SóProvas


ID
2635873
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Quem assiste a “Tempo de Amar” já reparou no português extremamente culto e correto que é falado pelos personagens da novela. Com frases que parecem retiradas de um romance antigo, mesmo nos momentos mais banais, os personagens se expressam de maneira correta e erudita.

      Ao UOL, o autor da novela, Alcides Nogueira, diz que o linguajar de seus personagens é um ponto que leva a novela a se destacar. “Não tenho nada contra a linguagem coloquial, ao contrário. Acho que a língua deve ser viva e usada em sintonia com o nosso tempo. Mas colocar um português bastante culto torna a narrativa mais coerente com a época da trama. Fora isso, é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais dessa sintaxe poucas vezes usada atualmente”.

      O escritor, que assina o texto da novela das 18h ao lado de Bia Corrêa do Lago, conta que a decisão de imprimir um português erudito à trama foi tomada por ele e apoiada pelo diretor artístico, Jayme Monjardim. Ele revela que toma diversos cuidados na hora de escrever o texto, utilizando, inclusive, o dicionário. “Muitas vezes é preciso recorrer às gramáticas. No início, o uso do coloquial era tentador. Aos poucos, a escrita foi ficando mais fácil”, afirma Nogueira, que também diz se inspirar em grandes escritores da literatura brasileira e portuguesa, como Machado de Assis e Eça de Queiroz.

      Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável. Compartilhou-lhe o sentimento Jayme Monjardim, que também explica que a estética delicada da novela foi pensada para casar com o texto. “É uma novela que se passa no fim dos anos 1920, então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo. Acho que isso é importante para que o telespectador consiga se sentir em outra época”, diz.

          (Guilherme Machado. UOL. https://tvefamosos.uol.com.br. 15.11.2017. Adaptado)

As informações textuais permitem afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • GAB: E 

     

     e) a harmonização entre a linguagem e a estética da novela contribui para que a caracterização de uma época seja mais bem entendida pelo público. (A linguagem usada na novela foi empregada para se adequar/harmonizar à epoca em que se passava a trama.)

     

    Comentários meramente opinativos. Qualquer erro, comunique-me, por favor.

  • "Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável."

    e

    "(...) a estética delicada da novela foi pensada para casar com o texto. “É uma novela que se passa no fim dos anos 1920, então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo. Acho que isso é importante para que o telespectador consiga se sentir em outra época

     

    Gab. E

  • "Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável". GABARITO LETRA E

  • na minha prova não dou sorte de cair uma dessas !! PQP

  • Há uma adequação da linguagem utilizada na "novela" e inserida de uma forma subjetiva nos dias atuais!

  •  Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável.

  • a)      a proximidade entre a literatura e as novelas exige que haja um senso estético aguçado em relação à linguagem, por isso essas artes primam pelo erudito.

     

    Comentário: Errado. O autor da novela optou por usar a linguagem culta apenas para tornar a narrativa mais adequada em relação à época em que se passa a história. No seguinte trecho podemos chegar a essa conclusão:

     

    “Não tenho nada contra a linguagem coloquial, ao contrário. Acho que a língua deve ser viva e usada em sintonia com o nosso tempo. Mas colocar um português bastante culto torna a narrativa mais coerente com a época da trama”’.

     

    b)     a linguagem coloquial atrai sobremaneira os autores de novelas, como é o caso de Alcides Nogueira, que desconhecia o emprego de formas eruditas.

     

    Comentário: O texto não afirma que Alcides Nogueira desconhecia o emprego das formas eruditas. Além disso, Nogueira afirma se inspirar em autores da linguagem formalíssima, como no trecho a seguir:

     

    “(...) afirma Nogueira, que também diz se inspirar em grandes escritores da literatura brasileira e portuguesa, como Machado de Assis e Eça de Queiroz”.

     

    c)      a linguagem erudita deixa de ser empregada na novela quando há necessidade de retratar os momentos mais banais vividos pelas personagens.

     

    Comentário: Errado. Em nenhuma parte do texto há essa afirmação.

     

    d)     a opção por escrever uma novela de época implica a transposição de elementos visuais e linguísticos para o tempo presente, modernizando-os.

     

    Comentário: Errado, pois a ideia dos escritores da novela é justamente fazer com que o telespectador se sinta naquela época. Repare no seguinte trecho:

     

    “É uma novela que se passa no fim dos anos 1920, então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo. Acho que isso é importante para que o telespectador consiga se sentir em outra época”.

     

    e)      a harmonização entre a linguagem e a estética da novela contribui para que a caracterização de uma época seja mais bem entendida pelo público (CORRETA).

     

    Gabarito: E

     

    Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP

     

    Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/

  • Gabarito Letra E.

    A resposta da questão está neste trecho :

      "Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável. "

  • Gabarito E.

    Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável. Compartilhou-lhe o sentimento Jayme Monjardim, que também explica que a estética delicada da novela foi pensada para casar com o texto. “É uma novela que se passa no fim dos anos 1920, então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo. Acho que isso é importante para que o telespectador consiga se sentir em outra época”, diz.

  • ALTERNATIVA A – ERRADO – O que o texto afirma é que as novelas, de um modo geral, optam pelo linguajar coloquial. 

    ALTERNATIVA B – ERRADO – É errado afirmar que Alcides Nogueira desconhecia as formas eruditas. A decisão de empregar o linguajar culto partiu dele.

    ALTERNATIVA C – ERRADO – Embora o autor reconheça a tentação de se empregar a linguagem coloquial, foi mantido no enredo o emprego da linguagem erudita.

    ALTERNATIVA D – ERRADO – O que dá a entender o texto é que períodos do passado devem ser reproduzidos fielmente. Portanto, há de se preservar a estética e a linguagem de época.

    ALTERNATIVA E – CERTO – De fato! Um dos diferenciais da novela está na aliança entre a estética e linguagem da época retratada, o que permite ao público compreender melhor esse período.

  • Gabarito E.

  • a harmonização entre a linguagem e a estética da novela contribui para que a caracterização de uma época seja mais bem entendida pelo público.

  •  ''Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável." (o último parágrafo do texto confirma a alternativa E)

  • Gabarito E.

    Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável. Compartilhou-lhe o sentimento Jayme Monjardim, que também explica que a estética delicada da novela foi pensada para casar com o texto. “É uma novela que se passa no fim dos anos 1920, então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo. Acho que isso é importante para que o telespectador consiga se sentir em outra época”, diz.

  • Acho que o erro da letra B é extrapolarmos e interpretarmos que o fato do autor recorrer ao dicionário e ao falar que “Muitas vezes é preciso recorrer às gramáticas. No início, o uso do coloquial era tentador. Aos poucos, a escrita foi ficando mais fácil” não significa que ele desconhecia o emprego de formas eruditas, mas sim que no começo tinha dificuldade e depois com a prática foi ficando mais fácil.