SóProvas


ID
2632660
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado “baiano”, cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

CASCUDO, C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).


Os elementos regionais que influenciaram culturalmente o baião aparecem em outras formas artísticas e podem ser verificados na obra

Alternativas
Comentários
  • aaa meu good luiz gonzaga, putz kkkkkkkkkkkkkkkk, eu lembrei depois que eu errei, um video dele e o modo que ele se vestia

  • A questão foi bem feita, não diga que é ridícula só porque você não conhece o Baião. Se você lê a matriz do ENEM vai ver que precisa saber das manifestações artísticas.

  • pra quem mora no nordeste é muito fácil, pois é de conhecimento geral daqui que o baiao sofreu influencia das vestimentas do cangaço, Lampiao, foi uma questão dificil pra quem não mora aqui.

  • Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado “baiano”, cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (nordestinos).

    Os elementos regionais que influenciaram culturalmente o baião aparecem em outras formas artísticas e podem ser verificados na obra LAMPIÃO A CAVALO (lampião = nordeste).

    Também ajudaria um tantinho saber que o Mestre Vitalino era o único nordestino dos artistas apresentados nas alternativas hahahah

  • Sou nordestino e responderia essa questão de olhos fechados, porém, acho injusto para as pessoas de outras regiões que, mesmo que tenha respondido corretamente, devem ter gastado muito mais tempo do que eu. Se me lembro bem, teve uma prova que caiu algo parecido, só que se tratava de uma cultura do sul do país, lembro que acertei, mas fiquei com muita duvida e perdi certo tempo.

  • a) Samba em Terreiro - Heitor dos Prazeres

    Falou em samba, deve-se pensar em cultura negra africana, em Bahia e, principalmente, em Rio de Janeiro. Não foi fortemente influenciado pelo regionalismo nordestino.

    b) Amolador de facas - Adalton Lopes

    Adalton Lopes foi um ceramista que retratava o cotidiano fluminense. Mesmo não conhecendo o autor, dá para intuir que não se trata de uma arte regional nordestina, pelo tema urbano da obra.

    c) Folia de Reis - Rosa Gauditano

    Folia de Reis é uma manifestação cultural folclórica fortemente influenciada pela Igreja Católica. Embora haja a Folia em estados do Nordeste, principalmente na Bahia, não está restrita a essa região, sendo comemorada em outros estados do país. Talvez MG seja o estado onde esse festejo esteja mais enraizado na cultura popular.

    d) gabarito

    e) Violeiro - Almeida Jr.

    Amigo (a), viu Almeida Jr. na prova, automaticamente associe ao estilo de vida caipira do interior de SP. Entra também nessa categoria o Jeca Tatu do Monteiro Lobato, o Mazzaropi e o Chico Bento, bem como o sertanejo "raiz" de Renato Teixeira e de Sérgio Reis.

    ps.: Sempre há, nos comentários, os que ficam chorando quando este tipo de questão aparece. Engraçado que não há esse chororô quando o que está sendo abordado é o Modernismo paulista, por exemplo. Ninguém reclama quando aparece a Tarsila do Amaral. Mas é só cair algo de fora do eixo que, ave maria, é um mimimi retado. Vão tratar o preconceito de vocês, bicho. O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio.

  • A roupa do Luiz Gonzaga é praticamente a mesma que o Lampião, na figura, está vestindo. Pela semelhança das vestes dava para matar.

  • "Os elementos regionais que influenciaram culturalmente o baião"

    O cangaço de lampião representado na LETRA D é quem matava a questão, além de como já supracitado, as vestimentas de Gonzaga são idênticas aos dos cangaceiros.

    Apesar de ser Nordestino da Paraíba tive duvida na questão por causa da letra A, porém a legenda já entregava que se estava falando de outro gênero musical que é predominante no RIO DE JANEIRO o famoso SAMBA e quem vem de origens africanas e não nordestinas.

    E para quem não conhece o gênero musical ai vai:

    https://www.youtube.com/watch?v=h5g_8akzW9g

    instagram:@aspiradedeu

  • muito dificil essa afff