SóProvas


ID
2635240
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO – Sem tolerância com o preconceito
Átila Alexandre Nunes, O Globo, 23/01/2018 (adaptado)
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante. Ou, quem sabe, intolerantemente irracional. Intolerância é a palavra do momento. Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas.
O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial. Líderes políticos, em conluio com líderes religiosos, ignoram os conceitos de moral, ética, direitos, deveres e justiça. As redes sociais assumiram um papel cruel nesse sistema. Se deveriam servir para mostrar indignação, mostram, muitas vezes, um preconceito medieval.
No campo da religiosidade, o fanatismo se mostra cada dia mais presente no Rio de Janeiro. No último ano, foram registradas dezenas de casos de intolerância religiosa por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Um número ainda subnotificado, pois, muitas ocorrências que deveriam ser registradas como “intolerância religiosa” são consideradas brigas de vizinhos.
A subnotificação desses casos é um dos maiores entraves na luta contra a intolerância religiosa. O registro incorreto e a descrença de grande parte da população na punição a esse tipo de crime colaboram para maquiar o retrato dos ataques promovidos pelo fanatismo religioso em nossa sociedade. A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com braços políticos e até de milícias armadas como o tráfico de drogas.
No último ano recebemos denúncias de ataques contra religiões de matriz africana praticados pelo tráfico de drogas, que não só destruíam terreiros, como também proibiam a realização de cultos em determinada região, segundo o desejo do chefe da facção local.
Não podemos regredir a um estado confessional. A luta de agora pela liberdade religiosa é um dever de todos para garantir o cumprimento da Constituição Federal. Quando uma pessoa de fé é humilhada, agredida ou discriminada devido à sua crença, ela tem seus direitos humanos e constitucionais violados. Hoje, falase muito sobre intolerância religiosa, mas, muito mais do que sermos tolerantes, precisamos aprender a respeitar a individualidade e as crenças de cada um.
Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser. Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate.

“Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas”.
Esse é um dos períodos do texto construídos sem verbo; a reescritura adequada desse segmento em que acrescentássemos verbo e conector é:

Alternativas
Comentários
  • Deus que me perdoe, mas que banca maldita essa FGV! Ao contrário do CESPE, ela não insere os parágrafos ou as linhas em que se encontram os trechos trazidos nos enunciados. Faz isso propositadamente, apenas para o candidato desperdiçar um tempo colossal procurando. De qualquer forma, o trecho é este:

    "Intolerância é a palavra do momento. Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas."

     

    Observando essa passagem e verificando as alternativas, apenas a primeira faz sentido, pois se revela a única que abarca tanto a intolerância que vai da religão à orientação sexual quanto a que vai da cor da pele às convicções políticas. 

     

    Letra A

  • Qual o erro da letra E??

  • Entendo que a letra E está errada pois o "ORA" traz ideia de alternância. No texto, a intolerância acontece em todos esses setores mencionados de uma vez e não alternativamente. 

  • Pessoal, ao meu ver o emprego dos verbos estão corretos nas frases: dando a ideia de ocorrência/ existência da intolerância.

    Você chegará na resposta correta analisando os conectivos (conjunções) das alternativas:

     

    a)A intolerância ocorre da religião à orientação sexual do mesmo modo que da cor da pele às convicções políticas;

     

     

     b)Há intolerância na religião e na orientação sexual à proporção que também ocorre na cor da pele e nas convicções políticas;

    A conjunção "à proporção" traz a ideia de proporcionalidade, diferentemente da ideia empregada no texto que é de ocorrência ao mesmo tempo.

     

     

    c)Existe intolerância na religião e na orientação sexual embora exista também na cor da pele e nas convicções políticas; 

    A conjunção "embora" nos traz a ideia de concessão, porém no texto a ideia da frase é de existência simultânea.

     

     

    d)Somos intolerantes no que diz respeito à religião e à orientação sexual, mas não na cor da pele e nas convicções políticas;

    A conjunção "mas" traz a ideia de adversidade, diferentemente da ideia empregada no texto

     

     

    e)Ocorre intolerância ora da religião à orientação sexual, ora da cor da pele às convicções políticas.

    A conjunção " ora, ora" traz a ideia de alternância, diferentemente da ideia empregada no texto que é de ocorrência ao mesmo tempo.

     

  • mas nao foi dito no enunciado que era de acordo com o texto!

    e nem que era pra manter o sentido originaI!

  • Excelente o comentário do Luis Felipe.

  • A questão diz que não há verbo na construção da frase: “Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas”.
    Orientação é o que??????????? pelo amor de Jeová!

  • Fernanda Rocha, "orientação" é um substantivo. Orientar é o verbo.

  • A letra A, todas as outras letras retira ideia de adicão.

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!

  • A observação das conjunções já seriam suficientes, para a solucionar a questão