplo: o aumento de capital, a aquisição ou venda de ações em tesouraria e os juros sobre capital próprio;
    c. o superávit ou déficit patrimonial;
    d. a destinação do resultado, por exemplo: transferências para reservas e a distribuição de dividendos; e
    e. outras mutações do patrimônio líquido.

    A DMPL complementa o Anexo de Metas Fiscais (AMF), integrante do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)17. A DMPL é obrigatória para as empresas estatais dependentes, desde que constituídas sob a forma de sociedades anônimas, e facultativa para os demais órgãos e entidades dos entes da Federação."

    Comentando item por item:

    a) a depreciação é evidenciada na DVP; a segunda parte ta certa.

    b) DVP

    c) DVP

    d) De acordo com o mesmo manual, no item 7.3, a conta Patrimônio Social / Capital Social "Compreende o patrimônio social das autarquias, fundações e fundos e o capital social das demais entidades da administração indireta." É o nosso gabarito.

    e) Balanço Patrimonial (BP); A afirmação sobre a DFC está errada.

    Gabarito: D.

  • O superávit ou deficit financeiro é apurado em Balanço Patrimonial, não na DMPL. Creio que também esse seja mais um erro da letra E

  • RESOLUÇÃO

              Vamos analisar as alternativas:

              A alternativa A) está errada, pois eventuais depreciações são evidenciadas na Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP e não na DMPL. A DMPL se dedica a demonstrar a evolução (aumento ou redução) do patrimônio líquido da entidade durante um período.

              A alternativa B) está errada, pois, novamente, o reconhecimento decorrente da redução ao valor recuperável deve ser evidenciado na DVP e não na DMPL.

              A alternativa C) está errada, pois, mais uma vez, esse acréscimo patrimonial deve ser evidenciado na DVP e não na DFC, uma vez que não houve variação no caixa da entidade. Vamos lembrar que a DFC evidencia as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento.

              A alternativa D) está certa. Vejamos sua definição conforme o MCASP:

    Patrimônio Social e Capital Social: compreende o patrimônio social das autarquias, fundações e fundos e o capital social das demais entidades da administração indireta.

              No entanto, vale lembrar que a DMPL é facultativa para a grande maioria dos órgãos e entidades, sendo obrigatória, portanto, apenas para algumas estatais dependentes.

              A alternativa E) está errada, pois a DFC não identifica o resultado econômico e, sim, permite identificar o fluxo de caixa (entradas e saídas de caixa) classificando-as em fluxos operacional, de investimento e de financiamento. Mas vale dizer que, de fato, a DMPL permite identificar eventual deficit ou superavit do patrimônio líquido por meio da comparação entre o saldo inicial e final do exercício.

    Gabarito: LETRA D

  • Outro erro do item E

    A DMPL permite identificar a formação de déficit ou superávit PATRIMONIAL (resultado do período)