-
I. Ativo é um recurso controlado no presente pela entidade como resultado de evento passado.(CORRETO)
II. Recurso é um item com potencial de serviços ou com a capacidade de gerar benefícios econômicos.(CORRETO)
III. A forma física é uma condição necessária para um recurso.(ERRADO)
CPC 00:
4.11. Muitos ativos, como, por exemplo, itens do imobilizado, têm forma física. Entretanto, a forma física não é essencial para a existência de ativo. Assim sendo, as patentes e os direitos autorais, por exemplo, são considerados ativos, caso deles sejam esperados que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e caso eles sejam por ela controlados.
IV. O potencial de serviços ou a capacidade de gerar benefícios econômicos surgem diretamente do próprio recurso.(ERRADO)
4.8. O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade.
-
III De forma alguma está correta. Só sobra a letra A
-
Daiane Felix, seu raciocício está correto, mas acredito que você não se atentou para o que consta nas alternativas. Elas afirmam ser falsas.
Bons estudos.
-
Eram as falsas e eu não me atentei a isso, errei por bobeira.
ATIVO=É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem, no futuro, benefícios econômicos para a entidade.
Bons estudos.
-
I - V - 4.3 Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
II - V - 4.4 Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos
III - F - A forma física e propriedade legal são dispensáveis no reconhecimento do ativo.
IV - F - 4.6 Direitos que têm o potencial de produzir benefícios econômicos assumem muitas formas, incluindo(...) O potencial de produzir benefícios econômicos é fruto do direito que o recurso econômico tem. Ademais, o CPC 00 tornou mais claro esse entendimento:
4.17 Embora o valor do recurso econômico decorra do seu potencial atual de produzir benefícios econômicos futuros, o recurso econômico é o direito presente que contém esse potencial e, não, os benefícios econômicos futuros que o direito pode produzir
Em outras palavras, os benefícios econômicos futuros não são produzidos diretamente pelo recurso econômico, mas sim pelo direito que o recurso econômico tem.