Letra e.
Porter (1997) afirma que a integração vertical é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos dentro das fronteiras de uma mesma empresa. Isto representa, portanto, uma decisão da empresa no sentido de utilizar transações internas ou administrativas em vez da utilização de transações de mercado para atingir seus próprios objetivos econômicos.
Para Grant (2002), integração vertical refere à propriedade de empresas com atividades relacionadas verticalmente. Quanto maior a propriedade da empresa e controle sobre estágios sucessivos da cadeia de valor para o seu produto, maior é o seu grau de integração vertical, caracterizando a verticalização. A integração vertical pode ocorrer em duas direções: integração para trás, onde a firma controla a produção de seus inputs; ou integração para frente, onde a empresa controla seus clientes (distribuição). Ainda de acordo com Grant (2002), a integração vertical pode ser total ou parcial (parte dos elos da cadeia).
A integração vertical é uma estratégia lógica a ser adotada quando:
1. Existem poucos terceiros disponíveis no mercado que possam atuar satisfatoriamente.
2. Leva mais tempo e é mais custoso mudar para novos parceiros, se os atuais parceiros do canal falhassem no desempenho.
3. Os termos de uma empresa, processos e produtos são únicos
4. A decisão de compra é complexa e altamente envolvente.
5. Coordenação próxima é essencial para a performance da atividade de marketing.
6. Compradores formam forte lealdade com vendedores, não empresas.
7. Economias de escala estão presentes no desempenho das atividades de marketing ou
8. O ambiente é altamente incerto.
9. É extremamente difícil monitorar o desempenho dos outros elos da cadeia.
10. É mais fácil para os membros do canal utilizarem o esforço de outros.
11. Transações são fáceis e freqüentes.
Crescimento através da aquisição de outras organizações:
Integração vertical - crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. É usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros através de maior eficiência, ou melhor esforço de vendas.
- Integração Inversa - quando uma organização adquire outras companhias que a suprem (adquire empresas fornecedoras).
- Integração Direta - a organização adquire outras empresas que estejam mais próximas dos usuários finais do produto (atacadistas, varejistas).
Integração Horizontal - crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios. É adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização.
Diversificação - crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios.
- Diversificação Relacionada ou Concentrada - quando a empresa adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares aos da empresa compradora. Utilizada quando a organização pode adquirir maior eficiência ou impacto no mercado através do uso de recursos compartilhados.
- Diversificação Não-Relacionada ou Conglomerada - quando a empresa adquirida é de uma linha de negócios completamente diferente.
Fusões e joint ventures:
- Fusão - uma companhia se une a outra para formar uma nova organização.
- Joint venture - uma organização trabalha com outra num projeto específico, muito grande para ser controlado somente por ela, tal como alguns elementos do programa espacial.”
Concorrência Multiponto - quando empresas com vários negócios concorrem com outras do mesmo jeito. Na concorrencia multiponto não é criada uma nova empresa, sim uma empresa multinegócio concorrendo com outras multinegócio.
A questão está mostrando uma estratégia de integração vertical, pois está se unindo ou adquirindo companhias da mesma cadeia produtiva (mineração, siderurgia, logística, termelétrica), funcionando como canal de distribuição.