-
Não achei a questão "dada" até porque ela não deixa muito claro o que se pede, fica mais evidente para quem já está acostumado a resolver questões desse tipo. Não existe questão fácil, existem questões para cada nível de conhecimento!! ;)
-
Nunca na vida achei esta disciplina "dada" nem no ensino fundamental...quanto mais na FGV
(pra variar...errei =p).
-
“Sem tolerância com o preconceito” é como como se o autor estivesse dizendo: ''Não devemos tolerar o preconceito''
Vejam que podemos classificar isso como sendo uma opinião pessoal do autor...
-
No texto o que o autor afirma é que as pessoas estão cada vez mais intolerantes, elas estão querendo que suas opiniões sejam absolutas e ele se posicona contrário a isso. Ou seja, as PESSOAS são intolerantes e ELE também é intolerante... AO PRECONCEITO dessas pessoas intolerantes, logo, ele é intolerante à intolerância, entenderam o jogo de palavras? Pelo fato de muita gente ter marcado a letra D, acho que isso foi o que confundiu a maioria.
Não tem nada "dado", na hora mesmo da prova uma mínima desatenção faz a gente interpretar tudo errado num texto desses, são detalhes.
-
GABARITO: B
Vejam o último parágrafo:
"Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser. Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate."
O autor do texto sugere uma conduta proativa contra situações de preconceito, sobretudo no que diz respeito às questões religiosas.
-
Estou tendo problemas para localizar as referências textuais que se ligam à resposta das questões da FGV. Para essa questão, entendi que o cerne do texto é a intolerância religiosa a qual, no segundo parágrafo, o autor deixa claro que a razão principal da intoleância é o fanatismo religioso, veja-se:
"o fanatismo se mostra cada dia mais presente no Rio de Janeiro. No último ano, foram registradas dezenas de casos de intolerância religiosa por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Um número ainda subnotificado, pois, muitas ocorrências que deveriam ser registradas como “intolerância religiosa” são consideradas brigas de vizinhos"
Então, para mim, o Autor sugere a intolerância ao preconceito. Preconceito de quem? Dos fanáticos religiosos de nossa sociedade.
Agora que li os comentários, vi que não poderia ter pego esse trecho como referência para responder à questão. Na verdade deveria ter pego o trecho:
"Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate", o qual expressa a opinião do autor, em relação à contaminação do preconceito na sociedade.
Bem tenso...
-
A princípio errei, mas ao rever a questão com mais calma, dá pra matar a questão no próprio enunciado: "...esse POSICIONAMENTO presente no título SE LIGA:"
POSICIONAMENTO tem a ver com opinião pessoal, portanto gabarito B.
Com a FGV é preciso vencer as nossas paixões...
-
a) à maioria absoluta da sociedade moderna;ERRADO
A maioria abosluta da sociedade moderna não tem esse posicionamento “Sem tolerância com o preconceito”
O tamanho desse problema(preconceito) rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial
b)à opinião pessoal do autor do texto;CORRETO
c)às redes sociais;ERRADO
Muito pelo contrário, de acordo com o autor as redes sociais deveriam servir como forma de indignação contra o preconceito, porém mostram, muitas vezes, um preconceito medieval.
d)aos fanáticos religiosos em nossa sociedade;ERRADO
Os fanáticos religiosos não tem esse posicionamento “Sem tolerância com o preconceito” , pelo contrário o fanatismo religiosa fomenta muitos desses ataques.
e)a grande parte de nossa população. ERRADO
Infelizmente,hoje em dia, grande parte da nossa população não possui esse posicionamento "Sem tolerância com o preconceito", afirma-se com base na última linha do texto:
Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate.
-
"Sem tolerância com o preconceito" (= Preconceito não deve ser tolerado)*
Com exceção da letra B (alternativa certa), as demais dão a entender justamente o contrário, pois fazem referência aos grupos que, conforme o texto, praticariam atos de intolerância/atos preconceituosos.
a) à maioria absoluta da sociedade moderna; ERRADA, pois texto nada fala sobre "maioria absoluta"
b) à opinião pessoal do autor do texto; CERTA
c) às redes sociais; ERRADA, pois o texto sugere justamente o contrário ao afirmar que as redes sociais assumiram "papel cruel", de intolerância.
d) aos fanáticos religiosos em nossa sociedade; ERRADA (idem ao item C, pois o texto discorre sobre a intolerância desses grupos)
e) a grande parte de nossa população. ERRADA (idem ao C e D)
-
A opinião que o autor dá no texto é como se ele estivesse dizendo: Sem essa de "tolerar o preconceito". Ao invés de tolerar o preconceito, vamos combatê-lo.
Segue a parte do texto que utilizei para chegar a essa conclusão: "Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate." (Último parágrafo do texto)
A boa é a letra B!
Forte abraço!
-
Fui só eu que achei esse texto ruim e incoerente?
Vejamos: Primeiro ele fala que os ataques são promovidos pelo fanatismo religioso, logo após fala que existe intolerância religiosa. Tem momentos que não dá para entender se ele está defendendo as religiões ou atacando, porque ele mesmo fala sobre "fanatismo religioso". Aí ele diz que os chefes de facção local perseguem as minorias religiosas e que todos devem lutar para que a Constituição seja cumprida.
Sério mesmo que ele espera que o chefe do tráfico respeite a Constituição? Só pode ser piada.
"No último ano recebemos denúncias de ataques contra religiões de matriz africana praticados pelo tráfico de drogas, que não só destruíam terreiros, como também proibiam a realização de cultos em determinada região, segundo o desejo do chefe da facção local.
Não podemos regredir a um estado confessional. A luta de agora pela liberdade religiosa é um dever de todos para garantir o cumprimento da Constituição Federal. " (ãh?)
Acho que o autor do texto devia ir pessoalmente falar com o chefe da facção local e exigir que ele respeite os direitos humanos.
Não parece incoerente?
-
Observa as duas últimas linhas do texto, é totalmente argumentativo, mostrando a opinião do autor.
Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser. Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate.
-
@Jaqueline, também achei engraçado esta parte. he! O cara é chefe do tráfico, quer que ele respeite a constituição? Quer que seja tolerante? Sério mesmo? Não quer que pratique yoga, meditação, tb não? Mas ok.
-
O autor aborda o assunto mencionando alguns aspectos contidos nas alternativas da questão (sociedade, redes sociais e religião), mas sempre com o objetivo de sustentar seu ponto de vista no texto dissertativo.
-
Trata-se de texto dissertativo-argumentativo, logo impregnado com a opinião do autor.
O título: Sem tolerância com o preconceito.
Tópico frasal: Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante.
Desenvolvimento: O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial.
Conclusão: Preconceito não se tolera, se combate.
A temática do texto orbita em torno da intolerância, que, segundo o autor, tornou-se problema global e que deve ser combatido.
Portanto, o posicionamento contido no título liga-se intimamente à opinião do autor
-
Dimas Pereira, é opinião, é não "opnião"... Pode ser para você uma questão dada, mas não assassine nossa língua pátria.
-
Não sei o que fazer ..não consigo entender esta banca.
-
Não sei o que fazer...não consigo nem esta banca e nem o cespe.
-
Claro claro, questão dada. Eu sempre acerto, olho o gabarito e depois respondo, facim facim; questão dada.
-
DIMAS TODA QUESTAO É DADA PRA VC!!!
FGV JÁ DEVE ESTA ARROMBADA DE TANTO DE DARKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
FGV ama questões com título, fiz um mapeamento e existem um total de 50 questões
Q587841
Q878401
-
opniao do autor no final do texto:
" a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate."
-
Para o colega Dimas Pereira todas as questões da FGV são "dadas".Sendo assim, não precisamos estudar!.Humildade mandou lembrança!
-
...Preconceito não se tolera, se combate. Opinião do autor do texto. Gab letra B