-
Mamão com açúcar!
-
Não entendi.
-
GAB: B
a) correspondem a um linguajar que, apesar de ser antigo, continua em amplo uso na linguagem atual. (Errado. O que pode ser comprovado pelo seguinte trecho: "Fora isso, é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais dessa sintaxe poucas vezes usada atualmente”
b) divergem dos usos linguísticos atuais, caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais. (GABARITO)
c) estão associadas ao coloquial, o que dá mais vivacidade à linguagem e desperta o interesse do público. (Errado. Coloquialismo é a linguagem que usamos no dia a dia, sem formalidades ou outras coisas parecidas. Como o próprio autor fala, a linguagem usada na novela é extremamente formal.)
d) harmonizam-se com a linguagem dos dias atuais porque deixam de lado os usos corretos e formais. (Errado. A linguagem utilizada atualmente é preponderantemente coloquial e a linguagem que foi usada no texto é FORMAL.)
e) constituem usos comuns na linguagem moderna, porém a maior parte das pessoas não os entende. (Errado. Constitui usos de linguagem antiga.)
Comentários meramente opinativos. Qualquer erro, comunique-me, por favor.
-
"Ao UOL, o autor da novela, Alcides Nogueira, diz que o linguajar de seus personagens é um ponto que leva a novela a se destacar". “Não tenho nada contra a linguagem coloquial, ao contrário. Acho que a língua deve ser viva e usada em sintonia com o nosso tempo. Mas colocar um português bastante culto torna a narrativa mais coerente com a época da trama. Fora isso, é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais dessa sintaxe poucas vezes usada atualmente”. COM ESSE TRECHO VC PODERÁ MATAR A QUESTÃO.O autor usa a linguagem formal que pouco se utiliza nos tempos atuais.GABARITO B
-
Se a linguagem empregada na novela é mais erudita, então não se trata de linguagem coloquial, mas de uma linguagem mais formal. Não entendi.
-
divergem dos usos linguísticos atuais, "QUE SÃO" caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais.
Ou seja, a linguagem da novela, que é uma linguagem antiga difere da linguagem de hoje que é coloquial, isto é, informal.
-
Essa é uma típica questão de compreensão do texto:
O texto fala que na Novela o português empregado é extremamente culto e correto , ou seja os personagens se expressam de maneira correta e erudita.
Isso diverge do uso linguístico atual : ''Fora isso, é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais dessa sintaxe poucas vezes usada atualmente”.
Gabarito B) , o uso linguístico da novela é erudito , já o uso linguístico atual é coloquial.
-
mal elaborada!
De acordo com o texto, entende-se que as formas linguísticas empregadas na novela
b)
divergem dos usos linguísticos atuais ok , caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais.
A novela caracteriza forma culta não coloquial...
Entendo o que a Banca quiz dizer foi continuação da frase da resposta...
Mas a pergunta da questão fica claro que quer saber as formas linguísticas empregadas na novela passa longe da Coloquial;
Não é possivel só eu vejo dessa forma :(
-
Olá,Kamila Diniz concordo com voçe.
-
Eu tomei um choque ao olhar as respostas, mas entendi. A resposta é a letra "B", porém o que nem todo mundo reparou é que a "pegadinha" está no "caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais", que está fazendo referência ao último termo do discurso anterior, o qual seria "os usos linguísticos atuais". A questão está correta, não há erros.
-
A linguagem da novela não é coloquial e isso fica claro no texto apresentado.
Assim, não é a linguagem usada com frequência atualmente.
A partir dessas conclusões, já se pode excluir as opções A, C, D e E.
Gabarito: B.
Vale saber que "divergir" significa não combinar; diferir na forma, no caráter ou na opinião; discordar.
http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/divergir/
Boa sorte e bons estudos!
-
GABARITO: (B) "divergem dos usos linguísticos atuais, caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais."
LEIA-SE: "divergem dos usos linguísticos atuais, QUE SÃO caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais.
-
Só entendi agora após ler os últimos comentários. Uma pegadinha das boas pra quem ler de forma apressada, caí nessa.
-
está querendo diferenciar o culto do coloquial
-
....Mas(porém - perceba que há uma quebra do nexo lógico) colocar um português bastante culto torna a narrativa mais coerente com a época da trama. Fora isso( acréscimo de ideia), é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais dessa sintaxe poucas vezes usada atualmente”.
linhas: 4 a 6.
Ora, é justamente o que diz a alternativa B a qual afirma que '... diverge..." da ideia. Sim, realmente, é diferente o tempo passado ao atual.
Mortais, fé na missão
Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!
-
“É uma novela que se passa no fim dos anos 1920, então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo. Acho que isso é importante para que o telespectador consiga se sentir em outra época”, diz. isso me fez marcar a letra A apesar de nao assistir novela e ler o texto muito rapido...
-
Divergem pois não é coloquial,mas sim erudita.letra b.
-
a) correspondem a um linguajar que, apesar de ser antigo, continua em amplo uso na linguagem atual.
Comentário: Não, pois a linguagem oral que prevalece nos dias atuais é a coloquial. Alcides Nogueira, no primeiro parágrafo, afirma que a linguagem culta da novela difere da atual. Repare no seguinte trecho:
“(...) Fora isso, é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais dessa sintaxe poucas vezes usada atualmente”.
b) divergem dos usos linguísticos atuais, caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais (CORRETA).
c) estão associadas ao coloquial, o que dá mais vivacidade à linguagem e desperta o interesse do público.
Comentário: Pelo contrário. A linguagem escolhida para o roteiro da novela é a culta. O seguinte trecho deixa isso evidente:
“Quem assiste a “Tempo de Amar” já reparou no português extremamente culto e correto que é falado pelos personagens da novela”.
d) harmonizam-se com a linguagem dos dias atuais porque deixam de lado os usos corretos e formais.
Comentário: Errado. Vide os comentários das letras A e C.
e) constituem usos comuns na linguagem moderna, porém a maior parte das pessoas não os entende.
Comentário: Errado. A alternativa repete a mesma afirmação feita na letra A.
Gabarito: B
Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP
Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/
-
Gabarito B
De acordo com o texto, entende-se que as formas linguísticas empregadas na novela:
divergem dos usos linguísticos atuais, caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais.
Ele deixa isso bem claro quando diz que precisar recorrer ao dicionario e que é "tentador" usar a linguagem coloquial de hoje.
-
Gabarito B.
“Não tenho nada contra a linguagem coloquial, ao contrário. Acho que a língua deve ser viva e usada em sintonia com o nosso tempo. Mas colocar um português bastante culto torna a narrativa mais coerente com a época da trama.
-
ALTERNATIVA A – ERRADO – Não! O linguajar empregado se distancia do linguajar atual, mais preso a coloquialismo.
ALTERNATIVA B – CERTO – De fato! Emprega-se uma linguagem bem distante da utilizada coloquialmente. Na novela, privilegia-se o emprego correto e formal da língua.
ALTERNATIVA C – ERRADO – O linguajar empregado na novela se distancia bastante da empregada no dia a dia, a chamada linguagem coloquial.
ALTERNATIVA D – ERRADO – O linguajar empregado na novela se distancia bastante da empregada no dia a dia, a chamada linguagem coloquial. Na novela se privilegia o emprego formal e correto da língua.
ALTERNATIVA E – ERRADO – O linguajar empregado na novela se distancia bastante da empregada no dia a dia, a chamada linguagem coloquial.
-
-
divergem dos usos linguísticos atuais, caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais.
-
Acredito que o erro da letra C é extrapolar dizendo que a língua culta "desperta o interesse do público", isso não tem no texto.
-
Gabarito letra B
Só eu achei que ficou ambígua a alternativa?
-
Quem caracterizados pela adoção coloquial? kkkk achei meio ambígua tbm, porém dava pra ir por eliminação!
Lembrando que ''coloquial'' é o mesmo que ''informal''
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A
-
Gabarito: B
Não há ambiguidade! "Caracterizados" está concordando com "usos linguísticos atuais" (Masculino e plural). Se estivesse referindo-se às "formas linguísticas" estaria no Feminino plural (caracterizadas), e a frase, realmente, teria outro sentido
-
A resposta dessa questão me parece estar incorreta