-
"Preconceito explícito e agressões" são o problema e logo à frente o autor insere a palavra "questionamento", isto é, dá mostras de estar realizando uma reflexão do problema referido. Portanto, há um "problema" e uma "reflexão."
Letra D
-
Pessoal, questão chatinha, mas nada de mais.
Primeiro, vamos analisar o fragmento do texto: "Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, / somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante”
Perceba que examinador coloca um problema e depois propõe uma reflexão.
Gabarito D
-
Sempre devemos procurar entender o raciocínio da banca para marcarmos com certeza a alternativa.
No caso, o segundo trecho traz, expressamente, um questionamento. Perceba-se que não há discussão, justificativa, ou expliacação. Também, não há se falar que o segundo trecho é causa do primeiro, já que não se estabelece essa relação.
Voltanto à linha de raciocínio, sabemos que todo questionamento sugere uma reflexão. E, assim sendo, o único item que apresenta essa possibilidade é a letra D).
Bem chata a FGV, mas chorar não adianta, temos que quebrar a cabeça mesmo.
-
Fiquei em dúvida entre as alternativas B) D) e E)
Creio que na primeira parte da assertiva cabe tanto: fatos, problema, informação...
O que irá definir é a segunda parte da assertiva: ao dizer que "(nós) somos levados ao questionamento"... O autor expõe uma reflexão.
Reflexão: Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto determinado, sobre si próprio, sobre algum problema ou sentimento.
-
A banca FGV é cheia de particularidades..
-
Nossa! Já levei uma para ficar esperto com a FGV. Nunca tinha visto esse tipo de questionamento em outras bancas.
-
Que horror! Não compreendi!
Fiquei entre B e E e marquei B.
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, - Fato / somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante”- Explicação.
Ele deixa registrado no texto em vários momentos que existe em redes sociais, subnotificação e religião = Fato
e Explica a intolerância.
-
Questão de gramática, mas que a banca quis confundir trocando o nome dos termos por outros menos óbvios. A relação é de causa - consequência. A causa foi chamada de problema "casos de preconceito explícito e agressões" e a consequência foi chamada de reflexão "somos levados ao questionamento".
Diante do (causa), somos levados à (consequência).
-
Eu não sei em qual universo paralelo existe uma linha tênue de diferença entre a letra D e E. Simplesmente não tem. Não tem. Isso se chama decidir na sorte, não no estudo.
-
Com a FGV o filho chora e a mãe não ouve. :P
-
eu acertei pelo "feeling", mas confesso que não entendi muito bem a diferença da D para E.
-
Foda. Acertei no feeling tbm!
-
O Qconcurso bem que poderia criar uma ferramente que filtrasse os comentários "mais relevantes" das questões para que os mesmos se apresentem por primeiro. É incrível a quantidade de comentários inúteis que acabam por tomar tempo dos concurseiros. Essa questão exemplifica o problema, tendo em vista que os dois "melhores comentários" estão localizados no final, ou seja, precisamos rolar a página até encontrar algo relevante e que nos auxílie. Me ajuda aí Qconcurso!!
-
Fernando Hegnr, essa ferramenta já existe!
É só você ordenar por "Mais úteis" na opção que fica localizada embaixo dos links "Comentários"; "Estatísticas"...
-
“Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões (...)" - Se isso não for um problema, não sei o que é...
"(...) somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante” - Questionar, pensar a respeito, refletir...
-
“Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões (problema), / somos levados ao questionamento (reflexão) se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante”.
Resposta: D
-
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, / somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante”
Veja que o número de casos de preconceito é um PROBLEMA, com isso somos levados ao QUESTIONAMENTO. Ora, se questionamos algo é porque estamos refletindo sobre aquilo. Portanto, PROBLEMA/REFLEXÃO.
-
Por que não a letra A?
-
Pra mim, seria a letra E. Deus tenha piedade de nós.
-
letra D
Somos levados ao questionamento---> Ao ler até reflito rsrsrs
-
a) consequência / causa - ERRADA.
A causa sempre vem primeiro, e depois a consequência. Logo, estar diante dos fatos não pode ser a conclusão de se questionar, mas sim o contrário. Para que eu me questione, tenho que primeiramente estar diante dos fatos.
b) fatos / explicação - ERRADA
"Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, / somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante"
Um questionamento é uma dúvida, não uma explicação.
c) opinião / justificativa - ERRADA
Não se trata de opinião do autor, mas sim de fatos.
d) problema / reflexão - GABARITO
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, (problema) somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante (reflexão).
Ao ficar diante do problema, podemos refletir sobre ele. Reflexão pois não há uma resposta exata (vide item B).
e) informação / discussão. - ERRADA
O erro está em discussão, afinal, não necessariamente um questionamento é uma discussão. Discussão envolve mais de uma pessoa, e um questionamento seria, nesse contexto, quando a própria pessoa se questiona.
-
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, / somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante”.
Problema/Reflexão
-
A palavra questionamento denota reflexão, por isso fui na D. Porém a E parecia bastante apetitosa.
-
Preconceito e agressões = Problemas
Questionamento= reflexão
-
“Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, / somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante”. Os segmentos que compõem essa parte inicial do texto indicam, respectivamente:
Questionamento = reflexão ( palavras chaves )