SóProvas


ID
2633548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Segundo a Teoria das Restrições, no processo de mapeamento de um fluxo produtivo, é essencial identificar e, principalmente, diferenciar os recursos que são gargalos dos recursos com capacidade restrita.


Nesse âmbito, um recurso com capacidade restrita

Alternativas
Comentários
  • Os recursos de fabricação são subdivididos em : gargalos, não gargalos e recurso com capacidade restrita. O gargalo limita a produção do sistema. O não gargalo é o recurso com capacidade superior ao gargalo. O recurso com capacidade restrita é aquele que poderá se tornar um gargalo no futuro, dependendo do gerenciamento. Ex.: uma matéria-prima com limitações no fornecimento é um gargalo. A mesma matéria-prima pode ser apenas um recurso com capacidade restrita, caso ainda não esteja sendo demandada, mas no futuro pode se transformar em um gargalo. A restriçãodo recurso de capacidade restrita é conjuntural, ou seja, depende da conjuntura, das condições de fornecimento, do gerenciamento etc. Já o gargalo é uma restrição estrutural, faz parte da estrutura do sistema produtivo, que sempre terá um gargalo, inevitavelmente.

  • Para Antunes (1998) existe a necessidade tipificar os recursos que restringem a capacidade produtiva em Gargalos e Recursos com Capacidade Restritiva (CCR – Capacity Constraint Resource). Existe a diferença que está no motivo pelo qual cada um é formado. Um gargalo é estrutural, enquanto o CCR é conjuntural. Para o autor o gargalo se constitui de recursos cuja capacidade instalada é inferior à demanda de mercado, enquanto que os CCRs são restrições causadas em recursos com capacidades globais superiores a demanda, porém temporariamente restringido por um aspecto conjuntural do sistema.