SóProvas


ID
2637820
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Texto 2

Ao iniciar o trabalho em um espaço sócio-ocupacional, o assistente social deve estabelecer um projeto de trabalho, a fim de reconhecer como seu aquele trabalho, e não apenas reproduzir o projeto institucional (embora este deva ser levado em conta). “Desse modo, (...) o projeto de trabalho não é um mero instrumento e, muito menos, um manual a ser seguido; ele deve condensar as possibilidades e os limites colocados ao profissional para executar suas tarefas e deve iluminar sua constante avaliação da eficácia de seus instrumentos, técnicas e conhecimentos para atingir as metas propostas, que devem estar articuladas aos elementos presentes no espaço sócio-ocupacional, como também referendarem os compromissos profissionais”. (Couto, 2009, p. 654). 

De acordo com o texto 2, o assistente social que se orienta por um projeto de trabalho construído a partir da realidade de seu espaço sócio-ocupacional dificilmente estabelecerá ações de caráter:

Alternativas
Comentários
  • Os desafios colocados na sociedade capitalista de hoje exigem, cada vez mais, clareza, pois os desafios de trabalhar com necessidades sociais advindas da exploração do trabalho requerem um grande preparo teórico e técnico-operativo. Essas constatações indicam que os projetos de trabalho são necessários e essenciais, para não se sucumbir nas tramas do real e no pragmatismo individual que busca capturar o trato da questão social.
     

    Formulação de projeto de trabalho profissional - Berenice Rojas Couto

     

    A constância de propósito é o segredo do sucesso (Benjamim Franklin)