SóProvas


ID
2633602
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A Administração da Produção possui, em sua linha evolutiva, o surgimento de teorias que impactaram o desempenho de processos produtivos. Um deles é o sistema Just in Time (JIT), que surgiu no Japão, na década de 1970, sendo considerado uma filosofia de práticas gerenciais.


Nesse contexto, o JIT é classificado, quanto ao nível de inovação, como

Alternativas
Comentários
  • GAB E


    Mas realmente cabe recurso, por exemplo, esse blog fala em inovação radical ou ruptura: http://blog.intelligentia.com.br/inovacao-incremental-ou-radical/


    O que é inovação radical ou disruptiva?

    inovação radical é um tipo de criação que atinge e altera a base das coisas. Quando mudamos radicalmente uma casa não trocamos apenas a pintura das paredes, mas seus alicerces, estruturas, colunas e fundação.

    Em um negócio, esse tipo de mudança pode ocorrer em produtos, métodos de gestão, processos e afins, sempre se caracterizando pelo rompimento dos princípios-chave dos modelos anteriores e início de um novo ciclo.

    Por sua vez, a inovação disruptiva é um tipo de inovação radical que, ao mesmo tempo, desestabiliza uma situação consolidada e cria uma nova situação de mercado.

    Por exemplo: o UBER é um serviço de transporte urbano que desestabilizou os serviços de táxi e criou um novo modelo.


    O que é inovação incremental?

    inovação incremental é aquela que causa, gradual e periodicamente, pequenas modificações à situação consolidada, como, por exemplo, a evolução de interface do Windows 7 ao 10.


    Os princípios do planejamento em controle just in time (JIT) consistiram numa mudança radical em relação à prática tradicional de gestão da produção. A programação JIT de suprimentos é caracterizada como uma filosofia de planejamento.


    https://www.euax.com.br/2017/07/tipos-de-inovacao-conheca-os-principais-e-saiba-como-aplicar/

  • E- Inovação radical

  • As inovações podem ser: incrementais, radicais ou de ruptura (já descritas pelos outros colegas).

    O JIT não foi de ruptura. Para ser de ruptura, o JIT deveria ser tão bom que todas as empresas tivessem que praticamente descartar o modelo tradicional, com estoques, e adotar apenas o JIT caso quisessem competir no mercado. Mas o JIT não é viável para todas as empresas. A inovação de ruptura é tão extrema que elimina os negócios tradicionais ou começa a explorar um negócio totalmente novo até então não explorado. Ex.: máquinas digitais acabaram com as máquinas analógicas e exploraram um mercado novo ao atingir consumidores que nem sequer tinham máquinas fotográficas (porque ficar revelando filmes era muito chato).