-
Na primeira alternativa, existe uma ordem cronológica de acontecimento. Primeiro se rompe as fronteiras, depois se torna uma praga mundial. Ao invertermos, carecerá de lógica a construção. Ora, como seria uma praga mundial sem antes ter rompido as fronteiras? Infere-se, pois, que a alteração da ordem dos termos acarretaria prejuízo no entendimento.
Letra A
-
(GAB A) Explicação:
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária
b) indicação respectiva de uma ação passada e de um fato atual;
Não tem como inverter a ordem, prejudicaria o sentido original da frase.
-
Galera, pare agora, respira. Respirou? Então vamos.
Esse tipo de questão é muito comum da banca FGV. Existe um macetinho para passar logo por esse tipo de questão.
Quando o examinador dizer que a troca de posição gera inadequação, voce deve pensar sempre que uma fragmento aconteceu para depois o outro acontecer, nunca o segundo acontece antes do primeiro
Exemplo: Vou estudar bastante para passar na prova. Ou seja, primeiro você estuda e depois voce passa.
Então vamos agora às alternativas.
a) Gabarito. Primeiro rompe-se às fronteiras e só depois torna-se uma praga mundial. Não tem como tornar-se praga mundial e só depois romper as fronteiras.
-
SEMANTICAMENTE dá ideia de SENTIDO, no caso da frase, da ESQUERDA para a DIREITA, se você inverter perdera a ordem.
Como pode se tornar uma praga mundial, se não romper PRIMEIRO as fronteiras?
No Brasil se lê da esquerda para a direita, em algumas linguagens, por exemplo, em árabe se lê da direita para a esquerda.
-
Trecho original: "A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com braços políticos e até de milícias armadas como o tráfico de drogas."
Troca de posição dos termos: A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com milícias armadas e até de braços políticos como o tráfico de drogas.
??????????
-
váaaaaaa direto na explicação do dimas pereira, nota 10...
-
Fiz apenas a "troca" dos termos, não utiliizei de variações ou flexões nos verbos ou substantivos, todas elas se encaixaram, apenas a alternativa A necessitou de mudanças..
a) “O tamanho desse problema torna-se (tornou-se) uma praga mundial e rompeu fronteiras”; -há tambem a troca temporal de causa e efeito, onde primeiro se rompe as fronteiras(causa) para depois tornar-se mundial(efeito)
b) “...ignoram os conceitos de justiça, direitos, ética, deveres e moral”;
c) “...cada vez mais organizada com milícias armadas e até de braços políticos”;
d) “Líderes religiosos, em conluio com líderes políticos...”;
e) “Da religião às convicções políticas, da cor da pele à orientação sexual”.
-
Obrigada, Dimas Pereira.
-
Essa questão não tem nada a ver com concordância. Se fosse assim, a C estaria inadequada. A questão é da indadequação do contexto. E a assertiva A fica inadequada, pois primeiro rompeu barreiras para depois (só então) tornar-se uma praga mundial.
-
Pessoal, a questão pede em qual alternativa consta uma inadequação caso os termos sublinhados sejam trocados.
Ao analisar as opções, percebe-se que todas as alternativas, com os respectivos termos sublinhados, podem ser trocados de posição sem prejuízo semântico, com exceção da assertiva "A", pois primeiramente rompe-se barreiras e somente depois é que o problema torna-se uma praga mundial.
Seguimos firmes na luta!
-
Semanticamente a alternativa C também ficaria inadequada, especialmente se analisarmos todo o contexto no texto em tela.
-
A meu ver, ficam inadequadas tanto a assertiva "a" quanto a "c". Alguém sabe se já saiu o gabarito definitivo desta prova? Ela é bem recente, pode ser que algumas sejam anuladas ainda ou será que não?
-
o que rompe fronteiras é o tamanho do problema, e não a praga mundial. Então não é adequado trocar um pelo outro na letra A.
-
Romper as fronteiras é a causa e tornar -se uma praga munidal é a consequència. Assim, se invertr, fica errado.
-
Tudo bem que a alteração ficaria inadequada na alternativa A. Porém, na alternativa C, ao meu ver, também alteraria.
Ainda não encontrei uma explicação razoável nos comentários.
-
Rodrigo Ribeiro, qual seria a diferença se eu invertesse ?
-
Acreidito que o Gabarito está relacionado a existgencia de dois VERBOS. Pelo menos marquei a questão por ser a única que possui DOIS Verbos. ROMPER (BARREIRAS) _____ TORNAR (PRAGA MUNDIAL)
Não é o tamanho que torna praga, mas sim o fato de romper barreiras.
Nesse caso uma é causa e outra consequência e sua troca, mudaria o significado.
-
Causa e efeito... FGV adora...
A letra C está correta, apesar de soar estranho:
Cada vez mais organizada com milícias armadas e até de braços políticos.
Organizada (acho que tem uma "através" implícito aqui) de braços políticos.
-
Ao meu ver, tendo em vista que para mim deu certo, para se tronar praga mundial é necessário romper fronteira; se rompeu fonteira, já se tornou praga mundial.
-
O enunciado da questão 10 da mesma prova ajuda a responder essa!
-
Já errei antes uma questão parecida da FGV e que também tinha o verbo "torna-se" em um dos segmentos sublinhados. Desde então aprendi que a mudança de posição desse verbo altera o sentido da frase.
-
Vai pelos verbos. Substantivos podem ser trocados de boa. Agora os verbos quase sempre exprimem uma ideia cronológica sucessiva entre as ações ( Primeiro isso, depois aquilo ).
-
Sem dúvida é a Letra A.
Primeiro se rompe fronteira, depois se expande pelo mundo...
-
Depois de errar tantas questões da FGV, vc percebe que eles se preocupam muito com cronologia e enumeração.
-
Em se tratando de questões como essa é necessário atentar aos verbos e sua cronologia!
-
Ideia de causa e consequência que a FGV sem cobra. Depois de resolver várias questões, quando vejo esse tipo de questão já vou procurar essa ideia de causa e consequência.
O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial
Causa ->consequência
-
Opção A.
Há uma denotação lógica, pois ao dizer que "se tornou uma praga mundial", seria uma redundância ,portanto desnecessário, acrescentar que " rompeu fronteiras". Ora, se já está disseminado pelo mundo, é porque rompeu fronteiras, sendo portanto dispensado deslocar para frente então, esse fragmento.
Espero ter contribuído de alguma forma.
-
-
kkkk A covid para se tornar uma praga mundial primeiro teve que romper fronteiras, se não rompesse primeiro as fronteiras da china, não teria se tornado uma praga mundial..... kkkkkk