Alternativa E.
A) A conversão retrospectiva (CR) é o protocolo próprio para recuperação de informação bibliográfica de computador para computador, possibilitando ao usuário de um sistema pesquisar e recuperar informações de outro sistema.
A conversão retrospectiva NÃO é um protocolo de recuperação bibliográfica, é definida como "transformação dos catálogos manuais de fichas em arquivos de registros bibliográficos legíveis por máquina".
B) O metadado é um formato de intercâmbio de dados criado para a catalogação automatizada.
O metadado é definido, de acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, como:
"metadados 1. Informação que descreve a estrutura dos dados e sua relação com outros, p.ex.: uma etiqueta no registro de uma base de dados, que indica o campo que contém o nome do autor."
NÃO é um FORMATO DE INTERCÂMBIO, são um identificador único do recurso.
C) As vantagens da automação da biblioteca são as atualizações do sistema e manutenção e suporte deste, além da licença de uso de softwares adquiridos para os respectivos setores específicos.
As atualizações do sistemas e manutenção de suporte desses são alguns dos requisitos necessários para a automação, mas não sua vantagem (benefícios que trará com a sua utilização, ex: serviço mais adequado ao usuário, etc.)
D) O treinamento do bibliotecário que tem nível gerencial deve enfatizar a compreensão de procedimentos e rotinas específicos de cada módulo do sistema de automação da biblioteca, inclusive capacitando-o a realizar o treinamento dos usuários nos módulos pertinentes.
O treinamento a nível gerencial deve possibilitar à gerência da Biblioteca a perfeita compreensão dos procedimentos gerenciais oferecidos pelo sistema. O gerenciamento que se refere a alternativa é o operacional.