SóProvas


ID
2632480
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Adicionar quantidades de álcool à gasolina, diferentes daquelas determinadas pela legislação, é uma das formas de adulterá-la. Um teste simples para aferir a quantidade de álcool presente na mistura consiste em adicionar uma solução salina aquosa à amostra de gasolina sob análise.


Essa metodologia de análise pode ser usada porque o(a)

Alternativas
Comentários
  • a água e um sorvente!!..pôr ser uma molécula que  tem uma grande facilidade de outras substâncias fazerem reações como por exemplo a (hidrólise) que é o caso dessa questão,o papel da hidrólise e a quebra de substâncias grandes..O solvente reage com maior facilidade de um meio menos concentrado para um mais concentrado que no caso ele reagira com o soluto(sal)..Resposta B

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=LElwHudbPiQ

  • A resolução da questão tem mais a ver com a polaridade do etanol em relação à solução salina. Explique-se, usando o sal de cozinha como exemplo de solução salina:

    A água é uma substância polar, assim como o sal de cozinha (cloreto de sódio). Por isso, quando misturamos os dois, o sal dissolve-se na água e forma uma mistura homogênea e bastante polarizada.

    A gasolina, por sua vez, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar. Por esse motivo, o álcool dissolve-se na gasolina. Assim, a mistura gasolina e etanol também é homogênea.

    Quando colocamos no mesmo recipiente as duas misturas homogêneas, o etanol, que apresenta uma região polar em sua molécula, automaticamente passa a interagir com a mistura de água e cloreto de sódio, dissolvendo-se nela. Com isso, a gasolina é separada do etanol.

    Com o tempo, a gasolina desloca-se para cima da mistura de água, cloreto de sódio e etanol por ser menos densa.

    https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/experimento-para-determinar-teor-alcool-na-gasolina.htm

  • O álcool, por possuir uma cadeia carbônica (parte apolar), faz ligações do tipo dipolo induzido com a gasolina, dissolvendo-se nela. Contudo, ao se introduzir a solução salina aquosa, a hidroxila do álcool (parte polar) fará ligações de hidrogênio com a água, que por serem mais fortes, farão com que o álcool se misture à ela, formando então uma fase de álcool+água e outra de gasolina pura.

  • Gasolina (HC + Etanol) = Apolar (Mais HC, que é apolar)

    Etanol = Anfifílico (Com mais afinidade pela parte POLAR)

    Mistura salina aquosa = MUITO POLAR (Água, polar + Composto iônico, polar)

    Misturou tudo, o Etanol migra da parte da gasolina, APOLAR, para parte da mistura MUITO POLAR

    E, assim, fica só os HC da gasolina, sem o ETANOL que migrou para solução...

    "álcool contido na gasolina interage(migra) com(para) a solução salina, formando duas fases (POLAR E APOLAR), uma delas de gasolina pura (SÓ A PARTE APOLAR)."