-
A questão revela seus erros: (vermelho)
a) o gerenciamento da depreciação é de importância secundária, uma vez que esta não impacta no resultado operacional da empresa;
b) a vida econômica de um bem é o tempo que ele demora para perder todo o seu valor contábil;
c) o valor contábil de um bem depende de como esse bem é utilizado e mantido, uma vez que é a diferença entre o valor depreciado e o valor de mercado;
d) a decisão de substituir equipamentos deve ser tomada com base nas estimativas de custo anual equivalente do equipamento defendente e do equipamento desafiante;
e) patentes e direitos autorais não são incluídos no balanço patrimonial por serem bens intangíveis.
RESPOSTA: LETRA (D)
-
Gabarito: D
Errei, marquei B, mas vamos entender o porquê.
Primeiro, o que é depreciação? é o decréscimo do valor de um bem patrimonial em virtude de seu desgaste temporal, bem como de sua ociosidade tecnologica.
Segundo, quais os principais conceitos relativos à depreciação?
1. Depreciação: como já exposto acima, é a redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
2. Vida útil: diz respeito ao período de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o bem.
3. Vida útil econômica: diz respeito ao período de tempo durante o qual a entidade espera obter fluxos de benefícios futuros de um bem.
4. Valor residual: diz respeito ao montante líquido que a entidade espera obter por um bem no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação.
5. Valor depreciável: é igual ao valor original menos o valor residual, o material cita o exemplo do suco que sai da laranja.
Fonte: Enap didático
-
c) o valor contábil de um bem depende de como esse bem é utilizado e mantido, uma vez que é a diferença entre o valor depreciado e o valor de mercado;
o valor contábil é aquele que está registrado (e não o de mercado) - o valor da depreciação.
-
alguém pode me indicar um material bom de ARM por favor ??
-
Williane, estou estudando pelo livro do professor Rodrigo Renno. Até agora ajudou bastante.
-
A vida econômica de um bem diz respeito ao período de tempo em que é econômico manter aquele item. Por exemplo, um carro, quando se compra, ele é economico. Com o tempo, o carro vai sofrendo desgaste. Chega um momento em que o custo de manutenção do carro se tornou tão alto que nao é mais economicamente viável mantê-lo. Ele vive dando defeito. Isso significa que a vida econômica desse carro chegou ao fim.
-----
Thiago
-
a) o gerenciamento da depreciação é de importância secundária, uma vez que esta não impacta no resultado operacional da empresa; (Errado, tem importância primária, a depreciação traz aumento de custo para manter o ativo (por exemplo, uma máquina) e diminui a produtividade na operação da empresa).
b) a vida econômica de um bem é o tempo que ele demora para perder todo o seu valor contábil. (Errado, essa é a definição de depreciação. Vida econômica é o período de tempo em que o custo anual equivalente de possuir e de operar o bem é mínimo, ou seja, é o período de tempo que entidade projeta antes de se tornar antieconômico. Ex: quando uma máquina tem seus custos de manutenção maior do que adquirir uma nova)
c) o valor contábil de um bem depende de como esse bem é utilizado e mantido, uma vez que é a diferença entre o valor depreciado e o valor de mercado;; (Errado, é a definição de valor residual = valor de mercado - valor depreciado)
d) a decisão de substituir equipamentos deve ser tomada com base nas estimativas de custo anual equivalente do equipamento defendente e do equipamento desafiante; (Certo, de acordo com Petrônio, a substituição de equipamentos constitui a análise comparativa de custos entre o equipamento atualmente em uso, chamado de defendente, e um novo equipamento, chamado desafiante)
e) patentes e direitos autorais não são incluídos no balanço patrimonial por serem bens intangíveis. (Errado, bens intangíveis fazem parte dos recursos patrimoniais)
-
Acredito que foi equivocada a percepção da banca quanto a essa questão:
a vida econômica de um bem é o tempo que ele demora para perder todo o seu valor contábil; sim correto, a depreciação é o desgaste desse bem no tempo, não necessariamente o tempo que ele demora, mas sim a perda do valor durante o tempo; é cronológico e cumulativo. e quando se fala em valor contábil, se infere que é quanto a empresa ainda esperar receber por ele.