SóProvas


ID
2634760
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Ressentimento e Covardia


Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.

Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

O título dado ao texto – Ressentimento e Covardia – se refere:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    "Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de [ALGUNS USUÁRIOS DA INTERNET] ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade."

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • FGV sendo FGV ...

  • Por que nao pode ser a D

  • não entende o porque da letra A... :(

  • NÃO CONCORDO COM O GABARITO.

  • Causa uma certa dúvida entre a letra A e a letra D, mas o que explica o gabarito ser a letra A, é o fato de o título ser composto por duas palavras que exprimem sentimento ou algo que motiva. Se fosse Ressentidos e covardes (como aparece no último parágrafo) seriam palavras referentes a pessoas, neste caso aqueles que utiliziam a internet, cientes de sua impunidade.

  • A letra A pode estar correta. Mas a banca ou algum professor deveria explicar o que faz a letra D ser errada. 

     

  • Gente, a D está errada por dizer que se refere "a todos aqueles que se utilizam da internet..."

     

    É claro que os ressentidos e covardes não são todos que usam a internet. Além disso, a vírgula logo depois retira qualquer interpretação restritiva, sendo apenas uma explicação.

  • Até quando vamos deixar essa banca brincar com nós  concurseiros, as questões de 2018 de português estão com índices baixíssimos de acertos, ela sabe como a gente pensa e coloca as alternativas pra errar, mas vamos pra cima  e mostrar quem manda. 

  • É serio que o gabarito é letra A? (Ainda tem gente que tenta defender um gabarito desses kkkkk)

    E eu achando que era só a Consulplan que fazia merda.

    Quem fez a prova deve ter ficado "P" da vida!!!

     

  • Não sei e não consigo entender a resposta A, pois me parece mais claro o ítem D.

  • gabarito A, porque é o único que se refere à apenas alguns usuários... os outros generalizam ou estão errados

     

  • Caros, não tem como ser a letra (d), pois a mesma generaliza demais ao dizer ''todos''. Vamos limpar as lágrimas e voltar aos estudos, força.

  • Ele fala "todos", mas depois especifica dizendo "cientes de sua impunidade". Não tem como defender a banca, temos é que tentar vence la no jogo dela, mas sim é uma banca lixo.

  • Não entendi...

  • Porque a resposta da professora não pode ser diretamente sobre a questão, colocam 24 aulas para responder ?????

    Misericórdia, poderiam ser objetivo.

     

  • Vanda,

    Essa questão não tem a resposta da professora. As 24 aulas são referentes à matéria.
    Você pode "indicar para comentário".

  • Na minha opinião a letra D não está correta, pois o texto diz "Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade", então o título se refere a quem se utiliza de um anonimato para expressar suas opiniões de forma covarde, deixando claro um ressentimento. A alternativa D diz que o título se refere a "todos aqueles que se utilizam da internet, cientes de sua impunidade", então ela generaliza de forma errônea, afinal eu e você utilizamos a internet ao mesmo tempo que sabemos de sua impunidade mas não se pode garantir que iremos utilizar o espaço para expressar opiniões ressentidas e covardes, essa incerteza descarta a alternativa como correta.

     

  • Vamos  marcar pra comentários, eu vi várias que, ao meu entender, poderiam ser a resposta!

  • Concordo com o Pedro Duarte, marquei a letra D, errei a questão acredito que a banca estar correta.( Alguns usuários utilizam da internet por causa de sua impunidade). Correta a banca.

  • poxa! to aprendendo portugues agora, li o texto 2x e merquei a ''D''

  • Minha interpretação no caso:

     a) à motivação de participação de alguns usuários da internet; CORRETA.

    O Ressentimento e a Covardia somados à falta de legislação específica (como mostra o texto), são os motivos que levam alguns usuários a cometer crimes na internet.

     b) aos sentimentos experimentados pelos que se sentem prejudicados pela internet; ERRADA.

    O Ressentimento e a Covardia são sentimentos experimentados pelos que cometem o "crime", não por quem se sente prejudicado.

     c) respectivamente, aos usuários e autores de matérias na internet; ERRADA.

    Nem todos os usuários são ressentidos e nem todos os autores de matérias são covardes.

     d) a todos aqueles que se utilizam da internet, cientes de sua impunidade; ERRADA.

    A alterativa generalozou a TODOS que utilizam da internet, cientes de sua impunidade. Nem todos utilizam a internet por isso.

     e) aos usuários que lutam pela autêntica liberdade de expressão. ERRADA.

    Nem todos que lutam por liberdade de expressão são ressentidos e covardes. Questão generalizou mais uma vez.

    Posso estar errada, mas por eliminação e lógica (pq acredito que devemos entender mais de raciocínio lógico e não de português para responder questões da FGV), esse foi o meu raciocínio.

  • Vontade de mandar um Dracarys pra FGV! hahaha

  • Gab A

    a) à motivação de participação de alguns usuários da internet;

    "Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade."

  • Pela terçeira vez marquei a alternativa (B) , pois é a que mais parece refletir o sentimento retratado pelo texto , contudo temos um pequeno detalhe , não tão pequeno assim, dito na parte  final do texto:

    " Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

    A informação logo acima contradiz a afirmativa (B). Textos pegam o canditado nos detalhes.

    Não concordo que a alternativa ( D) possa aparecer como correta, pois nitidamente erra por extrapolação .

    Alternativa ( A) é inquestionavelmente a correta!

  • Sobre a alternativa B. aos sentimentos experimentados pelos que se sentem prejudicados pela internet;

    Não pode ser a “b” porque ressentimento e covardia, não diz respeito dos que são prejudicados pela internet e sim dos que praticam o crime.

  • Marquei D, mas relendo o texto faz sentido o gabarito da banca. A letra D tem caráter generalista, o texto não faz generalização. 

    "que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade", fica evidente que é uma parcela restrita de usuários  mal-intencionados que são o alvo da crítica do autor. Letra: A.

  • Marquei a letra B, mas de fato é letra a A,questão muito dificil.Parabéns aqueles que acertaram.

  • espero explicitar minha opinião de forma clara, vejam:

    O título gera de certa forma já uma dúvida pra qq filho de Deus. " Ressentimento e covardia  de quem ?" do autor? ou daquele que comete o crime?

    Diante dessa indagação podemos perceber no texto que pode ser da terceira pessoa do discurso (criminoso) do qual o autor se refere: "Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade".

    Eis o motivo ou melhor a motivação de que se valha alguns criminosos virtuis: ressentidos e corvades que maldosamente utilizam da internet para publicar mentiras as famosas fakes

    bom pessol, eu tmb como a maioria errei na letra B, mas confesso que não uma questão meramente simples temos que treinar bastante.

    bons estudos!

     

     

  • Tiro o chapéu pra quem acertou mais de 20 questões nessa prova de português. Vi gente com 25 e 26 acertos. Nem os próprios professores da FGV conseguem acertar isso tudo.

  • Em 11/06/2018, às 08:54:42, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 02/06/2018, às 20:23:41, você respondeu a opção D.Errada!

     

    Ainda não consegui entender a lógica dessa questão. 

  • Em 15/06/2018, às 09:42:21, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 11/05/2018, às 14:11:50, você respondeu a opção D. Errada!

  • Esse tipo de questão nem os professores do QC comentam. Impressionante o quão loco é essa banca.

  • Gente está muito claro! O que MOTIVA alguns usuários na prática de cometer crimes na internet? RESSENTIMENTO E COVARDIA. 

  • QC comentem pfv!

    Em 16/07/2018, às 09:29:04, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 14/05/2018, às 12:36:04, você respondeu a opção D.Errada!

  • Reza a lenda que um dia eu vou acertar essa questão. Minha memória não é boa.

    Em 18/07/2018, às 11:16:15, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 08/07/2018, às 21:01:39, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 20/06/2018, às 22:30:09, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 14/06/2018, às 09:08:13, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 01/06/2018, às 10:12:00, você respondeu a opção D.Errada!

  • Errei, mas entendi depois:

    No final do texto, é mencionada a "expressão dos ressentidos e covardes", o que confirmaria a letra D. Quer dizer, "ressentidos e covardes" são "todos aqueles que se utilizam da internet, cientes de sua impunidade".

    No entanto, o enunciado pede a referência a que faz o título do texto (Ressentimento e Covardia). Ora, "ressentimento e covardia" é justamente a motivação de participação dos "ressentidos e covardes", que correspondem a alguns usuários da internet. Portanto, correta a letra A.

    Importante lembrar que a questão não cobra o sentido do texto, mas a que se refere o título.

  • banca desgraçada. banca desgraçada. banca desgraçada. banca desgraçada

  • Discordo do gabarito, pois a alternativa "D" não generaliza como exposto pelos demais colegas. A expressão "todos" está acompanhada do pronome "aqueles", especificando que o título do texto se refere a todos aqueles que se utilizam da internet, cientes de sua impunidade. Em outras palavras, a alternativa não afirma que o título do texto se refere a todos os usuários, mas somente àqueles que se utilizam da internet, cientes de sua impunidade.

  • VEJO QUE ESSA  PROFESSORA pela completa segurança que tem no comentário, SERÁ ELA UMA DAS QUE ELABOROU PELA BANCA? GENERALIZAR O TERMO TODOS AQUELES  no mesmo pacote de todo mundo deve ter sido da banca, não é possivel...POR FAVOR QC, MANDE UM PROFESSOR QUE, PELO MENOS, ESCLAREÇA O REAL MOTIVO DESSE GABARITO SER A LETRA A...

  • EXEMPLO DE QUESTÃO DESINTERPRETATIVA

  • discordo totalmente. pra mim a alternativa correta seria a D. Mas....fazer o quê?

  • Essa banca é um desserviço a quem estuda. Na boa!

  • a)   à motivação de participação de alguns usuários da internet; CORRETA

    b)   aos sentimentos experimentados pelos que se sentem prejudicados pela internet; ERRADA

    c)   respectivamente, aos usuários e autores de matérias na internetERRADA

    d)   a todos aqueles que se utilizam da internet, cientes de sua impunidade; ERRADA

    e)   aos usuários que lutam pela autêntica liberdade de expressãoERRADA

                                                                              

  • Qdo respondir a questão estava em distração, depois relir duas vezes e entendir. Em nenhum momento o texto diz que é todos os usuários da internet. Então presumi que seja alguns que são ressentidos e covardes por isso letra A
  • O texto fala sobre os abusos praticados na internet e sobre a falta da tipificação legal de muitos deles como crimes (injúrias, difamações, calúnias, violação de direitos autorais, plágios, apropriação indébita, por exemplo).

    No último parágrafo, concluindo, a autora diz que a liberdade de expressão que, por ora, "protege" o direito de se dizer, através da internet, o que se bem entende, é mais expressão de ressentidos e covardes do que liberdade propriamente dita.

    Com isso, podemos inferir que o título dado ao texto – Ressentimento e Covardia – se refere ao sentimento que motiva os abusos praticados na internet. Portanto a resposta da questão é a letra “A”.

    Gabarito: letra “A”

    Fonte: Charles Souza - Estrategia

  • Gabarito: A

    Respondi "D" por pura falta de atenção!

  • à motivação de participação de alguns usuários da internet;

    B aos sentimentos experimentados pelos que se sentem prejudicados pela internet;

    O autor não cita exemplos, pessoas entre outros em casos específico, mas sim no geral.

    C respectivamente, aos usuários e autores de matérias na internet;

    Não necessariamente, pois ele cita os crimes que acontecem na internet e não tem uma lei vigorando para punir, mas que se acontecerem fora essas leis já existem.

    D a todos aqueles que se utilizam da internet, cientes de sua impunidade;

    Está generalizando, ou seja, todos nós que utilizamos a internet estamos cometendo crime? Não é isso que traz no texto.

    E aos usuários que lutam pela autêntica liberdade de expressão.

    Não, pois autor remete a plágios, injúria, calúnia, difamação, entre outros crimes que acontecem no âmbito da internet que ainda não foram solucionados pela lei vigente no Brasil.