SóProvas


ID
2635603
Banca
FUNRIO
Órgão
CGE-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Após concluída pela equipe de auditoria, a matriz de planejamento deve ser revisada e aprovada pelo supervisor, antes do início da etapa de execução da auditoria. Avalie se são objetivos específicos desse processo de validação:

I. Conferir a lógica da auditoria e o rigor da metodologia aplicada, questionando as fontes de informação, a estratégia e o método de análise a ser utilizado, em confronto com os objetivos da auditoria.
II. Orientar e aconselhar a equipe de auditoria sobre a abordagem a ser adotada na auditoria.
III. Assegurar a qualidade do trabalho e alertar a equipe sobre falhas no seu desenvolvimento/concepção.
IV. Definir o prazo para elaboração do relatório de auditoria bem como suas formas de comunicação.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    A matriz de planejamento é uma das ferramentas de controle de qualidade onde são detalhados todos os outros passos e procedimentos necessários à execução do processo de auditoria, além de registrar os objetivos da auditoria, bem como as questões que serão investigadas e quais as possíveis conclusões.

    A questão aborda os objetivos específicos do processo de validação da matriz de planejamento, segundo Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.33). Veja:

    Validação da matriz de planejamento

    101 O processo de validação da matriz de planejamento passa por duas etapas. Primeiramente, após a revisão do supervisor, a matriz de planejamento deve ser submetida a um painel de referência com o objetivo de colher críticas e sugestões para seu aprimoramento. Esse processo de validação tem por objetivos específicos:

    a) conferir a lógica da auditoria e o rigor da metodologia utilizada, questionando as fontes de informação, a estratégia metodológica e o método de análise a ser utilizado, em confronto com os objetivos da auditoria;

    b) orientar e aconselhar a equipe de auditoria sobre a abordagem a ser adotada pela auditoria;

    c) prover variado conjunto de opiniões especializadas e independentes sobre o projeto de auditoria;

    d) assegurar a qualidade do trabalho e alertar a equipe sobre falhas no seu desenvolvimento/ concepção; e

    e) conferir a presença de benefícios potenciais significativos.

    Analisando-se os itens da questão acima, com exceção ao “IV”, todos os demais são objetivos específicos de validação da matriz de planejamento conforme o Manual supramencionado. Ressalte-se que a definição do prazo para elaboração do relatório de auditoria, bem como suas formas de comunicação são realizados na fase de planejamento, mas não é um dos objetivos específicos a serem validados na matriz de planejamento.