-
d) Me dá! É meu! (possessividade) / Ovo! Uva! Ivo viu o ovo! Ivo viu a uva! O ovo viu a uva! (escolarização)
-
Eu reclamava do CESPE, mas as questões de português da VUNESP...
-
conseguir interpretar da mesma forma que Felipe Bastos.
-
Fácil
-
Gabarito D
Me dá! É meu! (sentimento de possevidade)
Ovo! Uva! Ivo viu o ovo! Ivo viu a uva! O ovo viu a uva! ( como se ele tivesse aprendendo diferentes palavras, logo escolarização)
-
escolariazação?????????
-
Quando você vai ser alfabetizado pelo método tradicional esses exemplos são amplamente utilizados.
-
Possessividade = pronome possessivo = meu, minha, seu,sua..
-
Quem é pai ou mãe, reponde essa sem olhar o texto...
-
Gabarito D
Me dá! É meu!
Ovo! Uva! Ivo viu o ovo! Ivo viu a uva! O ovo viu a uva! (Trava-língua).
-
Gabarito: D
Comentário: de todas as alternativas, á única que apresenta pronomes possessivos é a letra “D”.
Além disso, a segunda frase nos dá a ideia de alfabetização, como se a criança estivesse aprendendo novas palavras.
Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP
Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/
-
Essa questão não consegui entender
-
Interessante que quando lí o texto a frase me chamou a atenção quanto ao raciocínio que a questão pediu... a fase da possessão e da descoberta das palavras.
-
ALTERNATIVA A – ERRADO – O primeiro trecho faz menção a uma provocação, e não a uma ideia de posse. Já o segundo trecho nada tem a ver com escolarização, mas sim com a linguagem cotidiana no contexto familiar.
ALTERNATIVA B – ERRADO – Não há uma ideia de posse, e sim de admiração por parte dos adultos. Já o segundo trecho nada tem a ver com escolarização, mas sim com a linguagem cotidiana no contexto familiar.
ALTERNATIVA C – ERRADO – O primeiro trecho carrega uma ideia de natividade, que pode até ser interpretada como possessividade (trata-se da minha terra, da terra onde nasci). No entanto, o segundo trecho não tem a ver com escolarização, e sim com o emprego cotidiano da linguagem nas brigas de crianças.
ALTERNATIVA D – CERTO – O primeiro trecho dá a entender um sentimento de possessividade, bem comum entre crianças em formação. Já o segundo trecho faz menção à escolarização, na medida em que se destaca a repetição dos fonemas nas frases citadas. Trata-se, inclusive, de exemplos tradicionais apresentados pelos professores nas aulas de fonética.
ALTERNATIVA E – ERRADO – O primeiro trecho faz menção a um ditado popular que vai além do universo infantil. Quer dizer que é preciso insistir para se obterem barganhas. Já o segundo trecho nada tem a ver com escolarização, mas sim com a linguagem cotidiana no contexto familiar.
-
-
Trava línguas é um grande exercício para as crianças aprenderem dicção por exemplo, é exemplo de escolarização.
-
Ai dento !!!!
olha essa arrumação de questão!
-
Bem vindo ao maternal II
-
Vunesp tem um jeito fora do padrão de fazer questões kkkk
-
Gabarito: D
Justificativa: a questão pede por possessividade e escolarização, dito isso, observemos que, a única questão que possui contexto de posse é a D em "Me dá! É meu!", podemos eliminar todas as outras alternativas a partir daqui, porém, vamos continuar com a análise... após encontrarmos a ideia de posse, precisamos encontrar a ideia de escolarização, e podemos perceber que o trecho "Ovo! Uva! Ivo viu o ovo! Ivo viu a uva! O ovo viu a uva!" é um trava línguas, método didático utilizado no ensino fundamental, tanto para melhorar a dicção, quanto a leitura. Ou seja, ideia de escolarização.
-
Momento FGV.
-
Demorei para entender, mas acabei acertando...
-
Que questão esquisita hahaha
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A
-
Possessividade Me dá! É meu!
Escolarização Ovo! Uva! Ivo viu o ovo! Ivo viu a uva! O ovo viu a uva!
-
Me dá! É meu! / Ovo! Uva! Ivo viu o ovo! Ivo viu a uva! O ovo viu a uva!
-
eu queria isso que os examinadores usam kkkkkkk. Que brisa
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A