SóProvas


ID
2635927
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Ei-lo agora, adolescente recluso em seu quarto, diante de um livro que não lê. Todos os seus desejos de estar longe erguem, entre ele e as páginas abertas, uma tela esverdeada que perturba ______linhas. Ele está sentado diante da janela, a porta fechada ____costas. Página 48. Ele não tem coragem de contar as horas passadas para chegar _____ essa quadragésima oitava página. O livro tem exatamente quatrocentas e quarenta e seis. Pode-se dizer 500 páginas! Se ao menos tivesse uns diálogos, vai. Mas não! Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros e, aqui e acolá, a caridade de um diálogo – um travessão, como um oásis, que indica que um personagem fala _______ outro personagem. Mas o outro não responde. E segue-se um bloco de doze páginas! Doze páginas de tinta preta! Falta de ar! Ufa, que falta de ar! Ele xinga. Muitas desculpas, mas ele xinga. Página quarenta e oito... Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!

                                  (Daniel Pennac. Como um romance, 1993. Adaptado)

O texto relata que

Alternativas
Comentários
  • Belo texto...

    Gabriel C

  • Durante todo o texto , o autor descreve as sensações do adolescente ao ler o livro, essas sensações são, para ele, desagradáveis...

     "diante de um livro que não lê. Todos os seus desejos de estar longe erguem"...

     

     

     

    Penosa:Desagradável; que não é agradável; que provoca desconforto.

                   Difícil; que demanda muito trabalho.

     

     

    Gabarito C)

  • QUEM SE INDENTIFICA COM ESSE TEXTO? RSRS 

  • Me sinto exatamente assim ao estudar pelas apostilas do Estratégia :)

  • Não achei q fica claro no texto q o adolescente não gosta de ler um livro de 446 páginas. O q fica claro é q ele não se deu bem com aquele livro especificamente.

     

    Pra mim, a arternatica C extrapolou o conteúdo do texto.

  • Essa questão só tem como chegar à resposta, por eliminação.

  • sao desagradaveis por nao motiva-lo , o livro nao tem dialogos isso frusta o garoto. e nao por ser longo.

     

  • A LETRA (C) é a menos Errada. 

  • (E segue-se um bloco de doze páginas! Doze páginas de tinta preta!). Pressupõe que pula paginas em busca de dialogo, mas... estou errado. Cabarito C

  • Eu entendi que o adolescente considera penoso o fato de ter poucos diálogos (quebras de textos) e não o número de páginas.


    Não discordo do gabarito, apenas tive outra visão.

  • Gabarito: C

     

    Comentário: A palavra “penosa” é sinônimo de: árdua; desgastante; cansativa etc.

     

    É exatamente essa a ideia que o autor do texto quis passar, demonstrando que a tarefa de ler um livro de quase 500 páginas não é agradável. Destaco os seguintes trechos que reforçam essa ideia:

     

    “Ele não tem coragem de contar as horas passadas para chegar a essa quadragésima oitava página”.

     

    “Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros e, aqui e acolá, a caridade de um diálogo”.

     

    Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP

     

    Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/

  • Página 48. Ele não tem coragem de contar as horas passadas para chegar _____ essa quadragésima oitava página. O livro tem exatamente quatrocentas e quarenta e seis. Pode-se dizer 500 páginas! Se ao menos tivesse uns diálogos, vai. Mas não!

  • Cristina Severino, não se inicia frase com pronome oblíquo átono.

    "sinto me exatamente assim ao estudar as apostilas do estratégia :)" desculpa mas a vunesp tem um relacionamento muito sério com a concordância nominal.

  • Não entendi, a tarefa de ler o livro não é penosa e sim o se conteúdo, marquei a B srs

  • ALTERNATIVA A – ERRADO – Justamente o oposto. O livro inibe o jovem de dar prosseguimento à leitura.

    ALTERNATIVA B – ERRADO – Não é possível afirmar que o jovem prosseguiu com a leitura. Termina o texto e ele continua estacionado na página 48. Além disso, não há indícios de que ele se mostre arrependido pelo xingamento.

    ALTERNATIVA C – CERTO – Sem dúvida! Tanto que ele se mostra resistente em prosseguir a leitura, não pelo fato de o conteúdo não agradar, mas pela forma de apresentação ser pouco amistosa.

    ALTERNATIVA D – ERRADO – Soma-se à dificuldade de prosseguir com a leitura o fato de que o jovem não lembra o que leu nas 48 páginas.

    ALTERNATIVA E – ERRADO – Não se faz uma crítica ao conteúdo, e sim à forma de apresentação da obra, com parágrafos comprimidos e textos longos sem diálogos.

  • O texto menciona "Pode-se dizer 500 páginas! Se ao menos tivesse uns diálogos, vai.". Ou seja, o que é penoso não são a quantidade de páginas, e sim a forma como o livro foi escrito.

    Não concordo com o gabarito!

  • Fiz uma relação de falta de ar com ansiedade e me ferrei, mesmo sendo um sintoma de ansiedade não estava exatamente dizendo se era ansiedade, poderia ser outro motivo como calor.

  • Resposta é letra C.

    A única verdadeira.

  • Questão presente

  • "...diante de um livro que não lê. Todos os seus desejos de estar longe erguem, entre ele e as páginas abertas, uma tela esverdeada que perturba ______linhas.

    Mas não! Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros

    Doze páginas de tinta preta! Falta de ar! Ufa, que falta de ar!

    Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!"

    DE FATO, O CONTEÚDO ESPECÍFICO DESSE LIVRO É PENOSO PARA O PERSONAGEM E NÃO O LIVRO EM SI, MAS ESSA FOI A RESPOSTA QUE MELHOR SE ENCAIXOU (NA MINHA OPINIÃO), POIS O TEXTO NÃO MENCIONA QUE O ADOLESCENTE PULA PÁGINAS EM BUSCA DE DIÁLOGOS, APENAS QUE ESSES DIÁLOGOS NÃO EXISTEM NESSE LIVRO.

    C) o adolescente considera penosa a tarefa de ler um livro de 446 páginas.

  • EU COLOQUEI A ALTERNATIVA E, POIS O TEXTO EXPÕE NA LINHA 5 QUE, Se ao menos tivesse uns diálogos, vai. Mas não!. ENTÃO A BANCA EXAGEROU.

  • " O livro tem exatamente quatrocentas e quarenta e seis. Pode-se dizer 500 páginas! Se ao menos tivesse uns diálogos, vai. Mas não! "

    GABARITO C

  • Há um claro sofrimento do adolescente.

    C

  • O problema não é ler UM livro tão grande, e sim ler O livro grande E CHATO.

  • Acertei a questão mas fiquei em dúvida, não fica claro no trecho selecionado se o garoto não gosta de ler ou se o livro, por não possuir diálogo entre os personagens, torna a leitura desinteressante...

  • Eu concordo com o pessoal. Ao meu ver o penoso foi ser um livro que não tinha nem um diálogo ou algo para chamar sua atenção. A "É" não estaria totalmente errada. Mas vale o aprendizado.

  • Rapaz, alguém empreste, a esse garoto, uma obra do Maurício de Souza ( Turma da Mônica) pelo amor.......
  • "O livro tem exatamente quatrocentas e quarenta e seis. Pode-se dizer 500 páginas! Se ao menos tivesse uns diálogos, vai."

    Ele não considera penoso ler as 446 páginas, mas sim ler as 446 páginas em um livro que não possui diálogos, tanto que no final da frase ele fala "Se ao menos tivesse uns diálogos, vai"

    Na minha opinião a banca extrapolou um pouco, mas tudo bem.

  • Tem que olhar como um todo...do início ao fim dá pra perceber que está penosa a leitura... não é porque não tem somente um diálogo e em nenhum momento diz que ele pulou páginas em busca do diálogo, só expressou um sentimento mesmo!

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • o pior é que consigo ver exatamente as interpretações tanto da B como da C. ele xingou, se arrependeu e voltou a ler, bem como ler este livro era uma atividade penosa.... =\
  • Concordo Gislene...... não concordo com o gabarito

  • Se a opção fosse "o adolescente considera penosa a tarefa de ler O livro de 446 páginas.", aí eu concordaria com a resposta.