SóProvas


ID
2633230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Após uma avaliação dos seus processos de logística, uma empresa instalou identificadores biométricos para acessar os sistemas informatizados de controle de entrada e saída de estoques.

Na classificação dos controles internos, esse tipo de procedimento é considerado controle

Alternativas
Comentários
  • Controle Contábil

    O controle contábil acompanha todas as transações fiscais, trabalhistas e financeiras da empresa, desde sua abertura até seu encerramento. Ele pode ser comparado a um “retrato” de toda a movimentação de ativos (bens e direitos) e passivos (total de todas as dívidas) da empresa. E só conhecendo muito bem toda a movimentação de ativos e passivos de uma empresa será possível enxergar o real cenário em que ela se encontra em determinado momento. 

    Quando bem realizado, por uma equipe de profissionais competentes e confiáveis, o controle contábil é extremamente útil para minimizar os riscos do negócio e apontar intervenções necessárias para o sucesso do mesmo. Já que é por meio dele, que se pode extrair informações para análise do desempenho da empresa e assim traçar metas para o futuro.

     

    Fonte: https://blog.viazcontabil.com.br/c/abertura-de-empresa/controle-financeiro-e-contabil-entenda-a-diferenca-entre-eles

  • Não entendi o gabarito.
    Indiquei para comentário. Indiquem também!!

  • Controles contábeis

    Os controles contábeis compreendem o plano da organização e todos os métodos e procedimentos utilizados para salvaguardar o patrimônio e a propriedade dos itens que o compõem. 

     

    letra e, certa.

  • Gab. E

    2.2.1 Tipos de Controle Interno

    Os controles internos se dividem em dois: controles contábeis e controles administrativos.

    De acordo com Attie (2010, p. 152,153) o controle interno inclui, portanto, controles que podem ser peculiares tanto à contabilidade como à administração.

    2.2.2 Controles Internos Contábeis

    Os controles contábeis compreendem o plano de organização e todos os métodos e procedimentos utilizados para salvaguardar o patrimônio e a propriedade dos itens que o compõem.

    Para Crepaldi (2013, p.473) os controles contábeis são compreendidos por: · Segregação de funções: cria independência entre as funções de execução operacional, custódia dos bens patrimoniais e sua contabilização; · Sistema de autorização: controla as operações através de métodos de aprovações, de acordo com as responsabilidades e riscos envolvidos; · Sistema de registro: compreende a classificação dos dados dentro de uma estrutura formal de contas, existência de um plano de contas que facilita o registro e preparação das demonstrações contábeis, e a utilização de um manual descritivo para o uso das contas.

    Conforme o pensamento do autor para que uma operação ou transação se concretize eficazmente, é necessário que haja aprovação em cada uma das etapas necessárias ou nos pontos vitais de controle para o cumprimento do programa de administração, segundo as responsabilidades determinadas.

    2.2.3 Controles Interno Administrativos

    Compreendem o plano de organização e todos os métodos e procedimentos utilizados para proporcionar eficiência às operações, dar ênfase à política de negócios da empresa, bem como a seus registros financeiros.

    Para Crepaldi (2013, p. 473) os controles internos administrativos são compreendidos por: · Normas salutares que observam as práticas saudáveis aos interesses da empresa no cumprimento dos deveres e funções; · Pessoal qualificado, que esteja apto a desenvolver suas atividades bem instruído e supervisionado por seus responsáveis.

    Um sistema de controle interno que funcione corretamente não depende apenas do planejamento efetivo da empresa e da eficiência dos procedimentos e práticas instituídas, mas também da competência de todo o pessoal envolvido, para levar adiante de forma eficiente e econômica os procedimentos prescritos. Assim todas as pessoas que compõem a empresa precisam receber informações adequadas para a realização de suas tarefas e treinamentos apropriados no âmbito técnico, gerencial e operacional.

    FONTE: ANDREANE MARIA VASCONCELO ALVES -  A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NA GESTÃO EMPRESARIAL: Um estudo de caso numa empresa do ramo de supermercado

  • RESUMINDO:

     “Os controles contábeis compreendem o plano de organização e todos os métodos e procedimentos utilizados para salvaguardar o patrimônio e a propriedade dos itens que os compõem.”

    “Os controles administrativos compreendem um plano de organização e todos os métodos e procedimentos utilizados para proporcionar eficiência às operações, dar ênfase à política de negócios da empresa, bem como seus registros financeiros”.

     

    FONTE: ANDREANE MARIA VASCONCELO ALVES -  A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NA GESTÃO EMPRESARIAL: Um estudo de caso numa empresa do ramo de supermercado

  • O objetivo é controlar os estoques. Assim, há ligação direta com a contabilidade. Trata-se de controle contábil.

    Resposta: E