SóProvas


ID
2634790
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Ressentimento e Covardia


Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.

Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

A crítica central do texto de Carlos Heitor Cony se dirige:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

     

     

    "Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação."

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Não consigo concordar com esses gabaritos da FGV. O texto fala o tempo de anonimato.

  • fiquei entre B e E, acabei marcando a E, na minha opinião ambas estão corretas, mas FGV é FGV neh, fazer o que ?

  • Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação.

    O autor até comenta outras assuntos que as alternativas trazem, mas usa a legislação da internet como tema principal para comentar outros assuntos ligados à internet.

    Gab: letra B

  • Tendo em vista que o enunciado pede para encontrar a crítica central do texto, ou seja, o tema central, a resposta deve ser procurada na introdução e/ou conclusão, pois a introdução apresenta o tema e a conclusão geralmente retomada do principal conteúdo apresentado.

    Assim, tem-se na introdução do texto como primeira tese apresentada: "Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. 

  • Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita...

     

    Gente, nesse introdução consta uma tese, uma afirmação que foi sustentada ao decorrer dos parágrafos.

    Gab letra B.

     

  • a resposta é letra "b" tendo em vista que ele começa o texto a se referir sobre a falta de legislação na internet, depois vem falando os problemas que essa falta causa.

  • Primeira afirmação do autor é a tese, ideia central, no caso deste texto: CRITICA CENTRAL
  • ATÉ QUE EM FIM UMA RESPOSTA LÓGICA DA MALDITA BANCA!

  • Hermes Neto, vc quis dizer " até que enfim uma questão fácil" né??

    Pois, Pelos outros comentários que eu já vi vc fazendo em outras questões da banca FGV, só posso concluir que questões "lógicas" para você são apenas as questões que vc acerta.

  • Deu até medo de marcar! kkkk (fiquei esperando a pegadinha)

  • A letra B abarca todas outras alternativas.

  • GAB. LETRA B.

    A falta de uma legislação específica para a Internet.

    O autor até comenta outras assuntos que as alternativas trazem, mas usa a legislação da internet como tema principal para comentar outros assuntos ligados à internet.

  • Normalmente a resposta está na introdução nesses casos de ideia central.

    Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. 

  • Gabarito: B

    A crítica principal é a ausência de legislação específica as outras alternativas são exemplos de crimes cometidos devido a impunidade de tais crimes cometidos.