SóProvas


ID
2638228
Banca
AOCP
Órgão
PM-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                   Texto II

                                          Abril Despedaçado

                                                                                        Alessandra Salina


      O filme Abril Despedaçado, de Walter Salles, aborda o conflito de terras entre duas famílias no interior nordestino do Brasil. Essa disputa se mantém durante várias gerações e se caracteriza por um ritual no qual sempre os filhos mais velhos de cada família se enfrentam em um duelo de morte em nome de suas terras, de forma que as mortes se alternavam entre as famílias. Abril Despedaçado mostra a repercussão desta prática na história de vida dos personagens, principalmente em relação ao protagonista Tonho (Rodrigo Santoro) e seu irmão Menino.

      O contexto dessa história também denuncia a pobreza do sertão e principalmente os vários níveis de exploração e domínio estabelecidos. A família evidenciada no filme sobrevive da confecção da rapadura e, enquanto o pai de família força o filho pequeno ao trabalho intenso, também é explorado pelo dono da venda que passa a pagar menos pelo seu produto.

      O filme mostrou-se um recurso muito rico para observação e análise da violência, principalmente a psicológica. É importante ressaltar que outro personagem, Menino, é vítima constante de violência: apanha do pai, é proibido de brincar, obrigado a trabalhos forçados e presencia o assassinato de um dos irmãos.

      Outro aspecto positivo do filme é o fato de mostrar uma população que sofre violência e que possivelmente apenas intervenções amplas em seu contexto poderiam protegê-las, como o oferecimento de condições dignas de trabalho, moradia, acesso à escola etc.

Disponível em: http://www.laprev.ufscar.br/sinopse-filmes/abril-despedacado Acesso em 21/01/2018.

Sobre o Texto II, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •   O contexto dessa história também denúncia a pobreza do sertão e principalmente os vários níveis de exploração e domínio estabelecidos. A família evidenciada no filme sobrevive da confecção da rapadura e, enquanto o pai de família força o filho pequeno ao trabalho intenso, também é explorado pelo dono da venda que passa a pagar menos pelo seu produto.

    No texto a autora fala que o Menino sofria violência e era explorado em casa e também fora do lar da família retratada.  

    Resposta; A

  • O contexto dessa história também denuncia a pobreza do sertão e principalmente os vários níveis de exploração e domínio estabelecidos. ///

    -

    O filme mostrou-se um recurso muito rico para observação e análise da violência, principalmente a psicológica.

    -

     

    Gabarito: A.

  • Outro aspecto positivo do filme é o fato de mostrar uma população que sofre violência e que possivelmente apenas intervenções amplas em seu contexto poderiam protegê-las, como o oferecimento de condições dignas de trabalho, moradia, acesso à escola etc."

    EU FUI NA LETRA "C" a autora considera positivo o fato de a população ser negligenciada, pois assim é possível que sejam implantadas políticas sociais para essa população.

     

    ESSE FOI MEU RACIOCÍNIO ERRADO, CONTINUAREI ME ESFORÇANDO!

  • Parabéns aos aprovados da banca AOCP PM-TO. Questões nada fáceis !

  •  os filhos mais velhos de cada família se enfrentam em um duelo de morte em nome de suas terras-(ciclo da violência)               

     o pai de família força o filho pequeno ao trabalho intenso, também é explorado pelo dono da venda que passa a pagar menos pelo seu produto-.(exploração que se estabelece dentro e fora do lar da família retratada.) 

  • a letra B está correta por dizer que a autora JUSTIFICA a violência...

    no texto ela não está justificando tal violências, apenas expondo

  • O erro da letra "E" parece ser bem sutil.

    "a autora fundamenta seu texto em uma crítica ao papel do Estado em não suprir as necessidades das minorias sociais.". A autora fundamenta o texto com os casos de violência, e o CONCLUI (no útimo parágrafo) com uma crítica ao papel do estado.

  •  gab. A