SóProvas


ID
2635228
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO – Sem tolerância com o preconceito
Átila Alexandre Nunes, O Globo, 23/01/2018 (adaptado)
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante. Ou, quem sabe, intolerantemente irracional. Intolerância é a palavra do momento. Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas.
O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial. Líderes políticos, em conluio com líderes religiosos, ignoram os conceitos de moral, ética, direitos, deveres e justiça. As redes sociais assumiram um papel cruel nesse sistema. Se deveriam servir para mostrar indignação, mostram, muitas vezes, um preconceito medieval.
No campo da religiosidade, o fanatismo se mostra cada dia mais presente no Rio de Janeiro. No último ano, foram registradas dezenas de casos de intolerância religiosa por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Um número ainda subnotificado, pois, muitas ocorrências que deveriam ser registradas como “intolerância religiosa” são consideradas brigas de vizinhos.
A subnotificação desses casos é um dos maiores entraves na luta contra a intolerância religiosa. O registro incorreto e a descrença de grande parte da população na punição a esse tipo de crime colaboram para maquiar o retrato dos ataques promovidos pelo fanatismo religioso em nossa sociedade. A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com braços políticos e até de milícias armadas como o tráfico de drogas.
No último ano recebemos denúncias de ataques contra religiões de matriz africana praticados pelo tráfico de drogas, que não só destruíam terreiros, como também proibiam a realização de cultos em determinada região, segundo o desejo do chefe da facção local.
Não podemos regredir a um estado confessional. A luta de agora pela liberdade religiosa é um dever de todos para garantir o cumprimento da Constituição Federal. Quando uma pessoa de fé é humilhada, agredida ou discriminada devido à sua crença, ela tem seus direitos humanos e constitucionais violados. Hoje, falase muito sobre intolerância religiosa, mas, muito mais do que sermos tolerantes, precisamos aprender a respeitar a individualidade e as crenças de cada um.
Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser. Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate.

“Ou, quem sabe, intolerantemente irracional”.
O segmento sublinhado tem valor de:

Alternativas
Comentários
  • As palavras em destaque acolhem a substituição por outras como "talvez", "possivelmente", etc. O sentido, portanto, é de dúvida.

     

    Letra A

  • "Quem sabe" dá uma ideia de incerteza, dúvida, indefinição, mas sendo a FGV...pode-se esperar qualquer coisa.

    Por enquanto... Gabarito: A.

  • Qual a diferença entre dúvida e interrogação?

  • ENTENDAM! Faça primeiro o processo da eliminação, elimine as mais ridiculas..

    Repitam a frase como se voçês estivessem falando, não simplesmente uma leitura.

    Logo verão que não expressa B-opnião, C-certeza muito menos E-retifica (retoma) algo, vendo o que sobrou ( A-dúvida, D-interrogação) percebe-se que há uma semelhança ou estreita ligação entre elas, comum em multipla escolha. A expressão sublinhada "quem sabe" ISOLADAMENTE é uma interrogação, porém a colocação dela na frase entre virgulas te da a ideia de INCERTEZA:

    DÚVIDA-substantivo feminino

    1.incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato.

    Espero ter ajudado...

  • Fiquei em dúvida nas alternativas A , B e D ...
    Essa FGV pqp ...

  • Quando a resposta cai na alternativa letra A , ai você já pensa.. vixi tem uma pegadinha ai...

     

  • Não acredito...acertei rsrsrs.. Fiquei entre a A e D, mas cheguei a conclusão de que o quem sabe não teve o sentido interogativo neste caso.

  • De modo suposto, hipotético: supostamente, possivelmente, quiçá, talvez, provavelmente, teoricamente, hipoteticamente, por conjectura, por suposição, presumivelmente, aparentemente, Ao que tudo indica, ao que parece, pelos vistos, alegadamente, em princípio, acaso, porventura, decerto, eventualmente, com certeza, por acaso, depende, às vezes.

     

     

    ADVÉRBIOS DE DÚVIDA

    Possivelmente haverá prova semana que vem.

    Talvez vá hoje a casa do Rodrigo.

    Aparentemente não há nenhum defeito no aparelho.

    Supostamente seria este o meu trabalho.

    Provavelmente iremos sair amanhã.

    Ela vem aqui casualmente.

    Porventura viste o meu cachorro?

    Se acaso vier o Gilberto, vamos passear os dois.

    Este azeite é quiçá melhor que o de ontem.

     

    Essa banca viu..

  • Ultimamente tenho acertado mais raciocínio lógico do que português na FGV.  Eu sou de humanas (rs). Parece que ela pega mais pesado nas específicas e no português (no português ela pesa 10 vezes mais), pelo menos essa aqui eu acertei.  \o/

  • Pensei logo ser "Dúvida", mas por ser FGV, imaginei que "opinião" também se aplicasse, já que no texto o autor sugere a sociedade está se tornando "intolerantemente irracional".

  • “Ou, quem sabe, intolerantemente irracional”.

    Não vej como não poderia ser opinião. Eu fiquei na dúvida entre Opinião e Dúvida. para mim é as duas coisas.

  • A expressão "quem sabe" exprime ideia de dúvida.

     

    O valor de interrogação, ao meu ver, existiria apenas se houvesse uma pergunta, ou seja, um ponto de interrogação, cabendo uma resposta.

     

    Nesse caso, é possível perceber que não cabe uma resposta para a frase da questão: “Ou, quem sabe, intolerantemente irracional”.

  • https://vestibular.uol.com.br/duvidas-de-portugues/quem-sabe-eu-ainda-sou-uma-garotinha.htm:

    "Explico: a expressão inicial 'Quem sabe...' indica dúvida, hipótese. Sempre que isso ocorrer, o verbo da frase deverá ser conjugado em um dos tempos do modo denominado de subjuntivo, que é o modo que indica desejo, hipótese, dúvida."

     

    https://www.dicionarioinformal.com.br/quem+sabe%3F/:

    "Pergunta que exprime dúvida."

     

     

  • Sinônimo de quem sabe. Quem sabe é dúvida.

  • Banca vagabunda! Fui na D, visto que essa banca é lunática. 

  • Nessa questão fiz a análise da frase desde o início:

    "Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante. Ou, quem sabe, intolerantemente irracional. Intolerância é a palavra do momento." 

     

    Questionamento - ato ou efeito de questionar; dúvida, incerteza.

     

  • O problema da FGV é que quando ela coloca uma questão como essa, relativamente fácil, acabamos ficando desconfiados....

  • Difícil é ler alguém tentando orientar e escrever vocês com Ç.

  • dúvida

    substantivo feminino

    incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato.

    "o resultado da pesquisa eleitoral provocou muitas "

    hesitação entre opiniões diversas ou várias possibilidades de ação.

    "tinha d. se devia ou não aceitar o presente"

    interrogação

    substantivo feminino

  • Ou, quem sabe, intolerantemente irracional.

    Ou, talvez, intolerantemente irracional.

    Ou, possivelmente, intolerantemente irracional.

    Ou, provavelmente, intolerantemente irracional.

  • pediram pra eliminar as mais ridículas, porém, as mais ridículas são as certas heheheheh

  • Quem sabe dá ideia de talvez (dúvida). Substituindo na frase ficaria:

    "Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante. Ou, TALVEZ, intolerantemente irracional."

  • Mais uma questão que fez sentido ! Parabéns FGV

  • Responda logo não volte ao texto! se voltar vai errar!