SóProvas


ID
2633581
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em um planejamento estratégico de longo prazo, é fundamental que a empresa avalie a lucratividade média do setor em que atua, conhecendo, assim, a atratividade que o ambiente lhe proporciona.


O quadro conceitual correto com o qual a empresa poderá fazer tal avaliação denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Só não vejo onde as 5 forças permite avaliar a lucratividade média do setor.

  • Trata-se das 5 forças de Porter, do Modelo Porter, que consiste em um modelo de análise da competitividade de mercado. A ideia é fazer com que a organização possa buscar uma posição defensável contra as forças competitivas ou influenciá-las ao seu favor.

     

    5 Forças:

    - Rivalidade entre concorrentes 

    - Ameaças de novos entrantes

    - Poder de barganha dos clientes

    - Poder de barganha dos fornecedores 

    - Ameaça de produtos substitutos. 

     

    Estratégias:

    - Liderança no custo total

    - Diferenciação   

    - Enfoque

     

    Como resultado da análise das 5 forças de porter, a organização pode adotar uma das estratégias. 

     

    No meu ponto de vista, a questão aborda as forças de poder de barganha e rivalidades entre concorrentes atuais.

     

     

  • A análise das forças de Porter não analisa a lucratividade média, mas através dela você pode descobrir.

    Caso esteja em um ambiente com alto poder de barganha entre os clientes, a rentabilidade tenderá a ser menor, já que os clientes negociam muitos descontos sobre meus produtos.

    Da mesma forma podemos analisar os fornecedores. Se eu detenho alto poder de barganha sobre o fornecedor, minha lucratividade média tenderá a ser maior, já que posso negociar preços menores.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Letícia Chaves

    De acordo com Porter (1986) a atratividade e a competitividade do ambiente em que determinada organização atua podem ser avaliadas através das Cinco Forças Competitivas, que são:

    • Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado.
    • Poder de Negociação dos Clientes – Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. 
    • Poder de Negociação dos Fornecedores – Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos.
    • Ameaça de produtos/serviços substitutos - Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). 
    • Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor.

  • Quando a questão falou em LUCRATIVIDADE, ela deu a dica de que ferramenta estava falando. As 5 forças de Porter são uma ferramenta específica para identificar o que pode afetar a lucratividade da empresa. Com base nessas informações, a empresa pode ajustar sua estratégia de longo prazo.

    A análise SWOT não tem foco apenas na lucratividade, mas sim nos pontos fortes e fracos da empresa, oportunidades e ameaças. É uma análise mais "genérica" do que as 5 forças de Porter.