SóProvas


ID
263692
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Constitui uma característica comum nos protocolos IPv4 e IPv6:

Alternativas
Comentários
  • Semelhanças entre IPv6 e IPv4

    O IPv6 mantém as principais características do IPv4, ou seja, é um protocolo sem conexão onde cada datagrama contém um endereço de destino e é roteado de forma independente e assim como o IPv4, o IPv6 também possui um número máximo de roteadores por onde o pacote poderá passar (Hop Limit) no percurso entre origem e destino. (A)

    Diferenças entre IPv6 e IPv4

    O grupo responsável pela implementação do IPv6 verificou que alguns campos e funções do protocolo IPv4 executavam tarefas que não eram necessárias, tornando o trabalho do protocolo lento. Por esse motivo, alguns campos no IPv6 foram suprimidos, outros renomeados e movidos de lugar e um outro adicionado.

    Algumas diferenças entre os dois protocolos são evidentes quando são examinados os formatos dos cabeçalhos de ambos. Três diferenças bastante visíveis são:

    O tamanho do cabeçalho do IPv4 é variável devido as suas opções e campos de apoio. Já o tamanho do cabeçalho do IPv6 é fixo em 320 bits;(B)

    O IPv4 apresenta 14 campos, enquanto o IPv6 apresenta apenas 8 campos.(C) Cabe aqui ressaltar que, embora o cabeçalho do IPv4 apresente 14 campos, o mais comum é utilizarmos apenas 12 (o campo options – opções - raramente é utilizado e, em conseqüência, o campo preenchimento – padding - também não é utilizado);

    No campo de endereçamento do IPv4, tanto o endereço de origem (source address) quanto o endereço de destino (destination address) apresentam 32 bits, enquanto no IPv6 apresentam 128 bits cada um.(D) Como se pode observar, os campos de endereço do IPv6 representam 80% do cabeçalho (256 de 320 bits).

    Figura 1 - Diferenças entre IPv4 e IPv6

    O IPv6 ainda oferece suporte a uma grande variedade de opções que vão desde autenticação IPSec, criptografia para segurança de dados, priorização de tráfego e designação de tratamento especial para os pacotes, todos serviços não providos pelo IPv4.(E)

  • No ano de 2015 atual a alternativa E também poderia ser marcada. Vejam abaixo conforme o Autor Andrew S. Tanenbaum, que é um livro de 2011, mas provavelmente a banca FCC elaborou a questão por meio de um documento desatualizado.


    Segundo Tanenbaum(2011,p.288),"A autenticação e a privacidade são recursos são recursos importantes do novo IP(IPv6). Porém, mais tarde essas características foram integradas ao IPv4; assim, na área de segurança não há mais diferenças tão grandes."

     


    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.