SóProvas


ID
2638423
Banca
AOCP
Órgão
PM-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III

Adolescência agora vai até os 24 anos, diz estudo


Da Redação

Publicado em

19 jan 2018, 20h58


    Até quando vai a adolescência? Alguns podem achar que ela dura a vida toda. Mas cientistas definiram um período para essa fase da vida, que fica entre a infância e a vida adulta.

    Estudo divulgado pela revista científica Lancet Child & Adolescent Health afirma que a definição de adolescência mudou, passando agora para o período entre 10 e 24 anos de idade. Pela definição anterior, essa etapa da vida ia até os 19 anos.

    A nova definição reflete mudanças de comportamento, como a demora para concluir os estudos, casar e ter filhos.

   De acordo com o estudo, a definição adequada desta etapa da vida é essencial para o desenvolvimento de leis, políticas sociais e serviços.

   O estudo lembra que a definição do início da adolescência já foi antecipada anteriormente para 10 anos – costumava ser padronizada como 14.

Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/adolescencia-agora-vai-ate-os-24-anos-diz-estudo/ Acesso em 19/01/2018. 

Identifique a função de linguagem predominante no Texto III.

Alternativas
Comentários
  • Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo.

    Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.

    Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos. Todos eles, por meio de uma linguagem denotativa, informam a respeito de algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos à linguagem.

  • A função referencial, também conhecida como função denotativa é considerada a função mais comum. Geralmente é utilizada quando uma pessoa em um ato de fala tem a intenção de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma forma objetiva e precisa, não fazendo comentários e nem avaliação!

     

     

     

    BONS ESTUDOS ! 

     

  • Função Referencial ou Denotativa: 

    Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo. Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal. Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos. Todos eles, por meio de uma linguagem denotativa, informam a respeito de algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos à linguagem.

    Função Emotiva ou Expressiva

    Também chamada de função expressiva, na função emotiva o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião. Esse tipo de texto, escrito em primeira pessoa, está voltado para o emissor, uma vez que possui um caráter pessoal. Como exemplos podemos destacar: os textos poéticos, as cartas, os diários. Todos eles são marcados pelo uso de sinais de pontuação, por exemplo, reticências, ponto de exclamação, etc.

    Função Poética

    A função poética é característica das obras literárias que possui como marca a utilização do sentido conotativo das palavras. Nessa função, o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitidapor meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem. Por isso, aqui o principal elemento comunicativo é a mensagem. Note que esse tipo de função não pertence somente aos textos literários. Também encontramos a função poética na publicidade ou nas expressões cotidianas em que há o uso frequente de metáforas (provérbios, anedotas, trocadilhos, músicas).

    Função Fática

    A função fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Da mesma maneira que na função poética, aqui o foco reside na própria mensagem. Esse tipo de função é muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone, etc.

    Função Conativa ou Apelativa

    Também chamada de apelativa, a função conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem. Essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades e discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida.

    Função Metalinguística

    A função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se à ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código. Um texto que descreva sobre a linguagem textual ou um documentário cinematográfico que fala sobre a linguagem do cinema são alguns exemplos. Nessa categoria, os textos metalinguísticos que merecem destaque são as gramáticas e os dicionários.

     

     

  • Função Referencial
     

    Trazer a informação de modo direto e objetivo. Ex: Textos jornalísticos (sentido denotativo).

    Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

    (B)

  • Informativo = Função referencial ou denotativa.

  • GABARITO: B

  • Função Referencial (Informativa/Denotativa)

    • o referente é o centro da mensagem;

    destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva;

    • algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3a pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.;

    • encontramos tal função predominantemente em textos jornalísticos, científicos, didáticos

    e afins (não literária).

    Exemplo:

    – “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou o governo com avaliação recorde de 87% para seu desempenho pessoal, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira. Em setembro deste ano, essa percepção era de 80,7%.” (Site de notícias)

  • FUNÇÃO REFERENCIAL/DENOTATIVA - PASSAR UMA INFORMAÇÃO

    FUNÇÃO EMOTIVA - O LOCCUTOR FALA DELE MESMO ( eu lírico)

    FUNÇÃO FÁTICA - Fala de um espaço físico e suas características

    FUNÇÃO APELATIVA/CONOTATIVA - Tenta convencer o interlocutor de algo

    FUNÇÃO METALINGUÍSTICA - TRAZ O CONCECITO DE ALGO OU DESCORRE SORE O PRÓPRIO TEXTO