SóProvas


ID
2635663
Banca
FUNRIO
Órgão
CGE-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO


                                     NATAL NA BARCA


Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu.

O velho, um bêbedo esfarrapado, deitara-se de comprido no banco, dirigira palavras amenas a um vizinho invisível e agora dormia. A mulher estava sentada entre nós, apertando nos braços a criança enrolada em panos. Era uma mulher jovem e pálida. O longo manto escuro que lhe cobria a cabeça dava-lhe o aspecto de uma figura antiga.

“Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca”; a grafia em duas palavras do termo “por que” indica que ele foi visto como interrogativo indireto. A frase abaixo que apresenta o mesmo caso é:

Alternativas
Comentários
  • Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca.

    (substitui o '' por que'' por )   O MOTIVO PELO QUAL 

    Não quero nem devo lembrar aqui o motivo pelo qual me encontrava naquela barca

    CORRETA C

    Queria saber por que a narradora não se identifica.

    Queria saber o motivo pelo qual a narradora não se identifica.

  • Levando-se em consideração apenas a explicação do colega Helio Cesar Lima Junior, a alternativa D também estaria correta, vejamos: O texto mostra um tema por que todos deviam interessar-se. O texto mostra um tema pelo qual todos deviam interessar-se. O "tchã" da questão é o termo "interrogativo indireto", ou seja, uma pergunta realizada sem o uso do sinal de interrogação. Aí sim, a única alternativa é a letra C: "Queria saber por que a narradora não se identifica." Abraço e bons estudos!
  • Utiliza-se "Por que" no inicio da pergunta ou quando a palavra "MOTIVO" está subentendida, nao precisa estar explicita basta estar subentendida

    “Não quero nem devo lembrar aqui por que (MOTIVO) me encontrava naquela barca” 

    c) Queria saber por que (MOTIVO) a narradora não se identifica.

    Resposta correta: C

     

  • Atentem para o comando da questão, há outra alternativa que gramaticalmente esta correta pertinentes ao uso dos "porquês". Entrentanto a única que atende aos requisitos da questão é a letra "C" ,pois se mostra como uma pergunta indireta (Ou seja sem o sinal de interrogação propiamente dito).

  • Obrigada pelos comentarios me ajudaram.

  • As alternativas "a", "b" e "e" são perguntas diretas e devem ser excluídas. 

     

    Na alternativa "d" o "por que" não é um advérbio interrogativo e sim uma locução pronominal que pode ser trocado por "pelo qual": 

    O texto mostra um tema por que (pelo qual) todos deviam interessar-se.

  • A - Interrogativa direta (possui ponto de interrogação)

     

    B - Interrogativa direta (possui ponto de interrogação)

     

    C - o "por que" está sendo usado corretamente e a frase é interrogativa indireta (não possui ponto de interrogaçao, mas possui vocabulo interrogativo "queria saber...") 

     

    D - o "por que" está sendo usado corretamente, mas a frase não é interrogativa (nem direta nem indireta)

     

    E - Interrogativa direta (possui ponto de interrogação)

     

    GABARITO C

  • Comentário de Lydia Perazzo agregou bastante =) Obg

  • Queria saber por que a narradora não se identifica.

     

    Queria saber por qual razão a narradora não se identifica.

     

    Sertão Brasil .

  • Excelente comentário o da Lydia Perazzo

  • queria entender essa questão, a alternativa e pelo que eu vi nesses comentários contra diz tudo que aprendi sobre os porquês até agora

  • Gabarito C.



    A questão fala no comando de interrogativo indireto. Os iténs que tinham ???? eram diretos eliminei 3 alternativas. Na letra "D" a frase estava com uma Ênclise eliminei está também. Tanto a frase no comando da questão, quanto na alternativa "C" havia uma negação (não).

  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer saber em qual das alternativas abaixo a grafia em duas palavras do termo “por que” indica que ele foi visto como interrogativo INDIRETO. Vejamos:

     .

    Frases interrogativas diretas são aquelas que começam por palavra interrogativa e terminam com um ponto de interrogação. Ex.: Que dia será a prova da PF?

    Frases interrogativas indiretas supõem a indagação, mas não começam com palavra interrogativa e terminam com ponto final. Ex.: Gostaria de saber que dia será a prova da PF.

     .

    A) Por que a narradora do texto não se identifica?

    Errado. Nesse caso há uma frase interrogativa DIRETA.

     .

    B) A narradora do texto não se identifica por quê?

    Errado. Nesse caso há uma frase interrogativa DIRETA.

     .

    C) Queria saber por que a narradora não se identifica.

    Certo. Nesse caso há uma frase interrogativa INDIRETA.

     .

    D) O texto mostra um tema por que todos deviam interessar-se.

    Errado. Nesse caso temos uma frase declarativa afirmativa (intenção de afirmar algo) e não interrogativa indireta.

     .

    E) Por que a prova começa por esse texto?

    Errado. Nesse caso há uma frase interrogativa DIRETA.

     .

    Uso dos porquês

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    Gabarito: Letra C