-
GAB: E
e) mostrar diferentes perspectivas em relação à gramática, concluindo que ela é relevante e que algumas de suas partes assemelham-se a fases da vida.
A primeira parte da assertiva pode ser comprovada pelas citações que o autor usa no texto, as quais mostram perspectivas distintas sobre a gramática: "a gramática que sabe reger até os reis, e Montaigne...", "a maior parte de confusão no mundo vem da gramática" e "dizia de George Moore: escreveu excelente inglês, até que descobriu a gramática" e a última parte da assertiva consta no seguinte trecho: "Ora, dirão os professores, vida é gramática. De acordo. Vou até mais longe: vida é pontuação. A vida de uma pessoa é balizada por sinais ortográficos. Podemos acompanhar a vida de uma criatura, do nascimento ao túmulo, marcando as diferentes etapas por sinais de pontuação".
Comentários meramente opinativos. Qualquer erro, comunique-me, por favor!
-
Essa frase me achou a chegar na resposta:
- Discordâncias à parte, gramática é um negócio importante e gramática se ensina na escola
- e - mostrar diferentes perspectivas em relação à gramática, concluindo que ela é relevante e que algumas de suas partes assemelham-se a fases da vida.
-
Sinceramente? Não vejo erro na D. Quando acharem, comentem (acompanhando)
-
Carminha Delícia, nessa parte não demonstra fascinação.
(...)e Montaigne: La plus part des ocasions des troubles du monde sont grammairiens – a maior parte de confusão no mundo vem da gramática.
-
"questionar".
Não vejo questionamento de citação!
-
A alternativa D esta errada pois o autor não está fazendo questionamentos ,e sim mostrando diferentes perspectivas, ou seja, alternativa E está correta!!
-
Em relação à alternativa D, também não vejo por que estar errada. Mas, a E está de certa forma npitida no final do texto.
...Vou até mais longe: vida é pontuação. A vida de uma pessoa é balizada por sinais ortográficos. Podemos acompanhar a vida de uma criatura, do nascimento ao túmulo, marcando as diferentes etapas por sinais de pontuação
e) mostrar diferentes perspectivas em relação à gramática, concluindo que ela é relevante e que algumas de suas partes assemelham-se a fases da vida.
-
a) discutir a falta de necessidade do ensino de gramática, uma vez que seu domínio não implica necessariamente saber usar a língua de forma adequada.
Comentário: Errado. O autor afirma que a gramática é algo importante na vida das pessoas. Confira o seguinte trecho:
“Discordâncias à parte, gramática é um negócio importante e gramática se ensina na escola”.
b) enfatizar as discrepâncias quanto à necessidade da gramática para a vida, concluindo que ela é inútil e só tem servido como atividade escolar.
Comentário: Errado, pois o autor afirma que a gramática é importante para a vida das pessoas, conforme o trecho abaixo:
“Ora, dirão os professores, vida é gramática. De acordo”
c) propor a obrigatoriedade do ensino da gramática dentro e fora da escola, possibilitando que as pessoas usem melhor a língua materna.
Comentário: Errado. Em nenhum trecho do texto há essa afirmação.
d) questionar a fascinação que grandes personalidades têm em relação à gramática, a qual, na maioria das vezes, ultrapassa os limites do contexto escolar.
Comentário: Errado. Em nenhum trecho do texto o autor faz esse questionamento.
e) mostrar diferentes perspectivas em relação à gramática, concluindo que ela é relevante e que algumas de suas partes assemelham-se a fases da vida (CORRETA).
Comentário: No final do texto o autor dá vários exemplos de como a pontuação enquanto gramática pode se assemelhar a algumas fases da vida. Além disso, afirma no seguinte trecho que a vida é demarcada por sinais ortográficos:
“A vida de uma pessoa é balizada por sinais ortográficos. Podemos acompanhar a vida de uma criatura, do nascimento ao túmulo, marcando as diferentes etapas por sinais de pontuação”.
Gabarito: E
Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP
Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/
-
Gabarito E.
Ora, dirão os professores, vida é gramática. De acordo. Vou até mais longe: vida é pontuação. A vida de uma pessoa é balizada por sinais ortográficos. Podemos acompanhar a vida de uma criatura, do nascimento ao túmulo, marcando as diferentes etapas por sinais de pontuação.
-
ALTERNATIVA A – ERRADO – O autor não defende a tese de que a gramática seja inútil. Ele apenas alega que ela talvez não seja capaz de explicar todas as situações de comunicação.
ALTERNATIVA B – ERRADO – De fato, as citações apresentadas evidenciam diferentes visões acerca do emprego da gramática. No entanto, o autor não defende a tese de que a gramática seja inútil. Ele apenas alega que ela talvez não seja capaz de explicar todas as situações de comunicação.
ALTERNATIVA C – ERRADO – Não propõe o autor a obrigatoriedade do ensino da gramática,
ALTERNATIVA D – ERRADO – O autor cita exemplos de celebridades que rejeitam a gramática e, para se aproximar mais do público, fazem uso de uma linguagem mais cotidiana.
ALTERNATIVA E – CERTO – De fato! O autor atesta a importância da gramática, alegando não ser ela suficiente para o entendimento de todas as situações de comunicação. Compara a infância a uma permanente exclamação, relacionando uma fase da vida com um aspecto gramatical.
-
-
A questão não precisa cobrar gramática pesada para ser difícil. Essa é um ótimo exemplo. Você pisca e erra.
"Ah, mas eu achei fácil". Bom para você. Faça mais questões, que vai errar as coisas fáceis e não mais subestimá-las.
Aliás, é como a gramática nela mesma. KKKK
ENFIM, LETRA E, conforme os colegas acima.
-
Vunesp em interpretação é caralhud4. Só questão caveira
-
Não achei difícil, porém já errei questões mais fáceis, então aprendi a não subestima-las
-
Gabarito E
Adorei essa frase do texto: "É preciso aprender não para a escola, mas para a vida".
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A
-
Acho a VUNESP bem justa nas questões de interpretações...ainda mais em uma prova com 24 questões de Português...se baixassem o santo da FCC, aí, meu amigo, lascaria tudo de vez!
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A