SóProvas


ID
2634796
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Ressentimento e Covardia


Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.

Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

Ao afirmar que, na internet, prevalece a lei do cão, o cronista quer dizer que na internet:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • letra E ??? Alguém explique por favor :(

  • Não concordo com o gabarito. Acho que a letra B está mais de acordo. Não vi nada no texto que pudesse levar ao entendimento de que na internet impera a lei do mais forte, e sim da impunidade. Essas questões servem apenas para derrubar o candidato, pois são muito difíceis de serem modificados os gabaritos por meio de recurso. A banca coloca lá o que ela quiser e ponto final. 

  • O examinador deve vir aqui no QC e rir do nosso desespero!!!kkkkkkkk...Questão que pode ter dois ou três gabaritos.

  • Marquei letra B também! 

    Esse é o gabarito definitivo?

  • Marquei letra B!! Alguem explica por que letra E?? :(

  • Não concordo com o gabarito, mas para essa banca prevalece a lei do cão em nome da verdade!

  • Fiquei em dúvida entre várias alternativas.

    Mas pensei que "a lei do cão" é normalmente referência ao poder do mais forte. Não a impunidade, ou a ausência do estado.

  • Gente, a interpretação deve ser no sentido literal da expressão "lei do cão" que significa a lei do mais forte. Basta pensar em uma briga entre dois cães... Entre eles não há leis escritas, vencendo aquele que for mais forte. Essa é a interpretação do texto, ou seja, pelo fato de ainda não existir regulamentação sobre o uso da internet, impera a lei/vontade/opinião/poder do mais forte (lei do cão) em nome da liberdade de expressão.

     

    Espero ter ajudado, bons estudos =)

    "A vitória é certa, não desista."

  • De fato, no sentido geral do texto, domina a impunidade pela ausência de legislação. Mas na frase "lei do cão" refere-se especificamente à lei do mais forte! Confunde mesmo! 

    #segueobaile

  • "Lei do cão" significa a "lei da selva", onde os mais fortes e/ou mais graduados prevalecem 

  • Vejam o comentário da Giovanna Agustinho

  • Manuella Passos, seu erro está em "Não vi nada no TEXTO que pudesse..."
    A questão pergunta sobre um trecho específico e não sobre o texto.


    Uma dica para matar questões como essa:
    Cubra com a mão as alternativas, não leia nenhuma, não se deixe influenciar pelas opções. Fique refletindo o que significa "Lei do cão", quando chegar a uma conclusão, escreva na prova. DEPOIS olhe as alternativas e veja o que bateu com o que você concluiu sem ver as alternativas. Infelizmente nessas questões se você olhar as alternativas vai ter a interpretação contaminada e vai acabar se confundindo.

  • WTF...essa banca é bizarra no português! ta loco

  • Alguém tem o contato do cronista para  enviar essa questão e pedir para ele responder?

  • A dúvida que não quer calar: "como acertei a questão?" Kkkk
  • Antes de fazer uma prova de português da FGV, vou tomar uns goles de cachaça. Talvez bêbedo eu veja algum sentido nesses gabaritos.

  • O Gabarito dado pela FGV só serve se interpretado FORA do contexto da crônica. Na crônica, a expressão "Lei do Cão" assume outra conotação, o que é frequente no fênomeno linguístico.

    Não fez sentido, nenhuma das ideias introduzidas ao longo do texto levam ao significado de "lei do mais forte", o que só acontece se a alternativa for analisada isoladamente conforme o sentido consagrado pelo uso comum, e não pelo conteúdo narrado. 

  • Se a FGV não contratar, selecionar examinaores mais sensatos e coerentes, vai continuar perdendo mercado para as outras bancas.

  • Na primeira vez que fiz essa questão, fui de acordo com o texto e marquei a letra B, pois no texto o sentido é de impunidade.

    Hoje, revisando meus erros, fui fazer essa questão sem voltar ao texto, só li "lei do cão", aí fui direto na letra E, pois o sentido é a lei do mais forte.

     

    Se analisar a expressão fora do contexto do texto é fácil acertar, mas é complicado analisar assim quando o comando da questão pede "o que cronista quis dizer"

     

    *Até na correção do professor Décio Terror, ele marcou a letra B como gabarito extraoficial

     

    A Subjetividade da FGV é díficil para qualquer um!

  • eu odeio a FGV

  • Eu sei que a Lei do cão é a lei do mais forte, mas pelo texto eu marquei a letra B que eu acho que é a mais correta.

     

  • Gabarito contestável. Em nenhum momento, nem no texto, nem no trecho destacado ou implicitamente, pode-se relacionar " a lei do cão" como "imperar a lei do mais forte" 

     

    O cão é o mais forte? Não

    A lei do cão seria o domínio do caos, da bagunça, desordem da falta de regulação etc. O texto faz a referência:

    "Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório. Nada disso, por ora, acontece na internet."

     

    Veja, infere-se que, na internet fatos, carecem de comprovação seguida de punição para inverdades.

    Gabarito MUITO constestável, na minha opinião. 

  • Para mim, o cão não tem lei...o que justificaria a letra : B

    . Impunidade, sem lei.... E ao meu ver esse gabarito poderia ser contestado.

  • A questão abordou totalmente a "interpretação de texto".

    Alternativa E está corretíssima.

  • Porra!!!

    Tá osso fazer prova dessa banca....descobri que não sei nada de português

  •  

    Gostei da idéia do Sr. Shelking, vou fazer isso antes da prova. hahaha

  • Acho que até PHD em português sofre com essas questões da FGV. Misericórdia!

  • FGV = INTERPRETAÇÃO

    #apavorada  ....kkkkkkkk

  •  desde quando o outro é mais forte na internet se nem sabemos quem o é?

  • Gente eu não comsigo responder as questões dessa banca.

    Socorro!

  • será que estão atualizadas já essas respostas?

  • Colegas, com todo respeito as respostas e questionamentos feitos aqui, em especial ao da colega Giovanna Agustinho, que, de início, tomei como a mais adequada para justificar o gabarito da questão. Analisando novamente, eu não consigo atingir o entendimento de que expressão "lei do cão", para o cronista, significa que “ impera a lei do mais forte”, mas sim, o que vem expresso na alternativa “b”, ou seja, “domina a impunidade”. E essa conclusão é possível porque pede uma resposta associada ao texto, onde, no meu entendimento, prevalece a ideia da impunidade. Entretanto, caso façamos uma interpretação totalmente dissociada do texto e do que queria dizer o autor, mas somente do sentindo da expressão “lei do cão”, facilmente chegaríamos ao gabarito proposto na alternativa “e”. Entendo que o gabarito está errado e deve ser corrigido, do contrário estaria em desacordo com o que foi proposto, portanto, gabarito letra B.  

     

  • Em momento algum no texto é percebida a ideia de "impera a lei do mais forte".

    gabarito muito estranho.

  • Realmente, as Questoes de interpretação de texto d banca FGV são terriveis ...

  • Ai daquele que sabe, há de pagar pela culpa de ter sabido pouco.

    Soren Kriekergard.

  • Juntamente aos demais colegas, não consigo chegar a um entendimento desse gabarito;

    Se observar o que o texto traz, conseguimos perceber a impunibilidade logo seria gabarito B.

    A lei do cão, no "popular" se pressupões desordem, o que sugere a impunibilidade.

    Até onde sei " Lei da Selva" que é a do mais forte.

    Se alguem conseguir explicar para mim agradeceria.

     

  • Gabarito: letra E.

    Merece um ataque soviético de recursos.

    Grande dilema. como pontuar melhor no português da FGV?
    Questões bizarras e surreais!

  • Descordo de um comentário, o qual fala que ''Lei do Cão'' é como se fosse a Lei da Selva...seria pra mim a ''Lei do Leão'' ou ''Lei da fera''. RSRS

  • O comando da questão é:

    "Ao afirmar que, na internet, prevalece a lei do cão, o cronista quer dizer que na internet: "

    Sendo assim, fica claro que devemos buscar o entendimento do cronista com relação ao seu próprio texto e não qualquer outra interpretação para a expressão "lei do cão" em outro contexto que não seja aquele que nos foi apresentado na prova para avaliação.

    Não consegui encontrar nenhuma definição dicionarizada para essa expressão, apenas interpretações que variam de pessoa para pessoa.

    Alguns colegas aqui interpretaram essa expressão como sendo equivalente à lei da selva e o examinador como sendo a lei do mais forte, outros aqui certamente terão outros entendimentos.

    Não me parece sensato uma banca oferecer uma questão com tamanho grau de subjetividade numa prova que é denominada como "prova objetiva". 

    Acredito já ter passado da hora de alguém em nome da FGV, banca a qual reputo como bastante séria e criativa na grande maioria das suas questões, vir a público dar uma versão oficial do critério utilizado em questões desse tipo, até mesmo para que nós concurseiros possamos ter uma orientação mais específica sobre como responder determinados comandos e não fiquemos, na maioria das vezes, errando as questões e depois da divulgação do gabarito, buscando justificativas para concordar com gabaritos injustificáveis como o dessa questão.

    Nem mesmo os professores, nas correções que são feitas antes da divulgação do gabarito oficial, conseguem acertar todas as questões de Português da FGV.
    Já vi professores errando até 6 questões em 20, como foi no caso da prova da Sec. Mun. de Fazenda de Niterói em 2015 e mesmo depois de saberem o gabarito, muitos deles não têm ideia da justificativa a ser dada para os alunos, quando então fogem do assunto ou inventam teorias absurdas como podemos ver aqui mesmo no QC.  

     

     

     

  • eu errei marquei a letra "b" considerei que ele quando ele falou da "lei do cão" considerei sobre a impunidade, pois no texto todo ele vem falar sobre a impunidade na internet, mas pensando melhor "impera a lei dos mais forte" está certa pois, ele citou no texto que alguns comentarios na internet não tem chance de contraditório, então nessa ideia impera o pensamento daquele que tem a palavra(aquele que escreveu a mensagem) " que seria o mais forte".

    Esse foi meu entendimento, espero ter ajudado.

  • Depois de umas centenas de questões da FGV, deu pra perceber que SEMPRE que eles pedem o significado de algo, a resposta não é a que significa o termo fora do contexto e SEMPRE eles colocam uma bem óbvia fora do contexto como casca de banana.

  • Realmente, a FGV é uma banca que não há critérios para se responder as questões. Por exemplo, a questão 11 a ideia central do texto foi dado o gabarito letra b (ideia central do texto é a falta de uma legislação específica para a internet).

    Isto é, domina a impunidade. Ai chega a questão 13 e o gabarito totalmente diverso do esperado.

    Queria que a banca FGV me mostrasse onde no texto fala em mais forte!!!!! Só isso.

  • Nas questões FGV impera a lei do mais forte. 

     

  • Que bagaceira de banca é essa???? Tem 300 pessoas assinalando a mesma coisa e ela diverge de todos . Eu hein, menos querida. Só pra lembrar: não és a Cespe......

  • Não dá nada galera, as questões são difíceis pra todos. Bora pra cima!

  • Na verdade, a "lei do cão" é o domínio da violência, do impor-se pela truculência.

    A alternativa A só está errada por mencionar "violência gratuita", e a truculência, na "lei do cão", não é gratuita, mas tem objetivo.

  • o texto  fala de impunidade... da falta de legislação...realmente fica díficil ...as questões  da fgv deveriam ser objetivas, lógicas e não uma "charada" ...é muita falta de respeito com quem realmente estuda...fgv destruindo sonhos...

  • A FGV conhece e usa muito bem a lei do cão.

  • O problema não é exatamente a FGV e sim esse/essa examinador(a), sem noção, insensato(a). incoerente. Mas reclamar aqui não resolve, uma coisa que fiz foi enviar um texto expondo não só a minha indignação mas a de todos que estão reclamando aqui, para o conselho de ética de uma instituição em que a FGV fez o certame recentemente. no dia da prova com 20 questões de português, para minha surpresa, não teve texto para interpretar, sendo que o conteúdo programático era igual ao do TJ-AL.

    RECLAMEM MAS PARA QUEM POSSA RESOLVER!

  • Para ajudar: a fgv não quer que a gente responda o que traz o texto (diferentemente da fcc e da faurgs, por ex.). Ela exige que tenhamos mais conhecimentos gerais e, com base neles (como foi o fato de saber o que significa ou não "a lei do cão"), marcar a resposta correta.

    Já respondi muitas questões da fgv buscando a resposta no texto e acabava errado. Agora captei a banca. 

    Boa sorte pra nós!

  • Cão é esta banca.. kkkkk

  • Karine borba, isso não faz sentido!
    O texto dá a entender tudo, menos que prevalecerá a lei do mais forte, já que "o que impera na internet é a ausência de lei"
    então sem essa de achar que a lei do cão é a "lei do mais forte" só porque a extrapolação textual de quem deu esse gabarito precisa ser justificada

    o engraçado é que a banca não coloca alternativas absurdas em relação à letra E; ela coloca algo MUITO mais próximo do texto (letra B) do que com o seu próprio gabarito (letra E), sendo que a resposta não é o que a maioria pensa.
    isso não é casca de banana. não é medir conhecimento. é mau caratismo da banca. é a típica questão feita para que se erre.

    aí não entra 'conhecimentos gerais', não =(

  • Dificil demais essa desgraça. Meu Deus, o pior é quando vc passa numa instituição dessa trabalhar lá chega a ser piada. Não mede porra nenhuma, #quevencaomelhor. 

  • Bom dia!

     

    Pra quem marcou letra C) 

     

    C) fatos não precisam ser comprovados   <<< Há momentos no texto em que o autor diz respeito a "alguns fatos que circulam por aí" ou "fatos que circulam por aí", mas não precisamente especifica se são todos ou se são alguns, subentendendo-se pelo texto que tem fatos que são comprovados e fatos que não são comprovados, sendo assim precisamos ter atenção nas alternativas, pois a banca FGV quando se trata de filosofar e interpretar textos, os organizadores são muito exitosos. 

    Bons estudos!

  • Qualquer banca o gabarito seria B, menos para a FGV ¬¬

  • Pqp... SÉRIO que ninguém entendeu que a banca quer saber de vocês o significado da expressão "lei do cão"? Esqueçam a porra do texto e respondam o significado da expressão! LEI DO CÃO=MUNDO COMPETITIVO=SOBREVIVÊNCIA=LEI DO MAIS FORTE

    LETRA E

  • Racionais MC's, obrigada.

  • Alguns concurseiros com a mania de reproduzir discursos: "FGV sendo FGV", "FGV banca do cão", "FGV isso", "FGV aquilo"...


    ¬¬

  • Com o argumento de defender o direito à Liberdade de Expressão, eles estão dando Liberdade Total e não Impunidade. Impunidade é uma das consequências dessa Liberdade Total, dessa terra sem lei/ lei do cão/lei do mais forte!!!!!!!!!!


    Ou seja, o argumento utilizado para defender a Liberdade de Expressão foi a Liberdade Total! E o quê é a liberdade total? É essa lei do cão/ terra sem lei/ lei dos mais fortes...!!!


    ARGUMENTANDO:


    O segredo da questão está no termo Em nome de que significa: em defesa de, a favor de, em

    auxílio de, em prol de, com o intuito de!!!!!!!!


    Se no lugar de "em nome de" fosse " em detrimento de", aí sim a resposta poderia ser a letra b).



    Em nome/em defesa do Direito à Liberdade de Expressão, a falta de regras/ a liberdade Total

    acabou transformando a verdadeira Liberdade de Expressão em Expressão dos

    Ressentidos e Covardes.



    A Liberdade de Expressão é o Direito de falar o que pensa sem

    sofrer retaliações ou censura. Desta forma, deixa tudo liberado, liberdade

    total/ sem regras. Só que pessoas más intencionadas estão fazendo mau uso da

    Liberdade de Expressão. O que fazer nesta situação? Colocar regras!!!!!


    Em nome/em defesa da liberdade de expressão prevalece o quê? a impunidade/ a desordem/ a balburdia (consequência/ parte pelo todo).

    Aqui prevalece a impunidade em nome da liberdade de expressão (ERRADO). Impunidade foi só uma das

    consequências da Liberdade Total.


    Em nome/em defesa da liberdade de expressão prevalece o quê? a falta de regras/ terra sem Lei/ lei do cão/

    lei do mais forte/ terra de ninguém/ "terra de índio"/ casa da mãe Joana/

    "um brega/um put&iro"...(causa/todo pela parte).

    Aqui prevalece a falta de regras/ a liberdade Total --> em nome da liberdade de expressão (CERTO).

    Tanto é verdade que ele ainda completa dizendo que é mais expressão de

    ressentidos do que a verdadeira liberdade de expressão.

  • Continuando...


    O autor não quer acabar com a Liberdade de Expressão, quer

    apenas regras mínimas para acabar com essas consequências: impunidades,

    desordens, violência gratuita, fatos que não precisam ser comprovados, mais

    fortes/ espertos/ poderosos ganhando dos mais fracos...


    Obs: A expressão Lei do mais Forte não significa que é apenas o

    mais forte/esperto/poderoso que vai "ganhar". Significa que alguém

    vai "se dar bem" nas custas do outro, sem seguir as regras/moral/ ética/

    jurídica (no caso concreto quem "se dá bem" é por que foi o mais

    Forte, independente se é ou não forte/esperto/poderoso).



    Portanto, Lei do mais Forte é um termo geral que mostra que

    alguém vai "se dar bem" sem seguir as regras. Lei do mais Forte não é

    ser o mais forte/esperto/poderoso dentro das regras (isso é a Mais Perfeita

    Ordem Democrática do Direito! kkk). Lei do mais Forte é ser o mais

    forte/esperto/poderoso sem nenhum tipo de regra EX: pode roubar, enganar, se

    unir pra ficar mais forte... o que vc conseguir fazer para "se dar

    bem" é válido e ninguém vai te punir por isso!!!!!


    Resposta letra E)

    !!!!!

  • O cão é a FGV

  • Concordo com o que o colega Lucian Bittencourt disse. Baixei e fiz a prova e no contexto da crônica não há o sentido da letra E. Ao analisar separadamente a expressão, beleza, chega-se ao gabarito no sentido da lei do mais forte. Mas ao se levar em conta o texto lido, e isso é corroborado pelo enunciado que diz "Ao afirmar que, na internet, prevalece a lei do cão, o cronista quer dizer que na internet:" fica difícil de entender o que a banca de fato deseja.

  • Mais uma questão dubia feita pra vc não gabaritar portugues dessa excelente banca 

     

    A lei do cão é um dito popular que pode ter significado regional , portanto impreciso , mesmo dentro do contexto ela pode assumir mais de uma caracteristicas.

     

    A banca foi extremamente covarde nessa questão. pois por outro outro ditado A LEI DA SELVA : ESSA SIM É A LEI DO MAIS FORTE 

    VEJAM A INCONGRUENCIA 

  • Prevalece a lei da FGV. Sem sentido algum ...

  • Não tem como uma pessoa intelectualmente séria defender essa gabarito.

  • lEI DO CÃO É ESSA BANCA...

  • lEI DO CÃO É ESSA BANCA...

  • É impossível ter uma certeza na resposta nesse tipo de questão .. é loteria essa porra! 

  • Se ler o texto erra a questão.

  • Eu pensava que odiava a cespe, até começar a fazer questões de português da FGV. É o próprio cão.

  • kkkkkk , só a graça!

  • A FGV e suas questões com excessiva carga de subjetividade. Marque a certa, mas sem ter certeza.

  • Acredito que algumas vezes nós procuramos aceitar o gabarito da banca devido à autoridade que ela tem como avaliadora. Um gabarito desses pra mim não cola. Ou o nível de português é algo que não compreendemos ainda ou é pura maldade. Para os dois casos, não percamos a fé em nossos esforços, realizemos uma quantidade animal de questões e passaremos por essa barreira.

  • A lei do cão não é nada mais que a própria lei do homem.

  • Lucian Bittencourt, também marquei a b e mais uma errada para conta.

  • Lei do cão= mundo animal ,o mais forte manda. Isso oq o cronista quis dizer. No caso a internet o mais forte é a impunidade que é mais forte do que a lei
  • Acho que através dessas questões que a resposta certa, não é a certa, a banca pode fazer seus malabarismos interpretativos para fraudar um concurso de forma legalizada.

  • Misericórdia!!! como são capazes de cobrar um termo dentro do texto no sentido literal e não textual? Haja paciência pra estudar português com essa banca...

  • Com a FGV é LEI DO CÃO.................#quasedeprimido

  • Ufa! Escapei dessa com vida pra contar a história

  • acho q a "B" não pode ser a correta, pois ela usa a palavra "DOMINA", a qual é diferente de PREDOMINA.

    Quer dizer, a palavra "DOMINA" representa uma generalização. No contexto, ela significa dizer que na internet tudo é impune. E isso não é verdade. O que há na internet é um PREDOMÌNIO de impunidade, isto é, mais impunidade do que punidade.

    Espero ter sido compreendido!

  • Prevalece a justiça de Deus, amém, vdc pra todo mundo.

  • gabarito E.

    nada ver esse gabarito, o texto tava falando o tempo todo sobre como os outros veículos de comunicação são responsáveis pelo que publicam e que são punidos e tal...

    e do nada só porque o autor solta lá "a lei do cão" já muda tudo.

    desde quando na internet prevalece a lei do mais forte...se ele mesmo falou em "ressentidos e covardes"

    desde quando os covardes são mais forte...por favor neh, olha que tudo eu procuro uma justificativa mas essa já passou dos limites.

    se o cronista quisesse dizer alguma coisa ele deveria ter dito "terra sem lei" pois era sobre isso que ele falava o tempo todo.

    acho que ele empregou uma expressão de uma forma infeliz que nem ele mesmo devia saber o significado, pq se soubesse ia ver que tava fora de contexto....

    só pedindo luz mesmo para o dia da prova

  • Gabarito: E

    Lei do cão é questão de Interpretação da FGV! Cruzes credo. Diabo é derrotado. Tá repreendido!

  • Marquei a letra B porque a ideia central do texto é a falta de legislação específica e consequentemente trata da impunidade, entretanto o gabarito é letra E (impera a lei do mais forte). Segundo o comentário da professora, em questões assim devemos primeiro verificar o sentido, fora do texto, da expressão proposta (no caso, lei do cão significa lei do mais forte). Depois, tentar trazer esse sentido para o texto e ver se eles se encaixam. Ainda na explicação da professora, as pessoas que fazem mau uso da internet, utilizando-a de má-fé, tornam-se mais fortes quando não há legislação, pois podem fazer o que querem e bem entendem, pois sabem que não serão punidos. Podemos ver que de fato existe o domínio da impunidade, mas este não cabe na expressão lei do cão, o que torna a letra E correta, pois é possível encontrar no texto a ideia que corresponde ao significado primeiro da expressão.

    É difícil e na hora da prova se torna ainda mais, ter que destrinchar tanto assim o texto e com a pressão do tempo, mas é a forma como a FGV cobra.

    Gabarito: E

  • Que Deus seja maior do que a lei do cão da FGV, ou melhor, do que as questões de interpretação do cão da FGV!

  • Acho que até o cronista que escreveu o texto erraria essa questão. hahahahah

  • e só fazer o que a questao pede.. lei do cão.. se pensar demais erra

  • Mds...

  • Entendi p0rr4 nenhuma kkkkkk O cão não é o Satanás não ?

  • a lei do cão de quem late mais alto, MAIS FORTE. foi assim que viajei na questão para acertar....

  • como assim a lei do cão é mais forte? tá amarrado! haha

  • "Ao afirmar que, na internet, prevalece a lei do cão, o cronista quer dizer que na internet:"

    Da vontade de entrar em contato com esse cronista, pra perguntar dele se realmente ele quis dizer isso que consta no gabarito.

  • Precisei errar essa "lei do cão" para entender o porquê da questão.

    dentro do contexto da 'frase lei do cão': que diz que quem vence é o mais forte.

    por isso que a maioria acha que a resposta não tem nada a ver com o que tem no texto,

    porém a resposta tem relação tão somente com a frase!

    é assim mesmo meu povo concurseiro, são meios que a BANCA para fazer a gente errar....

  • Aburdo isso , tenho que estudar ditado popular e seus significados para fazer provas da fgv

  • É impossivel tirar a média com uma banca dessas.
  • Lei do cão não tem, para mim, a acepção que a banca pretende conotar. Posto que, lei do cão me remete a imagem de lei do "diabo", a ideia de "diabo" está ligada exatamente a um contexto caótico, portanto, sem ordem, sem lei.

  • MEU SENHOR JESUS , QUANDO EU VOU COMEÇAR A ENTENDER E A ACERTAR ? quando penso que acertei , errei