SóProvas


ID
2632528
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima “amolecedora”. O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.

SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).


Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter

Alternativas
Comentários
  • Quando se produz organismos transgênicos, ou seja, alimentos modificados geneticamente, espera-se uma melhora no alimento e aumento da produção. Nesse caso, nota-se facilmente que a modificação genética, bloqueando a proteína amolecedora do tomate, faz com que prolongue a vida do tomate, melhorando assim sua distribuição e consumo por um tempo maior.

    Alternativa correta: Letra E


  • O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.--- observando essa parte no enunciado fica fácil a resolução da questão.

  • A utilização do novo gene antissentido que bloqueia a síntese que amolece o tomate, responsável por encurtar a vida do tomate, irá inibir essa proteína para prolongar a vida do tomate tendo em vista que isso é de interesse econômico.

    Letra E

  • O texto da questão relata que existe uma proteína que faz o tomate amolecer depois de colhido. Foi, então, introduzido em um tomateiro um gene antissentido, que não codifica essa proteína "amolecedora". Logo, os tomates produzidos por esta planta apresentarão um tempo de vida mais longo, devido a ausência dessa proteína.

    Resposta: e.

  • GABARITO - E

    Simples! Você retira a proteína que está amolecendo o tomate e consequentemente encurtando o seu "tempo de vida" e ele passa a ter mais tempo.

    Bons estudos!

  • Só relacionarmos o que está sendo dito:

    • Com o tomate amolecendo, seu tempo de vida reduz.
    • Estamos inibindo a proteína que amolece o tomate, consequentemente reduzindo seu tempo de vida.
    • Se inibimos essa proteína, então significa que o tomate não irá amolecer, e a consequência será aumentar, nem que seja só um pouco, seu tempo de vida.