a) Argúi-se por meio de exceção a incompetência absoluta. ERRADA
art. 113, CPC: "A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício e pode ser algada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção"
b) Não pode suscitar conflito a parte que, no processo, ofereceu exceção de incompetência. CORRETA
art.117, CPC: " Não pode suscitar conflito a parte que, no processo, ofereceu execeção de incompetência."
c) Declarada a incompetência absoluta, sempre se extinguirá o processo sem resolução do mérito. ERRADA
art.113, §2º,CPC: "Declarada a incompetência absoluta, somente os atos decisórios serão nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente."
d) Em razão da matéria e da hierarquia, a competência é derrogável pela convenção das partes. ERRADA
art.111, CPC: "A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes; mas estas podem modificar a competência em razaão do valor e do território, elegendo foro onde serão propostas as ações oriundasde direitos e obrigações."
e) O foro contratual é personalíssimo, não obrigando os herdeiros e sucessores das partes. ERRADA
art. 111, §2º,CPC: "O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes."
A) ERRADA
Argui-se, por meio de exceção, a incompetência relativa. Art. 297. O réu poderá oferecer, no prazo de 15 (quinze) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da ...
B) CORRETA
Não pode suscitar conflito a parte que, no processo, arguiu incompetência relativa. Parágrafo único. ... 952 do NCPC determina ser carecedora de interesse para suscitar o conflito de competência a parte que já tenha arguido incompetência relativa.
C) ERRADA
O § 1o esclarece que a incompetência absoluta poderá ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição e deve ser declarada de ofício pelo juiz, mas, em qualquer caso, a decisão sempre será tomada após ouvir a manifestação da parte contrária, seguindo o § 2º do artigo 64 do Novo CPC.
D) ERRADA
A regra de fixação de competência obedece ao regramento do art. 87, do CPC, com o que, ainda que tenha havido alteração do polo passivo da relação processual, somente haveria justificativa para modificação da competência se suprimido órgão judiciário ou alterado competência em razão da matéria ou hierarquia. II - Em se tratando de competência territorial, e, portanto, relativa, a declinação de competência somente pode ser feita por exceção declinatória de foro, provocada pelo réu, mas não realizada "ex officio" pelo Juízo.
E) ERRADA
O foro contratual ou foro de eleição é o convencionado pelas partes contratantes, que optam por submeter as ações relativas as obrigações e direitos estipulados no negócio jurídico escrito, a apreciação do foro escolhido.
A cláusula de eleição de foro obriga os herdeiros e os sucessores. Isto porque, as obrigações contratuais transmitem-se ativa e passivamente aos sucessores a título universal, salvo as personalíssimas. Os créditos e obrigações passam-lhes, subsistindo o contrato a partir da abertura da sucessão (art. 1.784, do Código Civil).