SóProvas


ID
2636548
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das propriedades fundamentais do comportamento dos solos se refere à sua resistência ao cisalhamento, característica essencial para a estabilidade em particular de obras de engenharia, tais como aterros, encostas, taludes, maciços de barragens e a capacidade de carga de fundações. A resistência ao cisalhamento de um solo é definida como a tensão do solo para um nível suficientemente grande de deformação que permita caracterizar uma condição de ruptura, estado no qual o solo não suporta mais acréscimo de carga. Os componentes que conferem ao solo uma resistência ao cisalhamento e consequente ruptura são o atrito interno e a coesão. Atente ao que se diz a seguir sobre a origem da parcela de resistência ao cisalhamento oriunda da coesão, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) A coesão de um solo depende principalmente das tensões normais a ele aplicadas.

( ) A coesão de um solo depende particularmente da atração iônica entre partículas argilosas.

( ) A coesão de um solo se origina das tensões superficiais geradas pelos meniscos capilares.

( ) A coesão aparente de um solo se origina pelo efeito da sucção matricial e é função do grau de saturação do solo.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A resistência ao cisalhamento dos solos depende, predominantemente, da tensão normal ao plano de cisalhamento.

     

    Coesão

    Parcela de resistência ao cisalhamento de um solo que independe das tensões normais aplicadas, originando-se

    - Pela atração química entre partículas argilosas (atração iônica) ;

    - Cimentação entre partículas ;

    - Tensões superficiais geradas pelos meniscos capilares;

    - Tensões residuais da rocha de origem

     

    Temos pelo critério de ruptura de Coulomb.

    τ= c + σ*tg(φ)

    Onde:

    τ= resistência ao cisalhamento do solo;

    c= coesão do solo;

    σ= tensão normal vertical;

    φ=ângulo de atrito interno do solo;

     

  • Resistência ao cisalhamento

    Define-se como resistência ao cisalhamento do solo como a máxima pressão de cisalhamento que o solo pode suportar sem sofrer ruptura, ou a tensão de cisalhamento do solo no plano em que a ruptura ocorre no momento da ruptura. Em Mecânica dos Solos, a resistência ao cisalhamento envolve duas componentes: atrito e coesão.

    O atrito é função da interação entre duas superfícies na região de contato. A parcela da resistência devido ao atrito pode ser simplificadamente demonstrada pela analogia com o problema de deslizamento de um corpo sobre uma superfície plana horizontal

    A resistência ao cisalhamento do solos é essencialmente devido ao atrito. Entretanto, a atração química entre partículas (potencial atrativo de natureza molecular e coloidal), principalmente, no caso de estruturas floculadas,ea cimentação de partículas (cimento natural, óxidos, hidróxidos e argilas) podem provocar a existência de uma coesão real. Segundo Vargas (1977), de uma forma intuitiva, a coesão é aquela resistência que a fração argilosa empresta ao solo, pelo qual ele se torna capaz de se manter coeso em forma de torrões ou blocos, ou pode ser cortado em formas diversas e manter esta forma. Os solos que têm essa propriedade chamam-se coesivos. Os solos não-coesivos, que são areias puras e pedregulhos, esborroam-se facilmente ao serem cortados ou escavados.

    Coesão – típicos de solos finos

    Nos solos estão presentes os fenômenos de atrito e coesão, portanto, determina-se a resistência ao cisalhamento dos solos (τ), segundo a expressso: τ = c + σ . tg φ ou S = c + σ . tg φ onde “τ” é a resistência ao cisalhamento do solo, "c" a coesão ou intercepto de coesão, "σ" a tensão normal vertical e "φ" o ângulo de atrito interno do solo.

    Fonte: http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/e/e5/TC_035Mec%C3%A2nica_dos_Solos_-_Aula_3_Resist%C3%AAncia_ao_Cisalhamento.pdf

  • "A coesão de um solo depende principalmente das tensões normais a ele aplicadas."

    Então quer dizer que se não houver uma carga aplicada em um solo ele não pode ser coeso?! Alternativa falsa.