SóProvas


ID
263857
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis.

PORQUE

As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições semelhantes no mercado, oferecem bens semelhantes para um conjunto de clientes também semelhantes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa. 
  • Algum colega poderia postar por que a segunda afirmação está errada e a fonte?
    Obrigada
  • ESSA QUESTÃO !!!! POR FAVOR ALGUEM RESPONDA =D
  • Penso que a segunda esta incorreta quando diz que as empresas participam de um mesmo mercado mas com pessoas diferentes e produtos diferentes. Pois se eh o mesmo mercado, são as mesmas pessoas e não diferentes!
  • Segundo Porter (1980), são três as abordagens estratégicas genéricas: diferenciação, liderança em custo e enfoque; esta última tendo ramificações em custo ou diferenciação. Porém, todas elas podem ser adotadas por quaisquer empresas; tendendo ao sucesso quando implementadas corretamente. Quando despontam no mercado ações idênticas ou similares às já existentes, formam-se grupos estratégicos.  

    O estudo de grupos estratégicos surgiu com o objetivo de analisar o ambiente competitivo da indústria. A heterogeneidade da indústria permite avaliar as diferenças existentes entre as empresas e ao mesmo tempo identificar dentro de grupos certo grau de homogeneidade. Os grupos estratégicos são empresas que competem na mesma indústria com combinações similares de estratégia (HATTEN; SCHENDEL; COOPER, 1978). A identificação de grupos estratégicos possibilita, então, a compreensão de como diferentes empresas competem em uma indústria; podendo explicar, entre outros fatores, as diferenças de lucratividade dentro dos setores (COOL; DIERICKX, 1993; FIEGENBAUM; THOMAS, 1993).

    http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rco/v4n9/06.pdf

    att.

    Adm. Julio

  • O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence
    tornando as análises mais fáceis e mais úteis. – Sim, primeiramente, em um planejamento estratégico não
    tem motivos de uma empresa olhar outros grupos estratégicos. Pra quê uma escola vai olhar a
    concorrência de uma farmácia? Mesmo que não tivesse essa definição de Grupo Estratégico na cabeça,
    poderia raciocinar pelo seguinte: quanto mais eu restrinjo uma análise, quanto menos variáveis eu tomo
    mais simples fica essa análise. Portanto alternativa verdadeira.
    As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado
    oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua
    participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa. –
    Justamente o contrário da definição de grupos estratégicos. O grupo estratégico é justamente sua
    concorrência. Mesmos bens competindo pelos mesmos clientes. Alternativa Falsa
    RESPOSTA LETRA C
    fonte:http://admcomentada.com.br/estrategia/39-cesgranrio-petrobras-administrador2011/
  • COMENTÁRIO

    Sinceramente galera, sou só eu ou todos acham esse tipo de questão chata?

    Mas vamos lá! Quem quer CESGRANRIO tem que se acostumar.

    Vamos definir o que é esse tal grupo estratégico da empresa.

    Grupo estratégico é um conjunto de organizações/empresas que fazem parte da mesma indústria, ou seja, do mesmo setor. Por exemplos escolas, fábricas de automóveis e assim por diante.

    Com essa pequena definição já dá para analisar as questões. Algumas pessoas se confundiram nesse conceito. Vamos às análises:

    O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis. – Sim, primeiramente, em um planejamento estratégico não tem motivos de uma empresa olhar outros grupos estratégicos. Pra quê uma escola vai olhar a concorrência de uma farmácia? Mesmo que não tivesse essa definição de Grupo Estratégico na cabeça, poderia raciocinar pelo seguinte: quanto mais eu restrinjo uma análise, quanto menos variáveis eu tomo, mais simples fica essa análise. Portantoalternativa verdadeira.

    As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa. – Justamente o contrário da definição de grupos estratégicos. O grupo estratégico é justamente sua concorrência. Mesmos bens competindo pelos mesmos clientes. Alternativa Falsa.

    RESPOSTA LETRA C


    fonte:http://admcomentada.com.br/estrategia/39-cesgranrio-petrobras-administrador2011/


  • Com a devida vênia, como considerar a assertiva I correta? Mais desconexa que trem descarrilhado. 

  • Aprendi que nível estratégico temos algumas características como : complexidade, incerteza, desestruturação,  efeito no longo prazo...

    A primeira afirmação diz tornando análise fáceis, como pode está certo?

  • Renata, ele disse MAIS fáceis. Quando vc decide analisar o seu segmento vc facilita a analise, mas continua sendo complexa.

  • Eu não acredito que ainda teve gente aqui que teve a coragem de perguntar o porquê da segunda afirmação estar errada! aff.