SóProvas


ID
2638828
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo John French e Bertram Raven existem cinco tipos de poder. Considerando dois desses tipos de poder, preencha as lacunas identificando qual é o tipo de poder segundo cada característica e assinale a alternativa correta.

O poder de ____________ baseia-se na capacidade para alocar resultados recompensadores.

O poder de __________________ deriva da posse de experiência, conhecimento e talento.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    http://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/15/os-cinco-tipos-de-poder/

  • Letra B

    Fonte da resposta:

    "Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

    Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.

     

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.

     

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros. Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.

     

    Poder de referência:  É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro. Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

     

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos."



    Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/15/os-cinco-tipos-de-poder/


    Outra forma de entender:
     

    1) Poder Legítimo / Poder Legitimado - autoridade concedida pela organização ao cargo executivo ocupado por um gerente, baseado na estrutura hierárquica, ou seja, no reconhecimento formal.

     

    2) Poder de Recompensa - deriva da capacidade de conferir recompensas e premiações a outras pessoas.

     

    3) Poder Coercitivo (Poder Condigno) - autoridade para punir ou recomendar punições.

     

    4) Poder de Especialização / Poder de Competência / Perícia - deriva da maior qualificação, conhecimento e especialização de uma pessoa em relação às tarefas executadas.

     

    5) Poder de Referência - deriva de traços pessoais pelos quais as pessoas admiram e identificam-se com o gerente.

     

    Fonte: http://www.cprem.com.br/2018/wp-content/uploads/2018/05/Gabarito_Previo_EAOAP_2018_19_06_MAI_18.pdf}
    Fonte: Comportamento Organizacional - 6.ed. - Steven L. McShane, Mary Ann Von Glinow



    Bons estudos !!!

  • Poder de referência é, eminentemente, a deferência que os trabalhadores sentem pelo colega mais experiente. 

     

    Resposta: B. 

  • Modelo de French e Raven (1959)

    Ao final da década de 50 os psicólogos John French e Bertram Raven apresentaram um modelo teórico na tentativa de elucidar as relações de poder existentes na sociedade. A teoria de French e Raven esta amplamente difundida em estudos do poder nas organizações, muitos estudiosos ao redor do mundo tem a utilizado para elaborar suas estratégias de desenvolvimento organizacional de forma a auxiliar as organizações na escolha do melhor modo de utilizar o poder de forma a tornar eficaz os seus resultados. O modelo é composto de cinco fontes de poder originais – poder coercitivo, poder por recompensa, poder legítimo, poder expert e poder de referência – em 1965 foi incluído o poder de informação, que conforme a escolha trará diferentes resultados que certamente irão provocar influência positivas ou negativas nos resultados esperados pelas organizações.

     

    Poder Coercitivo - Ocorre quando um sujeito A impõe sua vontade através de ameaças e castigos a um sujeito B. Sujeito B esta consciente que o sujeito A pode lhe impor sanções. Isto pode tornar-se efetivo à curto prazo, porem no médio e longo prazo irá produzir um comportamento disfuncional no sujeito B.

    Poder de Recompensa - Esta fonte de poder se baseia em recursos que o sujeito B deseja e valoriza, gera um aumento da atração pelo poder e diminui a resistência. Nas organizações estes incentivos são oferecidos de várias formas por produtividade, metas atingidas, promoções, menções honrosas dentre outras.

    Poder Legítimo - Formado por um conjunto de normas estabelecidas e conhecidas de antemão, impõe o poder de posição – na organização, família, sociedade – definido como autoridade. Sujeito B legitima o poder do sujeito A. O poder legítimo que um indivíduo possui é resultado do que os outros acreditam que ele tem o direito de exercer influência sobre os outros, este é o caso da política que é o elemento que mais adesão ao poder legítimo provoca através das eleições democráticas.

    Poder Expert - Exercido por reconhecimento aos conhecimentos, habilidades, autoridade que possui sobre determinado tema, este tipo de poder é bastante específico. A capacidade de poder que é dado a alguém por ser competente em algo. Produz poucas resistências por parte do sujeito B, quando reconhece a perícia do sujeito A.

    Poder Referente - É exercido com base nos sentimentos de respeito, admiração, confiança e lealdade a quem detém o pode. O sujeito B se sente identificado com o sujeito A. Este tipo de poder se relaciona ao carisma e a atração pessoal. Este poder leva tempo para se desenvolver e pode não ser eficaz em ambientes com alta rotatividade de pessoal.

    Poder de Informação - Em 1965 Raven adicionou esta variante. Para controlar o acesso e distribuição de informação que é relevante para o sujeito B. Collins e Raven (1969) sugerem que a influência informacional ocorre depois de o agente influenciado percebe algum grau de poder expert.

     

    https://goo.gl/4Hvr7b

     

  • Em alguns materiais o poder de referência é diferenciado do poder carismático e relacionado ao poder de especialização, isso é, a pessoa é uma "referência na área por ser especialista". Uma bagunça essa matéria.

  • Verdade @Fabricio Jesus a matéria de ADM geral é um caos.

  • Típica questão que você pensa: "Não caiu nada do que estudei!" .

  • Eu nunca tinha visto essa definição especialização.. Complicado porque mil autores, cada um apresenta o tema de uma forma.

    TIPOS DE PODER:

    COERCITIVO OU DE PUNIÇÃO: Baseado no medo

    CONEXÃO: Baseado em quem você conhece

    EXPERTISE: baseado na experiência de uma pessoa

    INFORMAÇÃO OU PERSUASÃO: quando a pessoa que tem informação valiosa ou importante influencia os outros

    LEGITIMO: da posição de que a pessoa detém

    REFERENCIA.REFERENTE OU CARISMÁTICO: Existe quando as pessoas são bem queridas e respeitadas

    RECOMPENSA: Poder com base na submissão obtida com distribuição de benefícios.

    CONHECIMENTO OU DO TALENTO:Quando alguém possui conhecimento ( Know -how) ou competências ou habilidades específicas que fazem de si um especialista.

  • Concordo, Paloma Dias!

    Quando você chega em Administração, parece que não sabe de absolutamente nada.

    AFF

  • Fui pela lógica e acertei...pq saber mesmo...kkkk

  • TIPOS DE PODER

    O poder decorre do nível que uma pessoa ocupa na hierarquia de uma organização, de suas características pessoais e de muitos outros fatores que relacionaremos agora:

    PODER COERCITIVO (DE COERÇÃO) [FORMAL] - Este poder baseia-se no temor. Induz os influenciados no

    cumprimento de ordens por receio de punições, tais como: tarefas desagradáveis, repreensões ou demissões.

    PODER LEGÍTIMO (DE POSIÇÃO OU LEGITIMIDADE)

    [FORMAL] - O líder com alto poder de legitimidade

    induz ao cumprimento de suas ordens ou influencia o

    comportamento dos outros porque os subordinados

    reconhecem que ele está legalmente autorizado a exercer influência dentro de certos limites. Decorre do cargo ocupado pelo indivíduo.

    PODER DE COMPETÊNCIA (OU DE TALENTO OU DE

    PERÍCIA OU DE ESPECIALIZAÇÃO) [PESSOAL] - O líder com alto poder de competência induz ao cumprimento de suas ordens com base na crença dos subordinados que ele tem experiência, habilidade e conhecimento.

    PODER DE RECOMPENSA [FORMAL] - Poder decorrente

    da capacidade do líder em recompensar seus liderados pelo cumprimentos de ordens.

    PODER DE REFERÊNCIA (OU REFERENTE) [PESSOAL] - É

    o poder baseado na atuação e no apelo (carisma). O

    líder influencia os outros pelo desejo que eles têm de ser parecido ou de se identificar. Este poder está

    diretamente relacionado a fatores como o nível de

    prestígio e de admiração que o subordinado atribui ao líder.

    Outros tipos de Poder que podem ser encontrados na literatura:

    PODER DE INFORMAÇÃO: o líder com alto poder de

    informação influencia as pessoas através da retenção

    total ou parcial de informações importantes.

    PODER DE CONEXÃO: poder baseado na ligação do líder

    com pessoas importantes ou influentes dentro ou fora

    da organização.