SóProvas


ID
2632621
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O passado na tela do computador


Um dos desafios do novo Museu da Imigração é se contrapor à imagem deixada pela exibição do acervo permanente na época do Memorial do Imigrante, muito criticada por dar ênfase demasiada aos imigrantes estrangeiros e pouca atenção aos brasileiros. Era uma representação desproporcional em relação aos números: dos 3,5 milhões de pessoas que passaram pela hospedaria de imigrantes de São Paulo, aproximadamente 1,9 milhão eram estrangeiras (de 75 nacionalidades e etnias) e 1,6 milhão eram brasileiras, oriundas, principalmente, dos estados nordestinos.

HEBMÜLLER, P. Problemas brasileiros, n. 414, nov.-dez. 2012 (adaptado).


O autor do texto sobre a digitalização do acervo do novo Museu da Imigração apresenta a ênfase no imigrante estrangeiro como um problema de representação equivocada da imigração em São Paulo. Para tanto, fundamenta seu ponto de vista no(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E)

    O texto nos mostra que o autor revela um desequilibrio, uma desproporção, no parametro adotado atráves desses parágrafos, principalmente pelo fato de ter uma visita de quase 50% dos brasileiros do proprio territorio nacional e 50% de estrangeiros: Um dos desafios do novo Museu da Imigração é se contrapor à imagem deixada pela exibição do acervo permanente na época do Memorial do Imigrante, muito criticada por dar ênfase demasiada aos imigrantes estrangeiros e pouca atenção aos brasileiros.

  • Pouca atenção aos imigrantes nordestinos principalmente

  • E-desequilíbrio nas representações usuais dos imigrantes em São Paulo.

    Está lógica a resposta o texto critica o fato dos PAULISTAS darem mais importância para imigrantes estrangeiros que são a minoria do que a maioria dos imigrantes que trabalharam nos subempregos que são os nordestinos.

    Digo que ainda hoje o preconceito com nordestino em SP é gigante, tenho amigos que saíram da ´PARAIBA para São Paulo que falam sobre essa desvalorização com uma das principais mãos de obra do estado.

    "muito criticada por dar ênfase demasiada aos imigrantes estrangeiros e pouca atenção aos brasileiros"