SóProvas


ID
2635900
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Ai, Gramática. Ai, vida.


      O que a gente deve aos professores!

      Este pouco de gramática que eu sei, por exemplo, foram Dona Maria de Lourdes e Dona Nair Freitas que me ensinaram. E vocês querem coisa mais importante do que gramática? La grammaire qui sait régenter jusqu’aux rois – dizia Molière: a gramática que sabe reger até os reis, e Montaigne: La plus part des ocasions des troubles du monde sont grammairiens – a maior parte de confusão no mundo vem da gramática.

      Há quem discorde. Oscar Wilde, por exemplo, dizia de George Moore: escreveu excelente inglês, até que descobriu a gramática. (A propósito, de onde é que eu tirei tantas citações? Simples: tenho em minha biblioteca três livros contendo exclusivamente citações. Para enfeitar uma crônica, não tem coisa melhor. Pena que os livros são em inglês. Aliás, inglês eu não aprendi na escola. Foi lendo as revistas MAD e outras que vocês podem imaginar).

      Discordâncias à parte, gramática é um negócio importante e gramática se ensina na escola – mas quem, professoras, nos ensina a viver? Porque, como dizia o Irmão Lourenço, no schola sed vita – é preciso aprender não para a escola, mas para a vida.

      Ora, dirão os professores, vida é gramática. De acordo. Vou até mais longe: vida é pontuação. A vida de uma pessoa é balizada por sinais ortográficos. Podemos acompanhar a vida de uma criatura, do nascimento ao túmulo, marcando as diferentes etapas por sinais de pontuação.

      Infância: a permanente exclamação:

      Nasceu! É um menino! Que grande! E como chora! Claro, quem não chora não mama!

      Me dá! É meu!

      Ovo! Uva! Ivo viu o ovo! Ivo viu a uva! O ovo viu a uva!

      Olha como o vovô está quietinho, mamãe!

      Ele não se mexe, mamãe! Ele nem fala, mamãe!

      Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste! Criança – não verás nenhum país como este!

      Dá agora! Dá agora, se tu és homem! Dá agora, quero ver!

(Moacyr Scliar. Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar, 1996. Adaptado)

Quando o autor diz que a vida é pontuação e associa a infância à exclamação, seu objetivo é mostrar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA  A

     

    Segundo o texto, a infância é "a permanente exclamação"  ,e como sabemos, o ponto de exclamação é usado para indicar emoções , admiração , surpresas, dentre outros. 

     

    Por esse motivo, a alternativa mais adequada é a letra A : 

    O pleno encantamento marca esse período da vida, e as emoções tendem a mostrar-se com mais intensidade e espontaneidade. 

  • ñ tive essa obs

  • GABARITO: A

     

    Comentário: É exatamente o que o autor quis passar com o uso da exclamação.

     

    O ponto de exclamação é utilizado após as frases exclamativas, imperativas e após as interjeições.

     

    Pode ser usado para expressar: emoção (como é o caso do texto), sentimento, ordem, súplica, surpresa etc.

     

    Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP

     

    Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/

  • ALTERNATIVA A – CERTO – De fato! Como dito no texto, a infância é uma permanente exclamação.

    ALTERNATIVA B – ERRADO – De acordo com o texto, dá-se a entender que a permanente exclamação se deve ao encantamento das crianças com o mundo. Não se trata de uma reação exagerada, mas sim de algo natural.

    ALTERNATIVA C – ERRADO – Em nenhuma passagem do texto, faz-se menção à sensação de incômodo por parte dos adultos. Destaca-se sim o encantamento das crianças.

    ALTERNATIVA D – ERRADO – O texto não destaca a dificuldade dos adultos, mas sim o encantamento das crianças.

    ALTERNATIVA E – ERRADO – Justamente o oposto! O texto dá a entender que as crianças expressam suas reações de forma frequente, o que justifica o emprego do sinal de exclamação. O próprio texto define a infância como uma permanente exclamação.

  • GABARITO: A

  • A passage do VOVÔ mostra exatamente sua espontaneidade. O vovô nem se mexe. Kkkkkkk

  • B) a percepção exagerada das crianças não tem como se justificar na relação que elas estabelecem com os adultos e o mundo.

    Comentário: sequer precisamos de uma análise profunda sobre esta alterativa, pois em momento algum o narrador diz algo semelhante no texto.

    C) os adultos tendem a ficar incomodados com a forma como as crianças vão descobrindo os segredos do mundo.

    Comentário: uma simples observação nos trechos entregam a percepção de que não há nada que aponte incômodo nos adultos. No trecho "Nasceu! É um menino! Que grande! E como chora! Claro, quem não chora não mama!", podemos perceber que inexiste sentimento de incômodo, mas existe de surpresa (Nasceu! É um menino! Que grande! E como chora!) e de obviedade (Claro, quem não chora não mama!).

    D) os adultos têm dificuldade para atender o encantamento das crianças pelas suas descobertas com o mundo que as circunda.

    Comentário: muito pelo contrário! Se analisarmos o trecho "Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste! Criança – não verás nenhum país como este!", perceberemos que, algum adulto está incentivando a criança à amar, prezar e orgulhar-se da terra em que nasceu, e enfatiza esse incentivo dizendo para a criança que ela não verá outro lugar parecido por ser único por algum motivo, seja por beleza ou qualquer outra coisa. Ou seja, o adulto não só não tem dificuldade alguma de entender o encantamento das crianças, como as incentiva a se encantar com o seu redor.

    E) as crianças normalmente descobrem o mundo sem reagir aos acontecimentos que marcam essa etapa de seu desenvolvimento.

    Comentário: por estarmos nos tratando de exclamação, podemos interpretar que esta questão está errada porque o sinal de exclamação representa surpresa, alegria ou qualquer outro sentimento em abundância, bem ao contrário do que diz a questão em "as crianças normalmente descobrem o mundo sem reagir".

    Exemplos:

    Estou com muita raiva da minha mãe! (aqui, a exclamação dá ênfase no sentimento de raiva, indicando que o sujeito está tendo tal sentimento de forma abundante);

    Passei no concurso! (felicidade);

    Como você é linda! (elogio com surpresa. Como quando vemos alguém muito bonito e nos impressionamos)

    Eu não acredito! (surpresa. Aqui, para interpretar, dependerá do contexto, pois pode ser uma surpresa negativa ou positiva, como quando um amigo nosso que estudou muito nos diz que não passou, e nos surpreendemos com isso de forma negativa, e vice-versa);

    Não aguento mais! (ápice da exaustão por qualquer que seja o motivo).

    Logo, a alternativa A é a correta.

  • Essa não deu pra responder sem ler o texto rs.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • A)))) Não precisava ler o texto, no enunciado ele pediu para associar infância a exclamação. A primeira alternativa é a única que emite sentimentos.

    Exclamação tem a funcionalidade de emitir;Emoções,surpresas,desejo,susto,ordem…

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A