SóProvas


ID
2633557
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O Sistema Toyota de Produção (STP) possui como um de seus pilares de sustentação, juntamente com a automação, a técnica de gestão Just in Time (JIT), cuja principal característica é puxar a produção de acordo com a demanda, ou seja, conforme requerida.


Para ajudar a alcançar o objetivo do STP, o JIT possui as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • a) aumento da taxa de utilização dos recursos produtivos (o recurso só é utilizado quando for requisitada a fabricação de uma peça, logo indica o uso adequado e não explora a capcdde da máq. ao extremo); eliminação de estoques no processo; manutenção apenas de estoques de produtos acabados (manutenção de estoque somente quando necessário, de peças e componentes, pois a entrega JIT não deixa estq de prdt acabado, pois é imediatamente entregue (razão P:D)).

     b) eliminação de estoques; eliminação de erros e defeitos; lote unitário (lembre-se do cartão kanban de fabricação, o conteiner de abastecimento que determina a quantidade a ser produzida sempre); redução do setup time e do lead time.

     c)eliminação de estoques; aumento dos lotes de produção e de compra (lote de prdç é fixo [conteiner] lote de compra é o mínimo possível); eliminação dos erros; taxa máxima de utilização dos equipamentos da linha de produção (já dito).

     d)implantação de etapas de inspeção para identificação de produtos defeituosos (JIT requer fornecedor como parceiro de confiança, assim, elimina a etapa de inspeção e contagem de MP, embora seja estranho, propõe tbm o desenvolvimento do fornecedor para integrar melhor o prcss prdtivo, buscando melhoria da qlde); manutenção de estoques devido às incertezas do processo produtivo (MRP), visando à redução de impactos no tempo do ciclo de entrega ao cliente.

     e)melhoria no desempenho da fábrica através do aumento da capacidade produtiva (isso é estratégia, não tem como concluir somente com abordagem JIT); aumento dos estoques de segurança nos recursos considerados gargalos do processo produtivo (pra quê?).

  • Referente a letra B...O que são  setup time e do lead time:

    O lead time total é composto pelo tempo dedicado ao processamento de pedidos, à busca de fornecimento e manufatura dos itens e ao transporte dos itens entre os diversos estágios da cadeia de suprimentos” (SIMCHI-LEVI David, KAMINSKY Philip e SIMCHI-LEVI Edith 2003).

    Tempo de setup é o período em que a produção é interrompida para que os equipamentos fabris sejam ajustados. O tempo de setup está diretamente relacionado com as variações do produto e o planejamento da produção realizado pela indústria.

  • Quanto ao "lote único" da alternativa B, temos que lembrar o sistema Toyota foi feito para produção de carros, e o carro muitas vezes sai customizado de acordo com o pedido do cliente (com ou sem ar condic., com caixa manual ou automática, com banco de couro ou de tecido, sem falar nas cores dos carros etc), então cada carro é um pedido único, um "lote único" que exige trocas de ferramentas e peças específicas, e para cumprir prazos e manter a qualidade, o processo de montagem precisa ser rápido e à prova de erros.

    • Fonte: Meu resumo da aula ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
    • Teoria Sistêmica - abordagem dinâmica, multidimensionalidade, probabilística, multidisciplinaridade, entre outras.
    • Teoria Contingencial - Na teoria da contingência tudo é relativo (não absoluto), "A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Essas pesquisas pretendiam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os pressupostos da Teoria Clássica, como divisão do trabalho, amplitude de controle, hierarquia de autoridade, etc. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo" (CHIAVENATO, 2014, pág 492)
    • O Sistema Toyota de Produção (STP) possui como um de seus pilares de sustentação, juntamente com a automação, a técnica de gestão Just in Time (JIT), cuja principal característica é puxar a produção de acordo com a demanda, ou seja, conforme requerida.
    • JIT:
    • *Eliminação de estoques;
    • *Eliminação de erros e defeitos;
    • *Lote unitário;
    • *Redução do setup time e do lead time.
    • Fayol POC3 > Prever, organizar, coordenar, comandar e controlar.
    • Peter Drucker > PODC
    • FUNÇÕES DE APOIO: RH/FINANÇAS/CONTABILIDADE (NÃO TEM RELAÇÃO DIRETA COM CLIENTE)
    • FUNÇÕES CENTRAIS: PRODUÇÃO/ VENDAS/ ATENDIMENTO AO CLIENTE (SE RELACIONAM DIRETAMENTE AO CLIENTE)
    • Toyota - Funcionários capacitados para realizar todos os tipos de função. (Produção Puchada/ JIT)
    • Taylorismo - divisão de tarefas e análise de tempos e movimentos visando a maior eficiência.
    • Fordismo - Produção em massa