SóProvas


ID
2635231
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO – Sem tolerância com o preconceito
Átila Alexandre Nunes, O Globo, 23/01/2018 (adaptado)
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante. Ou, quem sabe, intolerantemente irracional. Intolerância é a palavra do momento. Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas.
O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial. Líderes políticos, em conluio com líderes religiosos, ignoram os conceitos de moral, ética, direitos, deveres e justiça. As redes sociais assumiram um papel cruel nesse sistema. Se deveriam servir para mostrar indignação, mostram, muitas vezes, um preconceito medieval.
No campo da religiosidade, o fanatismo se mostra cada dia mais presente no Rio de Janeiro. No último ano, foram registradas dezenas de casos de intolerância religiosa por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Um número ainda subnotificado, pois, muitas ocorrências que deveriam ser registradas como “intolerância religiosa” são consideradas brigas de vizinhos.
A subnotificação desses casos é um dos maiores entraves na luta contra a intolerância religiosa. O registro incorreto e a descrença de grande parte da população na punição a esse tipo de crime colaboram para maquiar o retrato dos ataques promovidos pelo fanatismo religioso em nossa sociedade. A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com braços políticos e até de milícias armadas como o tráfico de drogas.
No último ano recebemos denúncias de ataques contra religiões de matriz africana praticados pelo tráfico de drogas, que não só destruíam terreiros, como também proibiam a realização de cultos em determinada região, segundo o desejo do chefe da facção local.
Não podemos regredir a um estado confessional. A luta de agora pela liberdade religiosa é um dever de todos para garantir o cumprimento da Constituição Federal. Quando uma pessoa de fé é humilhada, agredida ou discriminada devido à sua crença, ela tem seus direitos humanos e constitucionais violados. Hoje, falase muito sobre intolerância religiosa, mas, muito mais do que sermos tolerantes, precisamos aprender a respeitar a individualidade e as crenças de cada um.
Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser. Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate.

Os segmentos abaixo estão ligados semanticamente; o segmento em que a troca de posição dos termos sublinhados NÃO é adequada ao contexto é:

Alternativas
Comentários
  • Na primeira alternativa, existe uma ordem cronológica de acontecimento. Primeiro se rompe as fronteiras, depois se torna uma praga mundial. Ao invertermos, carecerá de lógica a construção. Ora, como seria uma praga mundial sem antes ter rompido as fronteiras? Infere-se, pois, que a alteração da ordem dos termos acarretaria prejuízo no entendimento.

     

    Letra A

  • (GAB A) Explicação:

    Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária

     b) indicação respectiva de uma ação passada e de um fato atual; 

     

    Não tem como inverter a ordem, prejudicaria o sentido original da frase.

  • Galera, pare agora, respira. Respirou? Então vamos.

     

    Esse tipo de questão é muito comum da banca FGV. Existe um macetinho para passar logo por esse tipo de questão. 

     

    Quando o examinador dizer que a troca de posição gera inadequação, voce deve pensar sempre que uma fragmento aconteceu para depois o outro acontecer, nunca o segundo acontece antes do primeiro

    Exemplo: Vou estudar bastante para passar na prova. Ou seja, primeiro você estuda e depois voce passa.

     

    Então vamos agora às alternativas.

     

    a) Gabarito. Primeiro rompe-se às fronteiras e só depois torna-se uma praga mundial. Não tem como tornar-se praga mundial e só depois romper as fronteiras. 

     

     

  • SEMANTICAMENTE dá ideia de SENTIDO, no caso da frase, da ESQUERDA para a DIREITA, se você inverter perdera a ordem.

    Como pode se tornar uma praga mundial, se não romper PRIMEIRO as fronteiras?

    No Brasil se lê da esquerda para a direita, em algumas linguagens, por exemplo, em árabe se lê da direita para a esquerda.

  • Trecho original: "A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com braços políticos e até de milícias armadas como o tráfico de drogas."

     

    Troca de posição dos termos: A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com milícias armadas  e até de braços políticos como o tráfico de drogas. 

     

    ??????????

  • váaaaaaa direto na explicação do dimas pereira, nota 10...

  • Fiz apenas a "troca" dos termos, não utiliizei de variações ou flexões nos verbos ou substantivos, todas elas se encaixaram, apenas a alternativa A necessitou de mudanças..

     a) “O tamanho desse problema torna-se (tornou-se) uma praga mundial e rompeu fronteiras”; -há tambem a troca temporal de causa e efeito, onde primeiro se rompe as fronteiras(causa) para depois tornar-se mundial(efeito)

     b) “...ignoram os conceitos de justiça, direitos, ética, deveres moral”;

     c) “...cada vez mais organizada com milícias armadas e até de braços políticos”;

     d) “Líderes religiosos, em conluio com líderes políticos...”;

     e) “Da religião às convicções políticas, da cor da pele  à orientação sexual”. 

  • Obrigada, Dimas Pereira.

  • Essa questão não tem nada a ver com concordância. Se fosse assim, a C estaria inadequada. A questão é da indadequação do contexto. E a assertiva A fica inadequada, pois primeiro rompeu barreiras para depois (só então) tornar-se uma praga mundial.

  • Pessoal, a questão pede em qual alternativa consta uma inadequação caso os termos sublinhados sejam trocados.

    Ao analisar as opções, percebe-se que todas as alternativas, com os respectivos termos sublinhados, podem ser trocados de posição sem prejuízo semântico, com exceção da assertiva "A", pois primeiramente rompe-se barreiras e somente depois é que o problema torna-se uma praga mundial. 

    Seguimos firmes na luta!

     

  • Semanticamente a alternativa C também ficaria inadequada, especialmente se analisarmos todo o contexto no texto em tela.

  • A meu ver, ficam inadequadas tanto a assertiva "a" quanto a "c". Alguém sabe se já saiu o gabarito definitivo desta prova? Ela é bem recente, pode ser que algumas sejam anuladas ainda ou será que não?

  • o que rompe fronteiras é o tamanho do problema, e não a praga mundial. Então não é adequado trocar um pelo outro na letra A.

  • Romper as fronteiras é a causa e tornar -se uma praga munidal é a consequència. Assim, se invertr, fica errado.

  • Tudo bem que a alteração ficaria inadequada na alternativa A. Porém, na alternativa C, ao meu ver, também alteraria.

    Ainda não encontrei uma explicação razoável nos comentários.

  • Rodrigo Ribeiro, qual seria a diferença se eu invertesse ? 

  • Acreidito que o Gabarito está relacionado a existgencia de dois VERBOS. Pelo menos marquei a questão por ser a única que possui DOIS Verbos. ROMPER (BARREIRAS) _____ TORNAR (PRAGA MUNDIAL)

    Não é o tamanho que torna praga, mas sim o fato de romper barreiras.

    Nesse caso uma é causa e outra consequência e sua troca, mudaria o significado.

  • Causa e efeito... FGV adora...
    A letra  está correta, apesar de soar estranho:
    Cada vez mais organizada com milícias armadas e até de braços políticos. 
    Organizada (acho que tem uma "através" implícito aqui) de braços políticos.  

  • Ao meu ver, tendo em vista que para mim deu certo, para se tronar praga mundial é necessário romper fronteira; se rompeu fonteira, já se tornou praga mundial. 

  • O enunciado da questão 10 da mesma prova ajuda a responder essa!

  • Já errei antes uma questão parecida da FGV e que também tinha o verbo "torna-se" em um dos segmentos sublinhados. Desde então aprendi que a mudança de posição desse verbo altera o sentido da frase.

  • Vai pelos verbos. Substantivos podem ser trocados de boa. Agora os verbos quase sempre exprimem uma ideia cronológica sucessiva entre as ações ( Primeiro isso, depois aquilo ).

  • Sem dúvida é a Letra A.


    Primeiro se rompe fronteira, depois se expande pelo mundo...

  • Depois de errar tantas questões da FGV, vc percebe que eles se preocupam muito com cronologia e enumeração.

  • Em se tratando de questões como essa é necessário atentar aos verbos e sua cronologia!

  • Ideia de causa e consequência que a FGV sem cobra. Depois de resolver várias questões, quando vejo esse tipo de questão já vou procurar essa ideia de causa e consequência.

    O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial

    Causa ->consequência

  • Opção A.

    Há uma denotação lógica, pois ao dizer que "se tornou uma praga mundial", seria uma redundância ,portanto desnecessário, acrescentar que " rompeu fronteiras". Ora, se já está disseminado pelo mundo, é porque rompeu fronteiras, sendo portanto dispensado deslocar para frente então, esse fragmento.

    Espero ter contribuído de alguma forma.

  • kkkk A covid para se tornar uma praga mundial primeiro teve que romper fronteiras, se não rompesse primeiro as fronteiras da china, não teria se tornado uma praga mundial..... kkkkkk