SóProvas


ID
2633347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo de Mundell-Fleming (IS-LM-BP) é amplamente utilizado para analisar os impactos decorrentes da adoção de políticas econômicas em países com diferentes regimes de câmbio e graus de abertura ao movimento de capitais. O Brasil, atualmente, adota um regime de câmbio flutuante e possui um grau bastante elevado de abertura (ainda que imperfeita) ao movimento de capitais.

Nesse caso, suponha que, partindo de uma situação de equilíbrio inicial em que haja desemprego involuntário, o Banco Central do Brasil implemente uma política monetária expansionista visando a fomentar o nível de emprego.


De acordo, exclusivamente, com o modelo de Mundell-Fleming, os resultados previstos no longo prazo, comparados à situação inicial, seriam os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Política Monetária expansionista eficiente no caso de câmbio flexível (ou flutuante), portanto, uma expansão em LM acarretará na redução da taxa de juros (Mais moeda em circulação, custo financeiro mais baixo), consequentemente haverá redução no fluxo de capitais pois nossa taxa de retorno do investidor estrangeiro estará menor. Haverá uma consequente valorização da moeda estrangeira e, logo após, um incentivo às exportações, aumentando a renda nacional e o balanço de pagamentos se tornará positivo (coeteris paribus). Assim temos: moeda nacional depreciada, maior fluxo de exportações líquidas e maior nível de renda agregada. Resposta Letra D. 

  • Alguém poderia mandar o ministro da Economia Paulo Guedes ler essa questão.