SóProvas


ID
2633038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A norma brasileira de contabilidade para trabalhos de asseguração NBC TA 530, que trata da amostragem em auditoria, determina regras para definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste.

Nesse contexto, conforme a norma,

Alternativas
Comentários
  •  a)o tamanho da amostra é um critério válido para distinguir entre as abordagens estatísticas e não estatísticas. ERRADO. O tamanho da amostra é um critério de validade para o risco de amostragem. Quanto maior amostra menor o risco aceitável e vice versa.

     

     

     b)o objetivo da estratificação é o de aumentar a variabilidade dos itens de cada estrato. ERRADO. O objetivo é diminuir a variabilidade dentro de cada estrato.

     

    Estratificação- A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população, dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. O objetivo é reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato, e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.

     

     c)o tamanho da amostra pode ser determinado mediante aplicação de fórmula com base em estatística ou por meio do exercício do julgamento profissional.  GABARITO.

     

    Formas de amostragem.

    1- Estatística – Selecionada cientificamente (tratamento estatístico).

    2- Não estatística – Determinada pelo auditor de acordo com sua experiência, critério e conhecimento da entidade.

     

     

     d)os resultados sobre os riscos de amostragem são indiferentes quando o auditor, conforme sua decisão, estratifica o tamanho da amostra. ERRADO. A estratificação diminui o risco de auditoria.

     

    A estratificação permite que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.

     

     

     e)quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra. ERRADO. Menor o risco maior a amostra.

     

    Quanto maior for o fator de confiança exigido pelo auditor, maior deverá ser o tamanho da amostra, o que acarretará um maior nível de segurança obtido a partir da aplicação dos testes naqueles itens da amostra.