SóProvas


ID
2635936
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Ei-lo agora, adolescente recluso em seu quarto, diante de um livro que não lê. Todos os seus desejos de estar longe erguem, entre ele e as páginas abertas, uma tela esverdeada que perturba ______linhas. Ele está sentado diante da janela, a porta fechada ____costas. Página 48. Ele não tem coragem de contar as horas passadas para chegar _____ essa quadragésima oitava página. O livro tem exatamente quatrocentas e quarenta e seis. Pode-se dizer 500 páginas! Se ao menos tivesse uns diálogos, vai. Mas não! Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros e, aqui e acolá, a caridade de um diálogo – um travessão, como um oásis, que indica que um personagem fala _______ outro personagem. Mas o outro não responde. E segue-se um bloco de doze páginas! Doze páginas de tinta preta! Falta de ar! Ufa, que falta de ar! Ele xinga. Muitas desculpas, mas ele xinga. Página quarenta e oito... Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!

                                  (Daniel Pennac. Como um romance, 1993. Adaptado)

No texto, um dos trechos construídos com palavras e expressões em sentido próprio é

Alternativas
Comentários
  • As alternativas B, D e E apresentam, após as aspas, afirmações que não estão corretamente relacionadas aos seus trechos. Eliminamos diretamente.

     

    Fiquei entre a A e a C, e pra matar a questão basta se atentar ao enunciado: palavras e expressões com sentido próprio, ou seja, é o oposto do sentido figurado.

     

    Na letra C temos que "os desejos (...) erguem, entre ele e as páginas abertas, uma tela esverdeada". Portanto, embora o comentário que segue as aspas esteja correto, o trecho possui sentido figurado.

     

    Na letra A: “Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!”, o qual revela o pensamento do adolescente e, ao mesmo tempo, sinaliza sua dispersão na leitura.

     

    Toda a alternativa está no sentido literal e o comentário posterior está correto.

     

    GAB. LETRA A.

  • O enunciado da questão está pedindo a alternativa que tenha sentido próprio e em qual palavra na alt. B tem sentido figurado?

     

    b) “Ele está sentado diante da janela, a porta fechada...”, o qual remete à ideia de que o adolescente, tendo de realizar a tarefa de ler, fica circunspecto, analisando-se frente à situação imposta.

  • Concordo bom Bárbara Marques!

    Não encontrei na (B) uma forma figurada, considerando que a questão pede sentido próprio. Ainda que separada por "aspas" mantem-se como próprio, no meu entendimento. Posso estar equivocado, mas...

  • Fiquei confuso nessa questão. Eu, somente?

  • Circunspecto :

    Característica do que se comporta cautelosamente; que enfrenta de maneira cautelosa todos os âmbitos de uma circunstância ou de um fato.

    Qualidade de quem sustenta uma atitude moderada e discreta diante de algo ou de alguém.

  • Entendi. Nada!!!!

  • Questão bem complexa !!!

  • Uma hora pra responder. Pelo menos acertei

  • Que substancia ilicita usou  o examinador ? fala serio !! 

  • Vunesp tenta ser FCC. Mas falta comer muito arroz com feijão, deixar de fazer cagada e parar de escolher o gabarito que melhor lhe convém. ão falo dessa questão em específico, embora tenha demorado uns 5 minutos pra entender o que a questão queria.

  • O examinador pede "um dos trechos construídos com palavras e expressões em sentido próprio"   =  

     “Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!”, o qual revela o pensamento do adolescente e, ao mesmo tempo, sinaliza sua dispersão na leitura.

    Expressões em sentido próprio para o examinador seria a manifestação (VOZ) do personagem ( no caso o pensamento do adolescente e não do narrador) ...  e também a justificativa foi a mais coerente ...  interpretei assim ... não sei se está correto o meu raciocínio ...

    Muito FGV essa questão ...

  • Passivel de recorrer, pois, diante tem sentido de estar sentado na frente. 
    A querida está querendo dar uma de FCC  e FGV a esta altura do campeonato. #naocola

  • vcs falando de FGV ..... meu comprei uma apostila da alfacom que merda de apostila tudo meio assim

  • Fiquei confusa...onde na letra B tem sentido figurado?

  • Pessoal, esta questão está bem elaborada e não tem nenhum problema ou dissonância, como alguns relataram. O examinador perguntou qual a opção construída com palavras e expressões em sentido próprio.


    A alternativa B está totalmente errada, porque “Ele está sentado diante da janela, a porta fechada...” NÃO remete à ideia de que o adolescente, fica analisando-se frente à situação imposta.


    Sentando diante da janela significa literalmente estar sentado diante da janela lendo o livro. Não significa que ele ficou pensando e analisando de forma minuciosa. Nem precisava saber o significado de circunspecto.

  • A letra D não é um percebeção objetiva de maneira alguma. Portanto, errada.

     

  • Dá pra confundir bem entre a A e a B.

  • “Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo

    dessas primeiras quarenta e oito páginas''


    Uma pagina não possui conteúdo, uma pagina tem palavras e orações que formam o texto, logo, pra mim essa alternativa estava em sentido figurado. Pois uma pagina nao pode ter conteudo, o conteudo esta no texto escrito na pagina.


    Por exemplo, falar que um livro não tem conteudo é linguagem figurada,

    agora, o conteudo ESCRITO no livro pode nao ter conteudo.


    Pra mim questão mal elaborada.

  • Em 10/11/18 às 19:41, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 19/05/18 às 11:04, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 13/04/18 às 19:09, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

    um dia eu acerto

  • No texto, um dos trechos construídos com palavras e expressões em sentido próprio é

    Sentido Próprio = DEnotativo = DE verdade

    Sentido Figurado = COnotativo = COnto de Fadas

    Gabarito: A)

  • No texto, um dos trechos construídos com palavras e expressões em sentido próprio é

    Sentido Próprio = DEnotativo = DE verdade

    Sentido Figurado = COnotativo = COnto de Fadas

  • Pessoal, o que aconteceu foi o seguinte. A Vunesp, em quase todas as provas, pede para escolher uma questão com sentido figurado. No entanto, dessa vez, ela inverteu. Pediu sentido próprio. Isto é, sem abstração, mais afirmação concreta, DENOTATIVA. Ou seja, sem termos fantasiosos. Assim, pegou o candidato acostumado somente com questões de sentido figurado. Portanto, é errar e aprender para, no próximo, quem sabe, evitar errar questões facéis iguais a essas, as quais, com certeza, os candidatos bem preparados, não erram.

    Lembrando que, errei tanto na prova, bem como ao refazê-la.

     

  • Erro da b) é a descrição.:

    “Ele está sentado diante da janela, a porta fechada...”, o qual remete à ideia de que o adolescente, tendo de realizar a tarefa de ler, fica circunspecto, analisando-se frente à situação imposta.

    Estar sentado diante da janela, com a porta fechada não o leva a analisar NADA, é apenas a localização dele no ambiente.

  • a)      “Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!”, o qual revela o pensamento do adolescente e, ao mesmo tempo, sinaliza sua dispersão na leitura (CORRETA).

     

    Comentário: Não há palavras em sentido conotativo nesta construção. Além disso, a ideia do autor é justamente demonstrar que o personagem está aborrecido e, ao mesmo tempo, disperso com a leitura. Repare neste outro trecho onde é perceptível o descontentamento do personagem e fazer a leitura do livro:

     

    Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros e, aqui e acolá, a caridade de um diálogo”.

     

    b)     “Ele está sentado diante da janela, a porta fechada...”, o qual remete à ideia de que o adolescente, tendo de realizar a tarefa de ler, fica circunspecto, analisando-se frente à situação imposta.

     

    Comentário: Comecemos pelo sinônimo da palavra circunspecto que é uma palavra pouco usual:

     

    Circunspecto: que olha ou encara prudente e cuidadosamente todos os aspectos por que se apresenta uma questão, um fato etc.

     

    A ideia central do texto são duas: mostrar a dispersão e o descontentamento do personagem em fazer a leitura do livro. A palavra “circunspecto” nos remete à atenção, o que não é uma característica do personagem. Por isso, a alternativa está incorreta.

     

    c)      “Todos os seus desejos de estar longe erguem, entre ele e as páginas abertas, uma tela esverdeada que perturba...”, o qual remete à ideia de que o adolescente queria estar em outro lugar.

     

    Comentário: a frase em destaque está em sentido figurado. Portanto, a alternativa está incorreta.

     

    d)     “Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros...”, o qual mostra a percepção objetiva que o adolescente tem da leitura.

     

    Comentário: Como já dito na alternativa “B”, uma das características do personagem é ser uma pessoa dispersa e não alguém atento.

     

    e)      “... e, aqui e acolá, a caridade de um diálogo – um travessão, como um oásis, que indica que um personagem fala...”, o qual indica que, aos poucos, o adolescente vai se interessando pelo livro.

     

    Comentário: a frase em destaque está em sentido figurado. Portanto, a alternativa está incorreta.

     

    Gabarito: B

     

    Siga no InstaLordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP

     

    Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/

  • O gente!!...como que eu errei na prova isso !!??? Agora eu fico no certo e errado aqui no Qconcurso...Alguém explica o que pode estar acontecendo ?

  • Circunspecto - que olha ou encara prudente e cuidadosamente todos os aspectos por que se apresenta uma questão, um fato etc.

    De acordo com o texto o jovem não está assim.

  • Não encontrei sentido figurado na letra B...independente que está entre aspas....essa ai...é aquela típica Vunesp...qual é a mais certa....

  • gente, desculpe mas o erro é na interpretação de vocês, e não no enunciado da questão.

    "No texto, um dos trechos construídos com palavras e expressões em sentido próprio é"

    UM DOS TRECHOS com sentido próprio. Não quer dizer que todos os outros estarão em sentido figurado!

    O enunciado não é " Assinale a unica alternativa com sentido próprio".

    Antes de falarem mal da banca, analisem direito o que ela pediu. Eu hein.

  • Meu amigo Murilo de Lima Caldas, deu uma baita explicação e no final disse que o gabarito é a letra B (errada), acredito que ele deve ter se confundido... GABARITO letra A.

  • Cada alternativa possui duas orações. Somente uma das alternativas possuirá uma oração com sentido literal e a outra com sentido figurado. A questão pede que seja identificada a opção citada. Deu trabalho para encontrar, mas concurseiro tem que dar uma suada na camisa...

  • O erro da alternativa B está por conta de que esta frase não condiz com a interpretação do examinador. Ele estar diante da janela e de costas para a porta significa apenas a descrição de sua posição no quarto, não cabendo interpretações subjetivas.
  • Quanto à dúvida da alternativa B: a questão, após as aspas, diz "o qual remete à ideia...", então quem a alternativa diz remeter à ideia? O trecho em aspas, em outras palavras, está afirmando que o fato de o cara estar com a porta fechada e em frente à janela quer dizer que ele fica circunspecto (ou seja, nada a ver).

    Ainda sobre a questão, tem o detalhe na alternativa do gabarito (letra A), se o verbo "sinalizar" for entendido em seu sentido literal, também seria sentido figurado, uma vez que se refere a um trecho.

  • Circunspecto

    Que mantém atitude prudente e reservada, por vezes distante.

  • Sentido próprio: buscar na narração com precisão a ideia

  • Na alternativa B, só eu que identifiquei o uso da figura de linguagem assíndeto?

    "Ele está sentado diante da janela, a porta fechada..." (omissão da conjunção aditiva)

    "Ele está sentado diante da janela e com a porta fechada..."

  • Sentido próprio = denotativo = objetivo = definição do dicionário.

    Sentido figurado = conotativo = subjetivo = metáforas e outras utilizações.

    CUIDADO COM O VÍDEO DO GABARITO COMENTADO. Está errado.

  • Na minha opinião, as alternativas A e B possuem escrita em sentido próprio quando analisado o texto que está entre "aspas", talvez por isso haja tantas dúvidas, então, neste caso, optei pela opção que melhor descrevia o texto após a pontuação. Na alternativa B a explicação não condiz exatamente com o que está em destaque no texto, como bem explicado pelos colegas anteriormente.

    "Ele está sentado diante da janela, a porta fechada...”, o qual remete à ideia de que o adolescente, tendo de realizar a tarefa de ler, fica circunspecto, analisando-se frente à situação imposta. --->>> Não remete essa ideia

    Nas demais alternativas, C, D e E interpretei como sentido figurado as seguintes palavras:

    C) “Todos os seus desejos de estar longe erguem, entre ele e as páginas abertas, uma tela esverdeada que perturba...”, o qual remete à ideia de que o adolescente queria estar em outro lugar.

    D)“Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros...”, o qual mostra a percepção objetiva que o adolescente tem da leitura.

    E)“... e, aqui e acolá, a caridade de um diálogo – um travessão, como um oásis, que indica que um personagem fala...”, o qual indica que, aos poucos, o adolescente vai se interessando pelo livro.

    Pessoal, isso foi para tentar ajudar a elucidar a questão, qualquer erro ou equívoco peço que enviem-me por mensagem para que eu possa corrigir...

    Abraços :)

  • Eles pediram a expressão com sentido próprio, não o valor semântico.

    "A mas isso é óbvio, né? Presta atenção"....Cara, se a banca quisesse usaria essa mesma argumentação minha para assinalar outra alternativa como correta.

  • No vídeo a professora fala que sentido próprio é subjetivo???

  • O erro da B não consiste na ausência de elementos denotativos, como requerido no enunciado. Mas, no paradoxo apresentado a seguir: "o qual remete à ideia de que o adolescente, tendo de realizar a tarefa de ler, fica circunspecto, analisando-se frente à situação imposta". Ou seja, segundo o excerto, o garoto possui autoconsciência de sua situação (o que não ocorre, uma vez que ele se encontra absorto com a mera possibilidade de "fuga"). Sendo assim, o termo circunspecto não é sequer cabível, haja vista a situação corriqueira e pouco crítica em que o adolescente é visto.

  • Gente, Tela esverdeada seriam os óculos do menino ?? Fiquei com essa dúvida!

  • A) “Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!”, o qual revela o pensamento do adolescente e, ao mesmo tempo, sinaliza sua dispersão na leitura.

  • demorei para fazer a questão, errei a questão, assisti o vídeo da professora, li todos os comentários e ainda não entendi kkkkk.... melhor ir tomar um fosfozol

  • Essa é uma das questões/assuntos que nos assustam.
  • a- “Se ao menos conseguisse lembrar do conteúdo dessas primeiras quarenta e oito páginas!”, o qual revela o pensamento do adolescente e, ao mesmo tempo, sinaliza sua dispersão na leitura. todas as palavras no seu sentido próprio/denotativo

    b-“Ele está sentado diante da janela, a porta fechada...”, o qual remete à ideia de que o adolescente, tendo de realizar a tarefa de ler, fica circunspecto, analisando-se frente à situação imposta. (pra mim também foi usado só sentido próprio, mas...) não sei se o erro está em relação ao uso de sentido próprio ou figurado . (comando da questão) mas há erro na explicação, pois ele não fica "analisando-se", mas analisando a situação

    c- “Todos os seus desejos de estar longe erguem, entre ele e as páginas abertas, uma tela esverdeada que perturba...”, o qual remete à ideia de que o adolescente queria estar em outro lugar. sentido figurado/ como uma barreira que o impede de ler

    d- “Páginas completamente cheias de linhas apertadas entre margens minúsculas, negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros...”, o qual mostra a percepção objetiva que o adolescente tem da leitura. figurado/ como um borrão

    e- “... e, aqui e acolá, a caridade de um diálogo – um travessão, como um oásis, que indica que um personagem fala...”, o qual indica que, aos poucos, o adolescente vai se interessando pelo livro. figurado/ oásis como algo bom, muito desejado.

  • Fiquei entre A e B, mas fui na errada. Condenei a A por causa da palavra "sinaliza", na minha mente achei que se tratasse de emprego figurado na expressão.

  • odeio português