SóProvas



Questões de Redes


ID
130759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os bibliotecários têm participado de empreendimentos cooperativos chamados redes. Os objetivos principais das redes são: revelar o conteúdo de um grande número de bibliotecas e tornar esses recursos disponíveis para bibliotecas e usuários específicos. As principais instituições que atuam no setor de interligação de redes são

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. As redes normalmente são utilizadas por grupos de bibliotecas.

  • Serviços de Cataogação CENTRALIZADA? não seria DEScentralizada?!

  • Conforme Rowley (1994, p. 227) afirma que “os objetivos principais das redes são: revelar o conteúdo de um grande número de bibliotecas e tornar esses recursos disponíveis para bibliotecas e usuários específicos.” A autora também diz que “as principais instituições que atuam no setor de interligação por redes são: grandes bibliotecas nacionais ou serviços de catalogação centralizada, além de empreendimentos cooperativos encetados por grupos de bibliotecas.

    Gab. C

    ROWLEY, Jennifer. Informática para bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1994.


ID
145483
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em automação, a topologia é um dos aspectos da arquitetura de redes. As redes de anel são aquelas em que todos os nós são interligados em base igual. Os dados são enviados por meio de qualquer nó e comunicados por toda a rede. A figura que representa esta rede é:

Alternativas
Comentários
  • Características e nomes das redes indicadas no enunciado Rowley (2006):

    A) Redes em estrela: Tem seu centro em um único nó na rede, havendo uma base de dados central. É vulnerável a defeitos do processador ou de transmissão. Adequado à redes locais e de longa distância.

    B) Redes multipontos: Muitas estações de trabalho que disputam entre si enlaces com o nó central, permitindo que muitas estações de trabalho compartilhem o mesmo canal. Reduz custos, nós não podem se conectar diretamente entre si.

    C) GABARITO.

    Redes em anel ou laço: Todos os nós são interligados em base igual, dados são enviados por qualquer nó e comunicados à toda rede.

    D) Rede em barra: Único cabo ponto a ponto. São feitas conexões entre periféricos, todas as estações de trabalho estão em contato direto entre si.

    Adequado para redes locais, pois os nós são ligados e desligados à vontade. Assegura transmissões isentas de erros.

    E) Acho que esse tipo de rede não existe.


ID
177754
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os centros cooperantes que objetivam difundir as informações sobre saúde ambiental, disponíveis nas bibliotecas e centros de documentação de diversos países da América Latina e Caribe, constituem uma rede denominada

Alternativas
Comentários
  • Que porra de questão é essa? Não vi diferença nenhuma entre essa merdas!

    "LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 31 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região."

    "É uma base de dados Latino-Americana de informação bibliográfica em ciências da saúde. Em termos gerais, abrange toda a literatura relativa as ciências da saúde, produzida por autores latino-americanos e publicado nos países da região a partir de 1982."

    "A REPIDISCA é um sistema regional de informação com a finalidade de disseminar informação disponível sobre Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. A Rede inclui material bibliográfico, tendo interesse especial por relató- rios gerados na América Latina e Caribe."

  • A REPIDISCA é um sistema regional de informação com a finalidade de disseminar informação disponível sobre Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. A Rede inclui material bibliográfico, tendo interesse especial por relatórios gerados na América Latina e Caribe.

    Duzentos Centros Cooperantes da Rede trabalham identificando informação concernente à Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, disponível nas bibliotecas, centros de documentação e outros.

    Serviços e produtos da Rede:

    a) Base de dados Bibliográficos:

    · REPINDEX (publicação trimestral, que oferece, em cada número, 700 resumos de documentos, que podem ser obtidos através de fotocópias ou microficha).

    · Catálogo Coletivo de Publicações Periódicas.

    · Catálogo da Biblioteca do CEPIS.

    · Buscas bibliográficas correntes e retrospectivas.

    · Fitas magnéticas e disquetes.

    b) Base de Dados não-Bibliográficos:

    · Diretórios e Guias.

    c) Outros Serviços:

    · Sumários de revistas (TABCONT/CEPIS).

    · Informações sobre cursos, reuniões, seminários,etc.


    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1986000200016


    LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 32 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região.


    Fonte: http://lilacs.bvsalud.org/


    Índice bibliográfico da literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe, a partir de 1982. É um produto cooperativo da Rede BVS, que atualmente indexa artigos de mais de 900 títulos de revistas de 19 países de América Latina e Caribe. LILACS também indexa outros tipos de literatura científica e técnica como teses, monografias, livros e capítulos de. livros, trabalhos apresentados em congressos ou conferências, relatórios, publicações governamentais e de organismos internacionais regionais. A LILACS está integrada na pesquisa da BVS Regional.


    Fonte: https://bvsalud.org/produtos-e-servicos/


ID
186133
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral - REJE oferece acesso a uma série de recursos informacionais, entre os quais as bases de dados de

Alternativas
Comentários
  • A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais. A rede integra, em uma única base de dados, informações referentes aos acervos de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral. É composta pela biblioteca do TSE, que a gerencia, e pelas bibliotecas de todos os tribunais regionais eleitorais, somando ao todo 28 bibliotecas.

    Entre os objetivos da Reje estão a padronização de procedimentos e o aperfeiçoamento dos registros bibliográficos já existentes. Espera-se que a Reje se torne referência nacional como rede de bibliotecas, bem como em bibliografia de Direito Eleitoral.

    Fonte: http://www.tse.jus.br/institucional/biblioteca/rede-de-bibliotecas-da-justica-eleitoral-reje

  • Letra: D) livros e materiais especiais.


ID
187903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O compartilhamento da informação e a criação e implementação de parcerias torna-se cada vez mais a base para o fortalecimento de ações que possibilitam efetivamente acesso à informação nos diferentes segmentos da sociedade. Para tanto, a constituição de redes de informação tornou-se um imperativo no contexto das bibliotecas e unidades de informação. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
259516
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Intranet pode ser definida como

Alternativas
Comentários
  • A letra "B" pode ser VPN ou Extranet.

    A letra "C" é mais uma das definições de Intranet, logo está correta.
  • Intranet

     

    A Intranet, por sua vez, também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

     

    Empresas, órgãos públicos e outros tipos de organizações normalmente possuem Intranets, pois precisam de uma rede de computadores similar à Internet para manter os seus serviços, como os seus Portais Corporativos e outros recursos on-line. Contudo, por questões de segurança, não há interesse que tais serviços estejam disponíveis para livre acesso pela Internet. Daí a necessidade de se implantar uma Intranet.

    _____________________________________

    Fonte:  Victor Dalton - Estratégia Concursos


ID
277558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Bibliotecas, assim como qualquer outro tipo de sistema de
informação, precisam ser administradas apropriadamente para
alcançarem os objetivos estabelecidos. Acerca desse assunto,
julgue os itens a seguir.

A estrutura organizacional em rede não é útil para bibliotecas, uma vez que estas não podem prescindir de pelo menos três níveis hierárquicos diferenciados, de modo que seja preservada a autoridade e amplitude de controle.

Alternativas

ID
277576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu
planejamento, julgue os itens seguintes.

LexML é uma rede de informação legislativa e jurídica que organiza e integra as informações disponibilizadas em forma digital nos diversos portais de órgãos do governo na Internet e permite o acesso a elas.

Alternativas
Comentários
  • " O que é o LexML?

    Já ouviu falar do LexML? Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

    O LexML significa mais do que a unificação da informação legislativa e jurídica em um único portal: trata-se de uma infra-estrutura que permitirá manipular eficazmente a gigantesca quantidade de informações existentes no país. O LexML facilitará o acesso do cidadão à informação, cumprindo assim o preceito constitucional que define o cidadão como o titular do direito de acesso à informação (CF, Art 5º, XIV), e contribuirá na agilização de processos judiciais, administrativos e legislativos. O LexML é uma das peças-chave do Governo Eletrônico, tendo já sido recomendado pela versão 4.0 do E-Ping, padrão de Interoperabilidade do Governo Eletrônico.

    De quem é esta iniciativa?

    É uma iniciativa conjunta de diversos órgãos participantes do GT LexML da Comunidade TIControle, liderada pelo Senado Federal. A partir da inauguração do portal, qualquer órgão do governo federal, estadual ou municipal que desejar ter as suas informações disponíveis no portal, após firmar o acordo de cooperação, poderá enviar seus dados."

    Disponível em: <http://projeto.lexml.gov.br/documentacao/destaques-lexml#o-que-lexml>. Acesso em: 19 fev. 2012.


ID
277579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu
planejamento, julgue os itens seguintes.

As redes de informação podem ser consideradas esquemas institucionais de caráter cooperativo, criados com a finalidade de organizar e facilitar o acesso e o uso da informação a um custo menor do que se alcançaria de forma isolada.

Alternativas
Comentários
  • "Para Swank (11), o conceito de REDE abrange o desenvolvimento de sistemas cooperativos de bibliotecas — reunidas geograficamente, ou pelo assunto, ou por qualquer outra característica comum — tendo cada um deles uma espécie de órgão central, que não somente coordena as atividades internas do sistema como também serve de dispositivo de entrada e saída em relação às centra is de outros sistemas."


ID
277582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu
planejamento, julgue os itens seguintes.

Diferentemente de bibliotecas, cada vez mais o planejamento de centros de documentação e serviços de informação leva em consideração a necessidade de atuação em rede, de modo que seus custos sejam reduzidos e que haja: aumento do acervo de informações e da qualidade, capacitação facilitada e, com isso, consequentemente, as necessidades de informação de seus usuários sejam devidamente atendidas.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no início da quetsão: "diferentemente de bibliotecas".

  • Não "Diferentemente de bibliotecas",pois as bibliotecas estão também cada vez mais levando em consideração a necessidade de atuação em rede, de modo que seus custos sejam reduzidos e que haja: aumento do acervo de informações e da qualidade, capacitação facilitada e, com isso, consequentemente, as necessidades de informação de seus usuários sejam devidamente atendidas.Tanto quanto os centros de documentação e serviços de informação.


ID
277585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes, sistemas e serviços de informação e seu
planejamento, julgue os itens seguintes.

Redes de informação e sistemas de informação referem-se ao mesmo conceito.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

     

    "rede [...] r. de informação information network BIB/RI INF INTERN a formada por organismos de informação, tais como: arquivos, banco de dados, bibliotecas e centros de informação, geograficamente dispersos, com o intuito de possibilitar o atendimento a maior número de usuários da informação; rede documentária."

    "sistema [...] s. de informação (SI) information system 1. ADM BIB um grupo lógico de subsistemas e dados ou informação, necessários para suprir as necessidades de informação de uma comunidade, grupo ou processo. 2. INF "uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback" (STAIR, p. 11)."  (CUNHA; CAVALCANTI, 2008)

  • "(...) falar em SISTEMA, como solução para racionalizar a indústria da informação, seria esquematizá-la como modelo de integração vertical e, portanto, de forma hierárquica, dentro dos limites das organizações e dos serviços existentes ou planejados, de qualquer grandeza, e nos quais a ênfase recai mais nos recursos internos, de um extremo a outro, do que nas relações externas. Os contatos, recíprocos ou não, entre tais sistemas ou entre bibliotecas isoladas constituem as REDESintegração horizontal — e, por conseguinte, a essência da cooperação ou interdependência. (....)". Embora não sejam sinônimos, são componentes que estão inter-relacionados, pois "promovem a transmissão da informação dos produtores aos usuários da mesma, de conformidade com normas e procedimentos idênticos ou compatíveis. Cada componente pode, por sua vez, ser tido como um sistema, em relação a sua integração interna (vertical), ou como um subsistema, com relação a suas conexões externas (horizontais)."


ID
323596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de recursos e serviços de informação digitais, julgue os próximos itens.

A Redalyc ou Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal é acessada mediante assinaturas mantidas pelas instituições de ensino e pesquisa interessadas em seu conteúdo. As assinaturas das instituições brasileiras são custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo o acesso à Redalyc feito a partir do portal de periódicos da própria CAPES.

Alternativas
Comentários
  • "La Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal Redalyc es un proyecto impulsado por la Universidad Autónoma de Estado de México (UAEM), con el objetivo de contribuir a la difusión de la actividad científica editorial que se produce en y sobre Iberoamérica.

    La propuesta concreta de Redalyc se materializa en la creación, diseño y mantenimiento de una hemeroteca científica en línea de libre acceso <http://redalyc.uaemex.mx>, que funciona como punto de encuentro para todos aquellos interesados en reconstruir el conocimiento científico de y sobre Iberoamérica. Este portal de Internet —que es la parte más visible de este esfuerzo— fue abierto formalmente al público en el mes de octubre del año 2002, como parte de una iniciativa derivada de un grupo de investigadores y editores preocupados por la escasa visibilidad de los resultados de investigación generados en y sobre la región."

    Disponível em: . Acesso em: 15 Fev. 2012.


ID
327499
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos sistemas e redes de comunicação da informação, a técnica de comutação de circuitos

Alternativas
Comentários
  • Características da comutação de circuitos

    • Aplicada na rede de telefonia;

    • Circuito de capacidade fixa em canal de voz de 4 KHz ou 64 Kbps. Oferece uma banda garantida nessa capacidade;

    • Estabelecimento de uma conexão fim-a-fim, entre o usuário origem e o usuário destino, antes que as informações (voz) possam ser enviadas;

    • Impossibilidade de estabelecer a conexão nos casos de indisponibilidade de circuitos de menor capacidade ou na indisponibilidade de circuitos;

    • Uma vez estabelecida à conexão, não existem mais problemas de congestionamento durante a transmissão;

    • Manutenção do estabelecimento de um circuito de capacidade fixa, alocado entre os usuários finais, enquanto a conexão não for terminada;

    • Tarifação baseada na distância e tempo de conexão;

    • Suporte a aplicações sensíveis a atrasos, como a voz. O atraso é constante, mas pode não ser pequeno e não apresentando nenhuma variação no atraso de trânsito;

    • Adequada para aplicações com taxa de transmissão fixa e alto índice de utilização;

    • Inadequada para suportar tráfego em rajadas (burst), que é tratado melhor utilizando-se a técnica de comutação de pacotes;

    • Permite a utilização de rotas alternativas no caso de falha de algum nó e/ou enlace;

    • Complexidade maior ao chavear canais com diferentes taxas altas de transmissão;

    • A acomodação de requisitos de diferentes taxas de transmissão para múltiplos usuários, vale-se da utilização de estruturas como TDM ou FDM.

    Alternativa: E


ID
327523
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São vários os tipos de redes empregadas nos sistemas de comunicação da informação eletrônica. Os fatores que determinam a rede mais apropriada para determinada aplicação, são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • "As redes de computadores possuem uma variedade de transmissores, receptores, meios de transmissão, sinais, códigos e controles de rede [...] Os fatores que determinam a mais apropriada (rede) para determinada aplicação são os seguintes:

    . volume de tráfego e capacidade exigida.

    . velocidade exigida

    . fidelidade exigida

    . custo aceitável" (ROWLEY, 2002, p. 53)


ID
327589
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A linguagem de formatação destinada a criar hipertextos pesquisáveis na Rede Mundial de Computadores e que hoje é uma verdadeira norma de editoração multimídia em linha, é conhecida pela sigla

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    "hypertext [...] H. Markup Language (abrev.: HTML) INTERN linguagem de hipertexto usada na páginas iniciais e hiperdocumentos, a qual consiste em texto e marcações que dizem ao programa navegador o que fazer quando uma ligação é ativada. Essa linguagem indica como o programa navegador deve exibir o texto e os recursos de multimídia associados." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 188)


ID
327607
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre os diversos instrumentos da Rede Mundial de Computadores, o que contém a denominação do documento cuja atribuição deve ser gerida de acordo com um procedimento-padrão, de modo a evitar que dois exemplares do mesmo documento possam ter nomes diferentes e, reciprocamente, que documentos diferentes possam ter nomes idênticos, é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • A confusão que pode ser feita é em relação ao URL (endereço de documento na rede). URN é o padrão, que evita que um mesmo nome leva a mais de um URL.
  • URN/ Uniform Resource Name. Padrão da W3C que define uma sintaxe para nome e endereço de objetos digitais persistentes disponíveis na Internet. (SAYÃO et al., 2005, p. 22).


ID
1039024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência a redes eletrônicas e não-eletrônicas, julgue os itens a seguir.

O objetivo de uma rede de longa distância é compartilhar recursos de computação, como, por exemplo, processadores e memórias em disco entre um grupo de usuários, utilizando as topologias em estrela, anel e barra.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em afirmar que o objetivo de uma rede de longa distância é compartilhar recursos de computação...

  • Errado.

     

    "Redes locais 

    Rede local é uma rede de comunicação de dados empregada para interligar vários computadores, terminais, impressoras e dispositivos de armazenamento secundário instalados numa área geográfica limitada [...]. O objetivo fundamental é compartilhar recursos de computação, como processadores, memória em disco, impresoras e portas de comunicação com outras redes, entre um grupo de usuários. 

     

    [...]

     

    Redes de longa distância

    As redes de longa distância empregam enlaces de telecomunicações para possibilitar aos computadores que se comuniquem entre si independentemente de sua localização. As topologias em estrela, anel e barra podem ser adotadas para tal fim. As redes locais e de longa distância pode ser interligadas formando uma única rede universal. A Internet é uma série de redes de longa distância interligadas." (ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002).

  • De acordo com Rowley (2002, p. 65-66):

    "Rede local é uma rede de comunicação de dados empregada para interligar vários computadores, terminais, impressoras e dispositivos de armazenamento secundário instalados numa área geográfica limitada, normalmente de 10 quilômetros quadrados, no máximo. A área limitada, possibilita altas velocidades de transmissão. O objetivo fundamental é compartilhar recursos de computação, como processadores, memória em disco, impresoras e portas de comunicação com outras redes, entre um grupo de usuários". 

    "As redes de longa distância empregam enlaces de telecomunicações para possibilitar aos computadores que se comuniquem entre si independentemente de sua localização. As topologias em estrela, anel e barra podem ser adotadas para tal fim. As redes locais e de longa distância pode ser interligadas formando uma única rede universal".

    ROWLEY, J. A biblioteca eletrônica. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2002.


ID
1118950
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conjunto de unidades de informação, que agrupam pessoas e/ou organismos com as mesmas finalidades, em que a troca de informações é realizada de maneira organizada e regular, por meio de padronização e compartilhamento de tarefas e recursos, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Redes de informação são consideradas um conjunto de unidades informacionais, que agrupam pessoas e/ou organismos com as mesmas finalidade, onde a troca de informações é feita de maneira organizada e regular, por meio de padronização e ompartilhamento de tarefas e recursos . (ROMANI; BORSZCZ, 2006, p.12) 

  • Padronização = redes


ID
1181209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne à organização e à administração de bibliotecas, julgue os itens subsequentes.

Uma rede é um tipo de estrutura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURA EM REDE

    Tem foco em seu negócio principal (core business)e terceiriza a maior parte de suas atividades não essenciais. O que se busca é a flexibilidade máxima da estrutura organizacional, que passa a se concentrar naquilo que sabe fazer melhor.

    A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global. Portanto, a flexibilidade advém da possibilidade de a organização contratar qualquer serviço ou produto necessário no momento, e pouco tempo depois poder trocar de fornecedor, sem ter os custos de possuir maquinário, instalações fabris ou ter de demitir pessoal.

    Dessa forma, a organização pode se adaptar a mudanças no ambiente externo muito mais rapidamente e aproveitar as oportunidades de mercado que apareçam.

    GAB: CERTO

    FONTE: ADM. GERAL- Rodrigo Rennó

  • CERTO.

    A Estrutura em Rede, ou Organização em Rede, é um tipo de macroestrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organograma circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal


ID
1181221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a redes, sistemas de informação e bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens.

Hierarquia e centralização são características das redes de informação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Hierarquia e "des"centralização. 


ID
1401847
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na Rede Virtual de Bibliotecas – Congresso Nacional (RVBI), o instrumento que reúne normas, procedimentos, metas referentes à admissão e permanência das bibliotecas na rede, dentre as quais: políticas de processamento técnico e de empréstimos entre bibliotecas e de requisitos a recursos humanos e materiais da proponente, que são analisados para a aceitação ou não na rede, é o(a):

Alternativas

ID
1498072
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sua configuração se constrói tendo como base um acordo de cooperação e sua principal finalidade é o intercâmbio de informações. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Conjunto de sistemas de informação e/ou comunicação - descentralizados, intercomunicantes, formados por unidades funcionais independentes, com serviços e funções inter-relacionados - cuja interação é presidida por acordos de cooperação e adoção de normas comuns [Vieira, A. Redes de ICT e a Participalçao Brasileira, 1994]


    Objetivos de uma Instituição para participar de uma RI 
    [Vieira, A. Redes de ICT e a Participalçao Brasileira, 1994]

    otimizar a interligação de recursosracionalizar gastos com infra-estrutura computacional, acervo e pessoal técnicoevitar duplicação de esforços para idênticos finsminimizar custos para o usuário, maximizando a diponibilidade e a qualidade de informaçãoaumentar a visibilidade do setor de informação

    Fonte: http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?id=215

  • Segundo Lozano (2004) a configuração de redes de unidades de informação se constrói tendo como base um acordo de cooperação e sua principal finalidade é o intercâmbio de informações.

  • GABARITO: B

     

    a) Sistemas de informação: conjunto de componentes inter-relacionados que coleciona ou recupera, processa e distribui informação. Pode ser manual ou computadorizado (SILVA, 2018). 

     

    c) Repositórios institucionais: "são coleções que capturam e preservam a produção intelectual de uma ou mais universidades ou comunidades (CROW, 2002) ou ainda um conjunto de serviços que uma universidade oferece – aos membros de sua comunidade – a fim de gerenciar e disseminar materiais digitais criados pela instituição e membros da comunidade (LYNCH, 2003)".

     

    d) Portais corporativos: "tem o propósito de expor e fornecer informações específicas de negócio, dentro de determinado contexto, auxiliando os usuários de sistemas informatizados corporativos a encontrar as informações de que precisam para fazer frente aos concorrentes" (DIAS, 2001).

     

    e) Redes de relacionamento:  "[...] contato de pessoas e organizações com interesses similares, cujo propósito é descobrir oportunidades, compartilhar recursos, aprender melhores práticas, dar ou receber auxílio. As chamadas comunidades de prática, comunidades de especialistas, comunidades de práticos ou microcomunidades de conhecimento têm em comum a característica de envolver indivíduos que trocam informações, insights, experiências e ferramentas sobre alguma área de interesse comum" (ROSSETTI et al., 2008).


ID
1705360
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As chamadas “auto-estradas eletrônicas", também conhecidas como “infovias", que se constituem em infraestrutura essencial para a sociedade da informação, são viabilizadas:

Alternativas
Comentários
  • As redes de computadores

    A interconexão de computadores por meio de redes permite que se venha a construir o que alguns chamaram de infra-estrutura essencial da sociedade da informação: auto-estradas eletrônicas, 'infovias' que transmitirão rapidamente enormes volumes de textos, sons e imagens. (LE COADIC, 1996, p. 97)

    LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.


ID
1721785
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As chamadas “auto-estradas eletrônicas”, também conhecidas como “infovias”, que se constituem em infraestrutura essencial para a sociedade da informação, são viabilizadas:

Alternativas

ID
1807885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de redes cooperativas de bibliotecas brasileiras, julgue o item subsequente.

A rede de bibliotecas da justiça eleitoral (REJE) e a rede de bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF) ainda não integram a rede de informação legislativa e jurídica denominada LEXML.

Alternativas
Comentários
  • Questão que avalia o conhecimento dos candidatos sobre a rede LexML Brasil. 

    A Rede LexML Brasil abrange pouco mais de 80 acervos de diversas redes de órgãos públicos como assembleias, câmaras municipais, tribunais e conselhos, entre eles o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, além de contar também com o acervo da Controladoria Geral da União. 

    Contudo, os acervos das duas redes citadas não fazem parte atualmente do acervo da LexML Brasil. 

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
2227927
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto digital o conjunto de nós interconectados é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Uma rede é um conjunto de nós interconectados. Um nó é um ponto de intersecção, de uma curva por ela mesma. O que define um nó, concretamente falando, é o tipo de rede ao qual ele pertence

     

    Fonte: CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996


ID
2315473
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma rede internacional de bibliotecas digitais de dissertações e teses, criada pela Universidade de Virginia Tech, em 1997. Trata-se de uma rede que adota um modelo distribuído de operacionalização, o que permite aos diferentes nós (membros) que a constituem manter a

Alternativas
Comentários
  • "Descrição : A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional que promove a criação, acesso e preservação de teses e dissertações eletrônicas (ETDs) de instituições acadêmicas em todo o mundo. O Catálogo União NDLTD fornece acesso a mais de um milhão ETDs.

    É composto por grandes ferramentas de busca, como VTLS ( é uma ferramenta poderosa e abrangente para expor todo o conteúdo do catálogo de bibliotecas, repositório institucional, ou de outro sistema de destino) e ouras ferramentas para procurar países ou regiões específicas.

    Ou seja é algo que padroniza como as publicações são disponibilizadas mas casa biblioteca pode ter a liberdade necessária de decidir quem acessa o que ou como é acessado. "

    Resposta certa: A

    Fonte: Santa Biblioteconomia


ID
2357119
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma rede cooperativa de bibliotecas que agrega recursos informacionais de bibliotecas especializadas.

( ) Possui, entre suas competências, a de captar, preservar e difundir os registros da memória nacional brasileira.

( ) Tem acervo especializado em ciências sociais, com maior concentração de documentos na área do direito.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que no ano de 2016, agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas do poder legislativo e dos órgãos mantenedores das bibliotecas cooperantes.O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase na doutrina jurídica. Cada biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores etc.Essas bases, por sua vez, compõem-se de vários registros interrelacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

     

     


ID
2358079
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na segunda metade do século XX, coincidindo com o começo da aplicação da informática aos processos biblioteconômicos, foram introduzidas, no âmbito da biblioteconomia, diversas estratégias visando ao controle bibliográfico. Acerca dessas estratégias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A partir da década de 1960, surgem os sistemas numéricos de identificação de documentos criados inicialmente para identificar documentos tradicionais, como livros e periódicos, e que vêm se expandindo para incluir os vários tipos de documentos gerados pela tecnologia atual.
( ) A partir da década de 1970, o esforço da biblioteconomia em direção ao aperfeiçoamento do acesso à produção bibliográfica mundial é representado pelo desenvolvimento das redes de informação, resultantes da aplicação da informática aos processos de organização bibliográfica.
( ) A partir da década de 1980, acentua-se a conversão retrospectiva de catálogos, ou seja, o processo de conversão de antigos registros catalográficos, de consulta manual, para registros eletrônicos processáveis por computador.
( ) A partir da década de 1990, algumas organizações internacionais, como a Unesco, começaram a desenvolver programas visando à consecução do controle bibliográfico em âmbito nacional, isto é, no âmbito de cada país que desejasse aprimorar suas atividades de organização bibliográfica.
A sequência está correta em

Alternativas

ID
2459866
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O que é topologia de rede?

Alternativas

ID
2527471
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Rede local, como a que conecta as bibliotecas de uma instituição, é uma rede de comunicação de dados utilizada para ligar computadores e outros equipamentos. Nesse contexto,


I. todo dispositivo ligado à rede é conhecido como ponte.

II. o nó serve para conectar duas ou mais redes locais diferentes.

III. uma rede com topologia em estrela é adequada pois as estações de trabalho têm contato direto entre si.


Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • Gabsrito: letra C.

  • Complementando:

    I- refere-se ao- dispositivo conectado a uma rede

    II- Roteador- conecta duas ou mais redes em locais diferentes (é só pensar no roteador de INTERNET...)

    III- Topologia de barramento- Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão. (WIKIPEDIA)

    (Ou seja, estações de trabalho têm contato direto entre si)


ID
2551564
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O princípio que deve nortear uma rede de catalogação cooperativa é o de que um determinado item seja catalogado:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. Um dos principais motivos pelos quais se realiza a catalogação cooperativa é para evitar o retrabalho, assim, uma determinada biblioteca não necessita fazer um retrabalho e realizar novamente tal catalogação.


ID
2578807
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Nunes e Carvalho (2016), desde a década de 1960, bibliotecas centrais estão sendo criadas, em universidades, com o objetivo de melhorar o atendimento prestado. São vantagens desse tipo de estrutura organizacional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As bibliotecas centrais passam a constituir-se desta forma quando absorvem os acervos das bibliotecas de cada faculdade dispostos num grande prédio, mas ao longo do tempo, nesse processo de desenvolvimento e crescimento, passam igualmente a enfrentar problemas, tais como a falta de estrutura física e administrativa.


ID
2584513
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise o trecho a seguir:


O ___________, coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir [...] as informações sobre publicações periódicas técnico científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país, possibilitando a otimização dos recursos disponíveis nas Bibliotecas e serviço de documentação que participam da rede.


Preenche corretamente a lacuna acima a opção

Alternativas
Comentários
  • Sobre o CCN

     

    O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT.

    Os objetivos do catálogo coletivo são difundir, identificar e localizar publicações seriadas existentes no país; estabelecer políticas de aquisição de coleções; padronizar a entrada dos títulos conforme critérios internacionais; promover o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do COMUT.

    Criado, em 1954, pelo então Instituto Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (IBBD) constituiu-se, até sua automação em 1968, em um catálogo convencional em fichas, prestando informações in loco, por telefone ou correspondência.

    De 1970 a 1978, o sistema automatizado possibilitou a divulgação impressa do CCN por grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Agrícolas e Veterinárias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. Em 1978, devido ao crescimento constante de novos títulos e acrescido do inter-relacionamento entre as áreas do conhecimento, o IBICT optou pela divulgação do CCN em microfichas reunindo todas as áreas.

    Em 1983, o IBICT iniciou o desenvolvimento do Sistema Integrado de Publicações Seriadas (SIPS). Desenvolvido em formato compatível com o International Serials Data System (ISDS), permitiu a otimização do processamento e maior flexibilidade no tratamento, armazenamento e intercâmbio de dados sob a forma de fita magnética.

    Em 1989, foi elaborado um estudo comparativo entre a norma de transcrição de dados de coleções usada no CCN e a norma NISO Z39. 44, da National Information Standards Organization. A contribuição do estudo resultou na ampliação da norma existente, propiciando a incorporação de características relevantes para catálogos coletivo

     

    Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/catalogo-coletivo-nacional-de-publicacoes-seriadas%28ccn%29/sobre-o-ccn


ID
2584573
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A rede que interliga vários computadores instalados num mesmo prédio ou conjunto de prédios, é conhecida como rede

Alternativas
Comentários
  • Rede local é uma rede de comunicação de dados empregada para interligar vários computadores, terminais, impressoras e dispositivos de armazenamento secundário instalados numa área geográfica limitada, normalmente de 10km², no máximo. [...]. Cada dispositivo ligado à rede local é chamado de nó.

    (ROWLEY, 2002, p. 65).

    Gab. B


ID
2602756
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No mundo contemporâneo, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem impactado a comunicação científica em pelo menos dois aspectos:

O primeiro, o processo de comunicação científica baseado no meio eletrônico, resultado do uso de tecnologias de informação e comunicação para disseminação da pesquisa. O segundo, os impactos que esse uso provoca na própria comunicação científica e nas comunidades científicas (BAPTISTA et al., 2007, p. 3).

Contudo, o modelo de negócios para a publicação científica - notadamente os periódicos científicos - não explora suficientemente as tecnologias no sentido de beneficiar, de fato, a disseminação das pesquisas. Como reação a esse modelo têm surgido novos modos alternativos para a produção, circulação e publicação de pesquisas, como os open archives, que tecnicamente podem ser definidos como:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Sena (2000, p. 72):

    [...] open archives, arquivos on-line de acesso público, também definidos como “diretórios existentes em um computador que estão abertos para o acesso via ftp ou http, armazenando uma coleção de séries de artigos ou uma coleção de dados sobre artigos armazenados em outro local”.

    Gab. A

    SENA, Nathália Kneipp. Open archives: caminho alternativo para a comunicação científica. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 71-78, set./dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/gcmzNYH3R8FbKHwMRdGh7gJ/?lang=pt


ID
2602768
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A catalogação cooperativa é uma experiência internacional no intercâmbio de informações bibliográficas que se iniciou nos Estados Unidos. O Brasil também possui diversas instituições que trabalharam na implementação de uma rede de catalogação cooperativa. Analise as afirmativas a seguir e assinale com V as VERDADEIRAS e com F as FALSAS.


( ) No início da Rede, os catálogos coletivos e os catálogos de Autoridades (nomes e assuntos) eram distribuídos para as bibliotecas participantes em formato de fichas catalográficas impressas.

( ) A missão principal da Rede é disseminar a informação por intermédio de dados e serviços entre as bibliotecas participantes contribuindo assim para o desenvolvimento de uma rede de bibliotecas universitárias.

( ) Qualquer instituição pública ou privada que faz adesão por meio de um contrato com a Rede Bibliodata pode participar da Rede Bibliodata.

( ) O CALCO foi um projeto elaborado para que houvesse uma relação entre bibliotecas, fazendo com que fosse possível a permuta de informações dentro e fora do país e padronizar normas de catalogação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das letras.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    Erros das demais alternativas:

    (F) No início da Rede, os catálogos coletivos e os catálogos de Autoridades (nomes e assuntos) eram distribuídos para as bibliotecas participantes em formato de fichas catalográficas impressas.

    No início, a rede Bibliodata denominava-se projeto CALCO e tinha como principal pretensão a catalogação legível por computador. Portanto, não é possível afirmar que já foram distribuídas fichas impressas.

    (F) A missão principal da Rede é disseminar a informação por intermédio de dados e serviços entre as bibliotecas participantes contribuindo assim para o desenvolvimento de uma rede de bibliotecas universitárias.

    A missão de Rede é disseminar a informação por intermédio de dados e serviços entre as bibliotecas participantes, gerando recursos e desta forma, contribuir para o desenvolvimento cultural e sociocultural do país.

    (V) Qualquer instituição pública ou privada que faz adesão por meio de um contrato com a Rede Bibliodata pode participar da Rede Bibliodata.

    (V) O CALCO foi um projeto elaborado para que houvesse uma relação entre bibliotecas, fazendo com que fosse possível a permuta de informações dentro e fora do país e padronizar normas de catalogação.


ID
2602807
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos grandes desafios das bibliotecas universitárias é a avaliação de periódicos, ainda que em meio eletrônico. Além da questão de espaço, o alto custo das assinaturas e a necessidade de, cada vez mais, facilitar o acesso às produções científicas, são determinantes para a análise de quais títulos podem ser adquiridos ou interrompidos.


Para Lancaster, já em 1996, os critérios adotados para se chegar a uma listagem de títulos cujas assinaturas poderiam ser interrompidas, seriam, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lancaster (2004, p. 80-81):

    Critérios de Classificação

    Ao tomar decisões quanto a cancelamentos, seria útil se se pudesse elaborar uma lista classificada de títulos (ou várias listas classificadas por disciplina), que refletisse as prioridades de retenção, em que os títulos do final da lista fossem aqueles cuja assinatura seria interrompida com o mínimo de incômodos para os usuários da biblioteca. Por quais critérios pode-se chegar a essas classificações? Eis os mais óbvios:

    Mediante dados de uso real coletados na biblioteca.

    Mediante dados de uso que já tenham sido coletados (e talvez publicados) por outra biblioteca.

    Mediante opiniões.

    Mediante citações.

    Fator de impacto.

    Gab. C

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas.  Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2004.


ID
2610334
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Numa rede local, um bibliotecário opera um terminal e uma impressora. Cada um desses dispositivos é chamado

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Nó=

    É um ponto de conexão, seja um ponto de redistribuição ou um terminal de comunicação. A definição de um nó depende da rede e da amada de protocolo referida. Um nó de rede física é um dispositivo eletrônico ativo que está ligado a uma rede, e é capaz de enviar, receber ou transmitir informações através de um canal de comunicação.

    Wikipedia

  • A questão aborda conceitos básicos sobre informática ligada a automação de bibliotecas. 

    Em uma rede de computadores são conectados dispositivos diversos que enviam, recebem ou transmitem pacotes de informações através de um canal de comunicação, funcionando como elos em uma corrente. 

    O nome dado a cada um destes elos em uma rede física é nó (Letra C). Os nós podem ser terminais, periféricos, modens, hubs, pontes, switchs e roteadores. Sendo assim, as quatro alternativas restantes são tipos de nós em uma rede. 

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
2639308
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à automação de bibliotecas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    A) A conversão retrospectiva (CR) é o protocolo próprio para recuperação de informação bibliográfica de computador para computador, possibilitando ao usuário de um sistema pesquisar e recuperar informações de outro sistema.

    A conversão retrospectiva NÃO é um protocolo de recuperação bibliográfica, é definida como "transformação dos catálogos manuais de fichas em arquivos de registros bibliográficos legíveis por máquina".

    B) O metadado é um formato de intercâmbio de dados criado para a catalogação automatizada.

    O metadado é definido, de acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, como:

    "metadados 1. Informação que descreve a estrutura dos dados e sua relação com outros, p.ex.: uma etiqueta no registro de uma base de dados, que indica o campo que contém o nome do autor."

    NÃO é um FORMATO DE INTERCÂMBIO, são um identificador único do recurso.

    C) As vantagens da automação da biblioteca são as atualizações do sistema e manutenção e suporte deste, além da licença de uso de softwares adquiridos para os respectivos setores específicos.

    As atualizações do sistemas e manutenção de suporte desses são alguns dos requisitos necessários para a automação, mas não sua vantagem (benefícios que trará com a sua utilização, ex: serviço mais adequado ao usuário, etc.)

    D) O treinamento do bibliotecário que tem nível gerencial deve enfatizar a compreensão de procedimentos e rotinas específicos de cada módulo do sistema de automação da biblioteca, inclusive capacitando-o a realizar o treinamento dos usuários nos módulos pertinentes.

    O treinamento a nível gerencial deve possibilitar à gerência da Biblioteca a perfeita compreensão dos procedimentos gerenciais oferecidos pelo sistema. O gerenciamento que se refere a alternativa é o operacional.


ID
2648932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das redes de bibliotecas cooperativas nacionais, das bibliotecas digitais brasileiras e de pacotes de software, julgue o item subsequente.


A RVBI, rede cooperativa de bibliotecas coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, tem o direito como área temática exclusiva.

Alternativas
Comentários
  • Errado. "O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente doutrina, mas abrange, também, outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. " (https://www12.senado.leg.br/institucional/biblioteca/rvbi/a-rvbi)
  • Acervo especializado em Ciências Sociais, 60% desse acervo é da área de Direito.


ID
2648935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das redes de bibliotecas cooperativas nacionais, das bibliotecas digitais brasileiras e de pacotes de software, julgue o item subsequente.


O consórcio BDJur é uma rede de bibliotecas digitais jurídicas gerenciada pelo Superior Tribunal de Justiça. Nessa rede, os campos título, autor e assunto são critérios para se explorarem os repositórios digitais.

Alternativas
Comentários
  • O Consórcio BDJur – rede de bibliotecas digitais jurídicas – teve o seu acervo ampliado, com a disponibilização de conteúdos da Biblioteca Digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Agora, ao pesquisar no Consórcio BDJur, é possível ter acesso a artigos, periódicos, trabalhos acadêmicos, livros e outras publicações disponíveis na Biblioteca Digital do TSE – como a obra "Evolução do sistema eleitoral brasileiro", de Manoel Rodrigues Ferreira, publicada pelo TSE em 2005.

    Gerenciado pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do STJ, o Consórcio BDJur passa a reunir acervos digitais de dez importantes repositórios jurídicos, das seguintes instituições: STJ, CJF, TSE, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e Tribunal de Justiça do Ceará.

    Atualmente, são mais de 120 mil documentos, número que cresce a cada dia. O consórcio oferece a possibilidade de realização de buscas simultâneas em todos os acervos digitais integrados ao sistema, o que permite encontrar as informações desejadas com mais agilidade.

    Gab. Certo

    Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/Consorcio-BDJur-oferece-novos-conteudos.aspx

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre o uso da BDJur.

    O Consórcio BDJur é uma Rede de Bibliotecas Digitais do Poder Judiciário e do Poder Legislativo.  Ao entrar no sistema do consórcio, o usuário pode realizar uma pesquisa unificada em mais de 500 mil documentos disponíveis na integra.

    Para a busca o usuário tem as seguintes opções de filtros de acordo com a imagem abaixo:




    A questão está correta visto que as opções de busca do sistema correspondem com as mencionadas na assertiva.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
2648938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das redes de bibliotecas cooperativas nacionais, das bibliotecas digitais brasileiras e de pacotes de software, julgue o item subsequente.


O DSpace é um pacote open source que permite o acesso permanente aos recursos digitais das instituições que o assumem, assim como possibilita o armazenamento de textos e imagens, inclusive de imagens em movimento, e viabiliza a coleta dos seus metadados a partir do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH).

Alternativas
Comentários
  • CERTA, a afirmativa, DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.

     

    Fonte: http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/Sistema-para-Construcao-de-Repositorios-Institucionais-Digitais

  • Lembrando que o DSpace é utilizado para a construção e operação de repositórios institucionais. Bom ficar atento porque costuma cair bastante em provas do CESPE.


ID
2744248
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre as redes de informação consoante as funções a que se propõem, analise as afirmativas a seguir.
I. Redes de informação especializada a usuários consistem em um conjunto de computadores conectados por recursos de telemática, para o transporte de dados e mensagens entre dois pontos distantes interligados.
II. Redes de serviço e de apoio institucional a sistemas de informação objetivam colaborar com o desenvolvimento de padrões comuns, com a organização dos registros bibliográficos e com o intercâmbio entre bibliotecas.
III. Redes de comunicação de dados dedicam-se ao fornecimento de informações e documentos ao usuário final.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Redes de comunicação de dados: “consistem em um conjunto de computadores conectados por recursos da telemática, para o transporte de dados e mensagens entre dois pontos distantes interligados”. Os serviços mais utilizados nestas redes são: correio eletrônico, transferência de arquivo/software, chat, listas de discussões e WWW. Essa categorização não está vinculada diretamente à abordagem de redes de informação que nos propusemos a estudar e apresentar neste trabalho, mas certamente constitui-se um recurso imprescindível para elas.


    Redes de serviços e de apoio institucional a sistemas de informação, “tem como objetivo colaborar no desenvolvimento de padrões comuns, na organização dos registros bibliográficos e no intercâmbio (de dados e documentos) entre bibliotecas ou centros de informação”. Exemplos desse tipo de rede são representados pela catalogação cooperativa e pelo empréstimo entre bibliotecas.


    Redes de informação especializada a usuários, “dedicam-se ao fornecimento de informações (dados bibliográficos, factuais, cadastrais, etc.) e documentos diretamente ao usuário final”. O acesso a essas redes é feito através de sistemas online.




ID
2746786
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Sistema Pergamum contempla as principais funções de uma Biblioteca, que funciona de forma integrada, a fim de facilitar a Gestão das Unidades de Informação. Além disso, foi constituída pelas Instituições que adquiriram o Sistema Pergamum, uma Rede compartilhada, que tem por finalidade a cooperação dos serviços técnicos e o compartilhamento de recursos de informação. Diante do exposto, analise as alternativas e assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Serviços do Pergamum

    :: Autoridades: O objetivo deste serviço é disponibilizar o acesso ao catálogo que contém as formas padronizadas para catalogação e indexação dos materiais. Formas como: nomes pessoal, entidades, eventos e séries e assuntos termos tópicos, nomes geográficos e subdivisões de assuntos a serem utilizados com pontos de acessos a registros bibliográficos.

    :: Periódicos: O objetivo é permitir o acesso a todos os títulos de periódicos catalogados pelos centros de Informação participantes da Rede Pergamum.

    :: Tese e Dissertação: O objetivo é permitir o acesso a todos as Teses e Dissertações catalogadas pelos centros de Informação participantes da Rede Pergamum.

    :: Acessibilidade: O objetivo é permitir o acesso a todos os documentos destinados exclusivamente para deficientes visuais catalogados pelos centros de Informação participantes da Rede Pergamum. O acesso aos documentos é restrito às pessoas previamente cadastradas e autorizadas pela direção da Rede Pergamum.

    :: Thesaurus / Tesauro: Através desta página você poderá usufruir diversas bases de dados de vários Thesaurus disponíveis em links para consultas rápida ou detalhadas.

    ***A ICAP tem como objetivo criar um serviço de indexação compartilhada de artigos de periódicos nacionais, editados pelas Instituições que fazem parte da Rede Pergamum. A adesão é espontânea, não obrigatória. 


ID
2795119
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede de Informação que tem como objetivo identificar e estruturar as informações legislativas e jurídicas por meio da integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados utilizando padrões abertos, na Administração Pública federal, estadual e municipal e entre os órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo da República, por meio de hiperlinks persistentes, sistemas on-line e tratamento padronizado da estrutura textual, é o

Alternativas
Comentários
  • "O que é o Portal LexML?

    Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa do Brasil. Procura-se unificar, organizar e facilitar o acesso às informações descritivas de legislação, jurisprudência e proposições legislativas de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal."

    Fonte: http://projeto.lexml.gov.br/documentacao/faq

  • "O que é o Portal LexML?

    Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa do Brasil. Procura-se unificar, organizar e facilitar o acesso às informações descritivas de legislação, jurisprudência e proposições legislativas de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal."

    Fonte: http://projeto.lexml.gov.br/documentacao/faq

  • A - LexML --- > "Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet." OBJETIVOS: "Identificar e estruturar as informações legislativas e jurídicas através da integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados utilizando padrões abertos, nas três esferas administrativas (federal, estadual e municipal) e entre os órgãos dos três poderes da República (Executivo, Judiciário e Legislativo), por meio de hiperlinks persistentes, sistemas online e tratamento padronizado da estrutura textual".

    Fonte: https://projeto.lexml.gov.br/documentacao/destaques-lexml#o-que-lexml

    B - LEGIN ---> "Criado em 2001, o Sistema de Legislação Informatizada (LEGIN), foi criado com a finalidade de ser a aplicação responsável pelo gerenciamento e recuperação das normas federais e internas da Câmara dos Deputados produzidas desde o período do Império".

    Fonte: http://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/125

    C - SICON ---> "Sistema de Informação do Congresso Nacional permite a busca e consulta em documentos de legislação,matérias com tramitação no senado entre outras".

    Fonte: https://www.bibliotecas.ufu.br/portal-da-pesquisa/base-de-dados/biblioteca-digital-do-sicon

    D - SERVQUAL ---> "De acordo com a American Library Association, pode-se prever um conjunto de padrões qualitativos que devem nortear as bibliotecas universitárias, quais sejam as missões, as metas, os objetivos, os recursos humanos, a infraestrutura e equipamentos, os serviços e o orçamento. A escala de medição SERVQUAL foi criada em 1988 por Parasuraman, Berry e Zeithan, tendo sido detalhada por Cook, Health e Thompson (2000) que apontaram as seguintes dimensões: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, garantia e empatia.

    Fonte: GONÇALVES, Ana Lúcia Ferreira. Gestão da informação na perspectiva do usuário: subsídios para uma política em bibliotecas universitárias. Niterói: Intertexto ; Rio de Janeiro: Interciência, 2013. p.72

    E - WS-I ---> "The Web Services Interoperability Organization (WS-I) is an open industry organization chartered to establish Best Practices for Web services interoperability, for selected groups of Web services standards, across platforms, operating systems and programming languages".

    Fonte: http://www.ws-i.org/about/Default.aspx


ID
2795122
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às características da Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI, rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, analise as afirmativas a seguir.


I. Atende às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores e cada biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores etc.

II. As bases de dados bibliográficos se constituem de vários registros inter-relacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

III. Agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública federal, estadual, municipal e do governo do Distrito Federal e dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O item III está errado pq diz que na esfera municipal e estadual quando é só na federal

     

    RVBI e histórico

     

    A Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

     

    O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente doutrina, mas abrange, também, outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Cada Biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores, etc. Essas bases, por sua vez, se compõem de vários registros inter-relacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

     

    Histórico

    A atual Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI, assim denominada desde o ano de 2000, originou-se na Rede SABI - Subsistema de Administração de Bibliotecas, iniciada em 1975, a partir da automação da Biblioteca do Senado pelo Prodasen. Nesses 41 anos de funcionamento, a Rede acompanhou as inovações tecnológicas, implantou formato internacional de intercâmbio bibliográfico, possibilitando a compatibilidade com outras redes e sistemas de informação.


ID
2795125
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às orientações técnicas da Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Para a representação descritiva dos documentos adotam-se as regras do AACR2R, para a representação temática, a DDC23 e, o VCB do Senado Federal, para os assuntos tópicos e geográficos.

( ) A atualização da versão 6 do Pergamum trouxe mudanças, significativas, no Módulo de Consulta. Os atalhos para Acervo, Criar Acervo e Exemplar foram transferidos para a tela pesquisa índice/básica, localizada no Módulo de Catalogação.

( ) Quando o documento a ser catalogado for considerado relevante para unidade catalogadora e para a RBMPF, deve-se fazer uma indexação com um mínimo de 5 termos, em especial para os artigos de periódicos.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Fonte para resposta sobre uso da AACR2 e Códigos de Classificação:

    http://cobip.pgr.mpf.mp.br/sistema-pergamum/orientacoes-tecnicas/otcatalogacao/Otcat001_029.PDF (p. 1 e 14) - Possível verificar o uso do código AACR2 e da utilização de códigos de classificação diferentes entre as bibliotecas da rede, sendo utilizados CDU, CDD e CDDir.

    Fonte para resposta sobre o vocabulário controlado e número de termos para indexação:

    http://cobip.pgr.mpf.mp.br/sistema-pergamum/orientacoes-tecnicas/otindexacao/OTInd001_019.pdf (p.6) - Podemos verificar a utilização do VCB e da utilização de no mínimo 5 termos de indexação para documentos relevantes.

  • Acertei. Achei a .questão difícil..

    Para a representação descritiva dos documentos adotam-se as regras do AACR2R, para a representação temática, a DDC23 e, o VCB do Senado Federal, para os assuntos tópicos e geográficos( aprece que o erro está aqui) O que parece ser incoerente apenas os assuntos tópicos e goegráfico


ID
2824063
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

COMUT, BDTD, Pergamum, e Bibliodata são exemplos de

Alternativas
Comentários
  • Vale ressaltar que existe o sistema pergamum (software de gerenciamento de bibliotecas) e a rede pergamum (formada pelas bibliotecas usuárias do software).


ID
2925208
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede Pergamum é constituída pelas instituições usuárias do software Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas, tendo por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação. Quanto aos objetivos da Rede Pergamum, indique se os itens abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


(   ) Desenvolver e adotar metodologias e padrões comuns que possam facilitar a importação e exportação de registros entre instituições nacionais e estrangeiras que utilizem padrões internacionais.

(   ) Promover a discussão e atualização do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

(   ) Criar produtos e serviços compartilhados que propiciem a utilização dos recursos e informações das instituições.

(   ) Propor aquisição de bens e recursos de informação.

(  ) Discutir a atualização das normas de documentação junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Alternativas
Comentários
  • O Pergamum é um software de biblioteca e não um produtor de discursões.

    O ACCR2 definitivamente não tem que prestar contas ao Pergamum.

    A ABNT é uma instituição independente. Cria e regula as normas.. Sem interferência e discursões

    (FALSA ) Promover a discussão e atualização do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2)

    (FALSA ) Discutir a atualização das normas de documentação junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • Na verdade, a ABNT até discute as normas (ela possui comitês para isso), porém isso não è um dos objetivos do Pergamun.
  • A Rede Compartilhada do Sistema Pergamum, doravante denominada Rede, tem por finalidade a cooperação dos serviços técnicos e o compartilhamento de recursos de informação com o objetivo de:

    I.  disponibilizar o catálogo do acervo das instituições participantes;

    II. desenvolver metodologias e padrões comuns que possam ser importados e exportados para instituições nacionais e internacionais, que utilizam o padrão MARC;

    III. desenvolver produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento da Rede;

    IV. negociar em conjunto ou não, a aquisição de materiais de informação em qualquer tipo de suporte físico;

    V. promover o desenvolvimento tecnológico dos profissionais integrantes da Rede.

    Fonte:

    https://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/rede_regimento.php?ind=3

    Gabarito: A


ID
2985007
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 8º Região - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Bibliodata é uma rede cooperativa de bibliotecas brasileiras que têm seus acervos representados no Catálogo Coletivo Bibliodata. Essas bibliotecas realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando à redução de custos e a promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta produtos Bibliodata.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. Sabendo que na própria questão está especificado que o BiblioData é uma rede cooperativa de bibliotecas e tendo conhecimento de que o Cat bib é um de seus PRODUTOS, podemos chegar a essa alternativa por eliminação.

    "O Bibliodata/Calco cumpria o papel dos sistemas de automação de catálogo que a maioria destas

    instituições não possuía, gerando produtos como fichas catalográficas, etiquetas de dorso e de bolso, catálogos em microfichas e alguns padrões populares de formatos eletrônicos de dados."

    http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/646/650

    Assim, tudo que envolve catálogos e bases de dados nós podemos eliminar, restando apenas a alternativa C.


ID
2985175
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As três formas, segundo as quais as instituições podem fazer parte das redes cooperativas de bibliotecas, são:

Alternativas

ID
2991139
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conceito de rede de bibliotecas remete a uma organização que mantém grandes bases de dados em linha construídas a partir de iniciativas como a catalogação coletiva, cujo principal produto é o catálogo coletivo que disponibiliza recursos e produtos a todos os usuários das bibliotecas conveniadas.


A partir deste conceito, pode-se considerar que o COMUT, BDTD, Pergamum, e Bibliodata são exemplos de

Alternativas

ID
3206440
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das redes de comunicação de dados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    LAN

    Local Area Network, ou rede local, é a configuração para redes instaladas em áreas menores, como casas e escritórios pequenos.

    WAN

    Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet. 

    Com tais informações, é possível descartar as alternativas A,B e D.

    A alternativa E está errada ao afirmar "[...]o compartilhamento de dispositivos periféricos que retardam a comunicação."

    Na verdade, eles aumentam a velocidade de comunicação.


ID
3530659
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item .


A utilização da Rede pelas bibliotecas permite a transmissibilidade de dados, agregando a capacidade de publicá‐los na forma de hipertextos e possibilitando a leitura associativa de documentos.

Alternativas
Comentários
  • apenas na teoria, não na prática...

  • Para os não assinantes - Gab. Certo.


ID
3668872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de redes locais e de longa distância.


A composição de uma rede local ou de longa distância exige a adoção de mesma topologia e de mesmo protocolo para interligação dos computadores.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A definição da topologia da rede vai variar de acordo com a distância.


ID
3669157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de redes locais e de longa distância.


A rede local interliga computadores instalados em uma área geográfica limitada e, portanto, não propicia o acesso à base de dados remota.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Rowley (2002, p. 65):

    Rede local é uma rede de comunicação de dados empregada para interligar vários computadores, terminais, impressoras e dispositivos de armazenamento secundário instalados numa área geográfica limitada, normalmente de quilômetros quadrados, no máximo.

    Eis algumas das aplicações comuns das redes locais:

    transferência e acesso de arquivos

    processamento de textos

    manipulação de  mensagens eletrônicas

    manipulação de arquivos e informações pessoais com programas de base de dados

    criação de informações gráficas

    acesso a base de dados remota

    transmissão e armazenamento digital de voz.

    Gab. Errado

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.


ID
3684568
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2008
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Murilo Bastos da Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, rede é um

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha & Cavalcanti (2008, p. 309):

    rede - conjunto de meios técnicos e unidades operativas utilizadas por um sistema para processamento e transferência da informação.

    Gab. B

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34113


ID
4118725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No referente às redes eletrônicas de informação, julgue o item seguinte.


Todos os sistemas de recuperação da informação, manuais ou eletrônicos, compreendem três etapas importantes: indexação, armazenamento e recuperação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Rowley (2002, p. 161-162):

    Todos os sistemas de recuperação da informação podem ser compreendidos como se fossem formados por três etapas: indexação, armazenamento e recuperação.

    Gab. Certo


ID
4118728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No referente às redes eletrônicas de informação, julgue o item seguinte.


Os dados com texto integral, multimídia e metadados constituem, nessa ordem, as três gerações de sistemas de recuperação da informação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Sacanagem, porque só está fora de ordem, caso contrário a questão estaria correta.

    Três gerações dos sistemas de recuperação da informação são sistematizadas:

    metadados: interfaces baseadas em comandos; usuários intermediários especialistas; um número limitado de sistemas online em organizações e disponíveis externamente;

    dados em texto integral: interfaces baseadas em comandos e em menus; recursos adicionais de recuperação como hipertexto e recursos de pesquisa em texto integral; interfaces baseadas em DOS; acesso pelo usuário final mas nem sempre possível; sistemas online; primeiros sistemas baseados em CD-ROM;

    multimídia: interfaces GUI (graphical user interface); foco no acesso ao usuário final; orientação ao mercado e ênfase sobre pacotes de produtos; armazenamento e distribuição em CD-ROM ou em redes de alta capacidade; multimídia; intermediários como treinadores; maior uso em casa e em ambientes de acesso público. 

    Fonte: Ortega, Cristina Dotta. Informática documentária: estado da arte. Dissertação. p. 67

    https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-27032004-155935/publico/Ortega.pdf


ID
4118734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No referente às redes eletrônicas de informação, julgue o item seguinte.


Atualmente, tanto os computadores pessoais quanto as redes locais podem ligar-se à Internet. Essa conexão pode ser completa, por discagem e por meio de portal.

Alternativas

ID
4939042
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das funções das redes de informação é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tomaél (2005, p. 3):

    Redes de informação reúnem pessoas e organizações para o intercâmbio de informações, ao mesmo tempo em que contribuem para a organização de produtos e a operacionalização de serviços que sem a participação mútua, não seriam possíveis.

    Gab.

    TOMAÉL, Maria Inês. Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil. Informação & Informação, Londrina, v. 1 0, n. 1 / 2, jan./dez. 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/07/pdf_d54368ffe7_0011359.pdf


ID
5607892
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Maria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As redes de computadores buscam interligar vários equipamentos e sistemas informatizados, e é uma das ferramentas utilizadas pela tecnologia da informação para disseminar e recuperar informações. A topologia é um dos aspectos da arquitetura dessas redes, sendo que as mais comuns variam entre quatro tipos diferentes. Sobre esses tipos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Redes em estrela.

(2) Redes de multipontos.

(3) Redes em anel ou laço.

(4) Redes em barra.


(_) Contam com muitas estações de trabalho que disputam entre si enlaces com um nó central. Assim, muitas estações de trabalho compartilham o mesmo canal.

(_) Têm em seu centro um único nó de rede, o qual está diretamente ligado a várias estações de trabalho de assinantes.

(_) É constituída de um único cabo ponto a ponto, a partir do qual são feitas conexões com os periféricos. Todas as estações de trabalho estão em contato direto entre si.

(_) Todos os nós são interligados em base igual. Os dados são enviados por meio de qualquer nó e comunicados a toda rede. O nó apropriado aceita os dados.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Rowley (2002, p. 63):

    As redes em estrela têm em seu centro um único nó de rede, o qual está diretamente ligado a várias estações de trabalho de assinantes. Comunicar-se por meio de um nó central.

    As redes em anel ou laço são aquelas em que todos os nós são interligados em base igual. Os dados são enviados por meio de qualquer nó e comunicados a toda a rede. O nó apropriado aceita os dados.

    As redes de multipontos contam com muitas estações de trabalho que disputam entre si enlaces com um nó central. [...]. Somente um circuito ramificado para conectar todos os nós.[..]. Os nós não podem se comunicar diretamente entre si.

    Uma rede em barra é constituída de um único cabo ponto a ponto, a partir do qual são feitas conexões com os periféricos. [...]. A topologia é adequada para redes locais porque os nós podem ser ligados e desligados à vontade.

    Gab. A